Marketing digital no agronegócio: estratégia certa para as marcas

Marketing digital no agronegócio: estratégia certa para as marcas

Tomada de decisão no agro é cada vez mais endereçada pelo que se encontra na web e o marketing digital sobre as empresas.


O marketing digital vem gerando muitas oportunidades de crescimento das marcas do agronegócio. Recentes estudos reafirmam a força da internet no setor.

Recente Censo Agropecuário do IBGE, por exemplo, revela que o número de produtores rurais, que acessam a web, cresceu incríveis 1.900% de 2006 para 2017.

Aliás, a pesquisa “Hábitos de Mídia do Produtor Rural”, da Associação Brasileira de Marketing Rural e Agronegócio (ABMR&A), vai na mesma linha, destacando que a utilização da internet pelo homem do campo registrou alta de 7,7% de 2013 até 2017.

Já levantamento da McKinsey&Company (2020) mostra que 36% dos agricultores já fazem compras on-line para os seus negócios.

Mais do que sabemos que estar na internet hoje, de forma organizada, é premissa básica a qualquer negócio.

Celular usado em marketing digital no agronegócio
A internet está cada vez mais presente no agronegócio. Por isso, o marketing digital é importante ferramenta na venda e divulgação dos produtos.

Ainda mais ao agro que é cada vez voltado ao digital, com a tomada de decisão de negócios sendo fortemente endereçada pelo que se encontra na internet sobre as empresas.

Ser encontrado na mídia especializada e no universo digital do agronegócio, com matérias positivas e conteúdos /argumentos vencedores, promove confiança junto ao prospect/cliente, e certamente fortalece a força de vendas e/ou retenção.

Ademais, matérias positivas e conteúdos/argumentos vencedores geram proximidade, dão autoridade e relevância. Além disso, reforçam a confiança na marca, construindo um cenário favorável a oportunidades e negócios. Afinal de contas, marcas e mercados são conversas.

Marketing digital no agronegócio: a jornada

E qual a estratégia certa de marketing digital às marcas do agronegócio? Ela tem que, primordialmente, começar por três pilares: um bom site, redes sociais e posicionamento nos mecanismos de busca na internet – leia-se, especialmente, o Google.

Esta jornada precisa ter como alavanca a produção de conteúdo, que seja publicado no site,  distribuído pelas redes sociais, sendo suficientemente atraente para ser capaz de gerar tráfego direcionado à página na internet, que você planejou e deseja que a sua audiência vá.

Ilustração mostra importância da internet no agronegócio
Uma das estratégias de marketing digital no agronegócio é produzir vídeos sobre o seu negócio e publicá-los na internet.

E esta “página-destino” pode ser o próprio site, um vídeo, infográfico, uma landing page. A depender do foco de sua estratégia, pode ser desde apenas divulgar sua marca institucional, promover um evento (nos tempos de distanciamento social, um webinar), reforçar um conceito e/ou até, de fato, converter em vendas em uma negociação on-line.

Qual o conteúdo ideal?

E o conteúdo? Claro que existem, digamos, segredinhos, os quais posso revelar alguns.  Esqueça aquela história de que é preciso produzir uma tonelada de conteúdo periodicamente visando fazer bom uso da internet ao seu negócio. Não é preciso. Mas, o que é necessário é produzir o conteúdo certo.

Assim sendo, você descobre o conteúdo certo cruzando informações em relação ao perfil da audiência que deseja conversar (a persona), onde ela está mais presente na internet e o que a sua marca tem a oferecer em termos de boa informação, de conhecimento. Nesse sentido, busque palavras-chaves, que promovam esta intersecção.

E, em vez de características técnicas, que falem friamente de seus produtos e/ou serviços, o que você precisa entregar à audiência é conteúdo útil, obviamente, que seja estritamente conectado ao seu segmento de atuação.

Um exemplo? Se sua marca é uma fabricante de máquinas agrícolas, mais relevante do que abordar quantos cavalos de potência o motor do novo trator tem, é abordar questões relacionadas a economia de combustível e/ou boa manutenção.

Conclusão

Este nosso artigo é somente uma porta de entrada para o marketing digital no agronegócio. Se você deseja saber mais, fale com a gente – nosso contato está no final do texto.

E lembre-se: Quem tem produtos e/ou serviços com identidade (distintos da concorrência) e consegue comunicar isso vai prevalecer.

Enfim, marcas que comunicam claramente seus valores tendem a ser mais lembradas e a presença digital nunca foi tão importante. Conte conosco.

Post Relacionado

Comunicação e agronegócio

Comunicação e agronegócio

Em busca de perguntas e respostas certas Em 2019, a Fundação Instituto de Administração (FIA) organizou o evento “Seminário –…