Tomada de decisão no agro é cada vez mais endereçada pelo que se encontra na web e o marketing digital sobre as empresas.
O marketing digital vem gerando muitas oportunidades de crescimento das marcas do agronegócio. Recentes estudos reafirmam a força da internet no setor.
Recente Censo Agropecuário do IBGE, por exemplo, revela que o número de produtores rurais, que acessam a web, cresceu incríveis 1.900% de 2006 para 2017.
Aliás, a pesquisa “Hábitos de Mídia do Produtor Rural”, da Associação Brasileira de Marketing Rural e Agronegócio (ABMR&A), vai na mesma linha, destacando que a utilização da internet pelo homem do campo registrou alta de 7,7% de 2013 até 2017.
Já levantamento da McKinsey&Company (2020) mostra que 36% dos agricultores já fazem compras on-line para os seus negócios.
Mais do que sabemos que estar na internet hoje, de forma organizada, é premissa básica a qualquer negócio.
Ainda mais ao agro que é cada vez voltado ao digital, com a tomada de decisão de negócios sendo fortemente endereçada pelo que se encontra na internet sobre as empresas.
Ser encontrado na mídia especializada e no universo digital do agronegócio, com matérias positivas e conteúdos /argumentos vencedores, promove confiança junto ao prospect/cliente, e certamente fortalece a força de vendas e/ou retenção.
Ademais, matérias positivas e conteúdos/argumentos vencedores geram proximidade, dão autoridade e relevância. Além disso, reforçam a confiança na marca, construindo um cenário favorável a oportunidades e negócios. Afinal de contas, marcas e mercados são conversas.
Marketing digital no agronegócio: a jornada
E qual a estratégia certa de marketing digital às marcas do agronegócio? Ela tem que, primordialmente, começar por três pilares: um bom site, redes sociais e posicionamento nos mecanismos de busca na internet – leia-se, especialmente, o Google.
Esta jornada precisa ter como alavanca a produção de conteúdo, que seja publicado no site, distribuído pelas redes sociais, sendo suficientemente atraente para ser capaz de gerar tráfego direcionado à página na internet, que você planejou e deseja que a sua audiência vá.
E esta “página-destino” pode ser o próprio site, um vídeo, infográfico, uma landing page. A depender do foco de sua estratégia, pode ser desde apenas divulgar sua marca institucional, promover um evento (nos tempos de distanciamento social, um webinar), reforçar um conceito e/ou até, de fato, converter em vendas em uma negociação on-line.
Qual o conteúdo ideal?
E o conteúdo? Claro que existem, digamos, segredinhos, os quais posso revelar alguns. Esqueça aquela história de que é preciso produzir uma tonelada de conteúdo periodicamente visando fazer bom uso da internet ao seu negócio. Não é preciso. Mas, o que é necessário é produzir o conteúdo certo.
Assim sendo, você descobre o conteúdo certo cruzando informações em relação ao perfil da audiência que deseja conversar (a persona), onde ela está mais presente na internet e o que a sua marca tem a oferecer em termos de boa informação, de conhecimento. Nesse sentido, busque palavras-chaves, que promovam esta intersecção.
E, em vez de características técnicas, que falem friamente de seus produtos e/ou serviços, o que você precisa entregar à audiência é conteúdo útil, obviamente, que seja estritamente conectado ao seu segmento de atuação.
Um exemplo? Se sua marca é uma fabricante de máquinas agrícolas, mais relevante do que abordar quantos cavalos de potência o motor do novo trator tem, é abordar questões relacionadas a economia de combustível e/ou boa manutenção.
Conclusão
Este nosso artigo é somente uma porta de entrada para o marketing digital no agronegócio. Se você deseja saber mais, fale com a gente – nosso contato está no final do texto.
E lembre-se: Quem tem produtos e/ou serviços com identidade (distintos da concorrência) e consegue comunicar isso vai prevalecer.
Enfim, marcas que comunicam claramente seus valores tendem a ser mais lembradas e a presença digital nunca foi tão importante. Conte conosco.