Leilões rurais: tudo o que você precisa saber

Leilões rurais: tudo o que você precisa saber

De animais a imóveis, passando por maquinários, tratores e até sêmen de bovinos, os leilões rurais se tornaram uma das formas mais comuns de compra e venda, ajudando a expandir as atividades agropecuárias.

Trata-se de uma prática muito vantajosa aos vendedores e compradores, sobretudo em relação a negociação de preços e ao ganho de tempo na procura por novos animais, terras ou maquinários.

Quer saber como participar de leilões rurais? O MF Leilões, que faz parte do grupo MF Rural, é especialista no segmento. Afinal, a plataforma ensina tudo que você precisa saber com objetivo de adentrar nessa área e dar seus primeiros lances já nos próximos eventos da sua região. Confira as dicas e não se esqueça de compartilhar com amigos!

Como participar de leilões rurais?

Antes de tudo, é importante esclarecer que, a princípio, qualquer pessoa maior de idade pode participar de leilões rurais. Com o propósito de se habilitar para participar de leilões, é necessário, primeiramente, procurar a empresa leiloeira que está organizando o processo, como é o caso, por exemplo, do MF Leilões.

Normalmente, essas empresas solicitam uma documentação básica dos participantes, que começa com RG, CPF e comprovante de endereço.

Homem segura martelo, símbolo dos leilões
Os leilões rurais proporcionam uma grande movimentação financeira e resultam em investimentos no setor.

Todavia, no caso de eventos que envolvem animais, principalmente bovinos e equinos, o interessado precisa comprovar que tem vínculo com alguma propriedade rural, cuja documentação deve estar devidamente regularizada.

Comprovante de renda e crédito

Assim como acontece em outros tipos de leilões, os responsáveis pela empresa leiloeira vão checar se o interessado não consta em alguma lista de devedores, isto é, inscrito na Serasa ou SCPC, por exemplo. Assim, é preciso ter o “nome limpo” com o propósito de dar lances.

Além disso, as leiloeiras costumam solicitar comprovantes de renda a quem deseja participar do processo. Essa comprovação de rendimentos pode ser feita com um extrato bancário que demonstre a movimentação da conta nos últimos três meses ou mesmo com o Imposto de Renda.

Por fim, para concluir o cadastro, será necessário apresentar a Certidão de Matrícula da propriedade rural a qual o participante está vinculado, confirmando a titularidade da propriedade.

Leilões rurais venda de bens
Nos leilões rurais, os participantes podem comprar diversos bens às suas propriedades.

Leia também: Como fazer uma boa negociação no agronegócio.

Outros requisitos para participar dos leilões rurais

Além da documentação, as leiloeiras solicitam uma referência bancária. Nesse sentido, as informações de uma conta corrente em que o solicitante do cadastro seja titular e, ao menos, duas referências comerciais, que precisam necessariamente estar vinculadas ao agronegócio.

Mas, não desanime com todas essas exigências. Certamente são esses pré-requisitos que transformam os leilões rurais em ambientes seguros de compra e venda à todos os envolvidos!

Como dar um lance em leilões rurais?

Os leilões de maneira geral, incluindo os rurais, funcionam da mesma forma: o item a ser leiloado é apresentado aos interessados, com o valor mínimo, o lance inicial. A partir daí começa uma rodada de lances. Quem der o maior lance leva o bem oferecido.

Com o fim de apresentar o lance inicial, basta entrar em contato pelos números de telefone que são informados durante todo o pregão. Os animais ou itens são ofertados em lotes. Cada lote funciona como um “pacote” que pode conter um único bem ou quantidade maior.

Se o leilão for presencial, os interessados presentes ao evento vão dando os lances. No caso de online (hoje os mais realizados, até por conta da pandemia da Covid-19), os lances são feitos por telefone ou outras formas de comunicação que forem estabelecidas pelas empresas leiloeiras.

Leilão de gado com acompanhamento eletrônico
Com a finalidade de participar de leilões rurais é preciso seguir uma série de requisitos que dão segurança na compra e venda.

Caso você consiga fazer a aquisição, poderá efetuar o pagamento em boleto, cheque ou cartão de crédito. Algumas leiloeiras aceitam financiamentos, feitos por intermédio de agências bancárias.

Mas, atenção! Pense bem antes de dar um lance. Isso porque as ofertas aceitas não são canceladas. Algumas empresas leiloeiras chegam a cobrar multas bem salgadas em caso de desistência.

Modalidades de leilões

Existem três modalidades de leilões. A primeira delas é o leilão presencial. Em local, data e horário previamente definidos, os interessados se reúnem e apresentam os lances ao bem que está sendo leiloado. Em termos de leilões rurais, um dos mais comuns é de animais.

Há também o chamado leilão misto, ou seja, permite que os lances sejam apresentados de forma presencial e com interação via internet, por meio de um auditório virtual. Todos podem apresentar os lances ao mesmo tempo.

A terceira modalidade, que hoje é muito procurada, é o leilão online. No conforto de sua casa ou escritório, o interessado pode apresentar os lances. Uma das vantagens é que não precisa se deslocar por grandes distâncias e muitas vezes não arrematar o bem.

Modalidade online de realização de leilões
Por meio dos leilões online, é possível apresentar lances e arrematar bens sem sair do escritório ou da sua cidade.

Vantagens dos leilões rurais online

Com o surgimento da internet, ocorreram inúmeras vantagens, como é o caso de “encurtar” distâncias. Em relação aos leilões, facilitou em muito todo esse processo, permitindo inclusive a participação de um número maior de interessados.

O dono de uma fazenda, interessado em aumentar o seu rebanho ou comprar um implemento agrícola, basta se cadastrar e, no horário previsto, acompanhar tudo de forma online.

Confira:

  • Nos leilões online, há a possibilidade de agregar compradores de todos os lugares do mundo;
  • Os horários são pré-determinados. Dessa maneira, os interessados podem se programar com antecedência e concorrer pelos animais que desejam;
  • O leilão fica disponível para participação do comprador dias antes do seu encerramento, trazendo tranquilidade e segurança visando fazer um bom negócio;
  • Evita o deslocamento dos participantes, proporcionando economia de dinheiro e de tempo. A versão online é excelente pois nem sempre você consegue ir até o leilão físico;
  • Economia do deslocamento dos animais, evitando estresse de uma viagem e de serem colocados em exposição.

Existe a possibilidade ainda de apresentar nos leilões rurais o chamado “pré-lance“. É um dos diferenciais do MF Leilões. Ao apresentar esse lance preliminar, durante sete dias o interessado terá acesso a informações privilegiadas, como por exemplo, todas as informações sobre os animais ou bens a serem leiloados.

Esses detalhes só serão apresentados, aos demais participantes, no dia e hora do leilão online. Além disso, poderá nem acompanhar o leilão e, mesmo assim, garantir o arrematamento mantendo o lance no menor nível possível, caso nenhuma outra pessoa apresente um valor maior.

No vídeo, confira os bastidores de um dos leilões rurais online realizados pelo MF Leilões:

Fonte: Programa Mais Rural.

Conclusão

Conforme apresentamos neste artigo, os leilões rurais se tornaram um grande aliado do homem do campo porque ele pode fazer investimentos de forma rápida e prática, ainda mais se optar pela modalidade online.

Convidamos você a acessar o site do MF Leilões e conferir a agenda dos próximos eventos programados e, certamente, estará realizando bons negócios!

Acesse também nosso artigo sobre 5 dicas de como fazer um bom negócio em leilões de gado. Boa leitura!

Post Relacionado