Babesiose bovina: o que é e como fazer o tratamento

Babesiose bovina: o que é e como fazer o tratamento

A babesiose bovina é uma doença que, juntamente com a anaplasmose, forma o chamado complexo da Tristeza Parasitária Bovina (TPB), cuja transmissão é feita pelo carrapato.

Trata-se de uma enfermidade bastante grave e, por isso, merece todo o cuidado por parte dos criadores de gado, uma vez que tem impactos econômicos bastante negativos devido à queda de rendimento dos animais.

Neste artigo, vamos apresentar as principais informações sobre essa doença, quais os animais que são mais suscetíveis, os sintomas e como deve ser feito o tratamento. Confira!

O que é babesiose bovina?

No Brasil, a babesiose bovina ou Tristeza Parasitária Bovina (TPB), também é conhecida pelos nomes de “pindura”, “mal da ponta”, “piroplasmose”, “mal triste”, entre outros. O nome “tristeza” vem justamente da forma com que o animal doente fica: com aparência triste e apática.

A babesiose bovina ou TPB é uma hemoparasitose causada, no Brasil, pelos protozoários Babesia bovis e Babesia bigemina, que têm como único vetor biológico o carrapato Boophilus microplus, também conhecido como carrapato-do-boi. É uma doença grave, que pode até causar a morte do gado.

Úbere de vaca com carrapatos. Podem causar a babesiose bovina.
Vaca com o úbere infestado pelo carrapato. O pecuarista deve ficar atento porque podem transmitir a babesiose bovina.

Aliás, é preciso ressaltar que o carrapato provoca grandes perdas na pecuária mundial. De acordo com estudo realizado pela Embrapa, o carrapato gera um prejuízo de 3,2 bilhões de dólares/ano, desencadeado tanto por gastos diretos quanto indiretos.

Sendo assim, a principal medida preventiva é a eliminação do carrapato. Assim, o gado possui menos chances de contrair a doença.

Leia também: Conheça 4 práticas infalíveis para combater o carrapato na propriedade rural.

Sintomas da babesiose bovina nos animais

Os bezerros são os mais vulneráveis à essa doença e, infelizmente, a taxa de mortalidade é grande, principalmente para aqueles de raças europeias e os provenientes de cruzamentos industriais entre zebuínos e taurinos.

No caso de animais adultos, o prejuízo econômico também é grande, uma vez que provoca a redução na produção de carne e leite, infertilidade e muitos gastos com tratamentos.

Confira abaixo os principais sintomas da babesiose bovina:

  • Emagrecimento;
  • Apatia;
  • Anorexia;
  • Coração e respiração acelerados;
  • Pelos arrepiados;
  • Anemia (mucosa branca do olho, da boca e da vulva);
  • Temperatura alta;
  • Icterícia (amarelado, mais frequente na anaplasmose);
  • Quebra na produção de leite, em caso de vaca;
  • Ausência de ruminação.
Veterinário fazendo exame no gado e evitar doenças como a babesiose bovina.
Em caso de detecção de algum sintoma, o pecuarista deve acionar de imediato um veterinário que vai indicar o tratamento da babesiose.

Confira também: Carrapato bovino: startup brasileira cria controle biológico.

Tratamento da babesiose bovina

Primordialmente, é preciso fazer um diagnóstico precoce da doença: os animais devem passar por constantes avaliações e aqueles com alguns dos sintomas que citamos acima devem ser examinados de maneira mais criteriosa.

Quando esses sintomas aparecem é fundamental que o pecuarista chame um médico veterinário com o fim de que o diagnóstico seja fechado e o tratamento iniciado o mais rápido possível.

Mesmo podendo haver variação de caso a caso, em geral o tratamento ocorre sobretudo com a utilização de antibióticos desenvolvidos de forma específica para esse tipo de doença. Essas medicações têm a capacidade de combater diretamente os protozoários que estão causando a enfermidade.

No vídeo abaixo, confira os tratamentos que devem ser realizados para combater a babesiose bovina:

Fonte: TV Revista Rural.

Ademais, após o tratamento, é preciso ficar atento também na fase de recuperação dos animais cujos organismos ainda podem apresentar algumas debilidades. O médico veterinário deverá recomendar a aplicação de substâncias para controlar a sobrecarga hepática que os medicamentos anteriores podem causar ao animal.

E então, esse artigo foi útil para você? Se quiser continuar por dentro do assunto, acesse nosso post sobre as principais doenças bovinas, seus sintomas, tratamentos e prevenção. Boa leitura!

Post Relacionado