Biofertilizantes: conceitos, funções e benefícios na agricultura

Biofertilizantes: conceitos, funções e benefícios na agricultura

As questões ambientais vêm provocando uma enorme onda de preocupação com a sustentabilidade das atividades agrícolas. Isso, somado a outros fatores como o risco da falta de insumos tradicionais e a alta do dólar, tem resultado em um maior interesse em pesquisa e desenvolvimento de novas soluções para garantir que as demandas sejam atendidas e que todos os processos se tornem mais orgânicos.

O desenvolvimento de produtos mais naturais, como os biofertilizantes, está cada vez mais em alta, gerando grande interesse de produtores no assunto. Esses produtos são feitos com base em organismos vivos para potencializar a produção agrícola. Em troca, reduzem significativamente o uso de insumos químicos, preservam o ecossistema, melhoram o desenvolvimento e produtividade da cultura, entre outros tantos benefícios.

Diante disso, vale a pena conhecer um pouco mais sobre os fertilizantes biológicos capazes de melhorar a qualidade do solo e das culturas. Continue acompanhando a leitura e descubra tudo sobre o assunto!

O que são biofertilizantes?

Os biofertilizantes fazem parte dos conhecidos bioinsumos ou insumos biológicos, que são produtos, processos ou tecnologias de origem vegetal, animal ou microbiana destinados à produção, armazenamento e beneficiamento de produtos agrícolas.

Sendo assim, o termo “biofertilizante” é usado para referir-se aos fertilizantes compostos por microrganismos vivos que apresentam propriedades benéficas, bem como promovem o crescimento e desenvolvimento das plantas.

Homem agachado segurando solo, que cai aos poucos de suas mãos
Os fertilizantes biológicos são compostos por microrganismos que promovem a melhoria dos aspectos físicos, químicos e biológicos do solo, melhorando assim o rendimento das culturas.

Ainda existem várias interpretações sobre o que são os fertilizantes biológicos. Produtos como extrato de algas marinhas, fertilizantes minerais enriquecidos com compostos orgânicos e resíduos urbanos compostos também são chamados de biofertilizantes.

Porém, esse conceito tem mudado. Substâncias que promovem a melhoria do aproveitamento dos nutrientes já presentes no solo, mas não os substituem, são chamadas de inoculantes, assim como os microrganismos que potencializam o crescimento das plantas por meio da síntese de fitormônios são chamados de fitoestimuladores ou bioestimulantes.

O fertilizante biológico é um promotor individual de crescimento das plantas e também possibilita a melhoria das atividades dos microrganismos.

Esse produto aumenta a oferta de nutrientes, promove o aumento de biomassa ou até mesmo da área das raízes, melhorando a capacidade de absorção de nutrientes pela planta. Além disso, também melhoram os aspectos físicos, químicos e biológicos do solo.

Portanto, os biofertilizantes são uma alternativa mais natural na substituição de produtos químicos na agricultura, reduzindo significativamente o impacto ambiental e aumentando a qualidade das culturas.

Sendo assim, utilizar fertilizantes biológicos é uma forma de enriquecer o solo, ao mesmo passo em que se aumenta a produtividade e gera produtos de maior qualidade. Além disso, alguns biofertilizantes possuem pH básico (em torno de 7,5), podendo atuar também como corretivo de pH do solo.

Plantas no solo com imagens indicando nutrientes como nitrogênio, fósforo e potássio
Os biofertilizantes são alternativas mais naturais aos fertilizantes químicos, promovendo a melhoria do solo e o maior desenvolvimento da cultura.

As cepas microbianas são capazes de proporcionar maior absorção de nutrientes para as plantas e melhor fertilidade para o solo, por meio de:

  • Fixação biológica de nitrogênio;
  • Solubilização de fósforo e potássio;
  • Excreção de fito hormônios;
  • Proteção das plantas contra estresses bióticos e abióticos.

Alguns estudos realizados com coinoculação da soja para a fixação biológica de nitrogênio, por exemplo, mostram um aumento de aproximadamente 16% na produtividade. Assim, todos esses processos são responsáveis pelo aumento de rendimento das culturas.

Porém, apesar de todos esses benefícios, é preciso tomar certos cuidados na aquisição, armazenamento e aplicação dos biofertilizantes. Por se tratarem de produtos compostos por organismos vivos, é necessário ficar atento à qualidade da água utilizada, níveis de pH, temperatura, e calda e vazão do produto para que haja qualidade na operação e não ocorram perdas.

Leia também: Micronutrientes: funções e importância para o desenvolvimento das plantas.

Funções e benefícios dos biofertilizantes na agricultura

Como vimos, os biofertilizantes são responsáveis por promover um melhor crescimento das plantas e possibilitar a adição de substâncias necessárias ao bom desenvolvimento das culturas, garantindo maior produtividade, com produtos de melhor qualidade e sem impactos ao meio ambiente.

Solo cultivado com milho
Os biofertilizantes promovem a melhoria da qualidade do solo e geram produtos de melhor qualidade com maior produtividade.

Os maiores benefícios do uso dos biofertilizantes são:

  • Não impactam o meio ambiente de maneira negativa;
  • Aumentam os nutrientes do solo;
  • Melhoram a relação planta-água;
  • Melhoram a resistência da cultura em relação a algumas doenças de solo, inclusive aquelas causadas por fungos;
  • Reduzem a incidência de alguns insetos-praga;
  • Equilibram a liberação de nutrientes na plantação;
  • Contribuem para a manutenção da umidade do solo;
  • Melhoram a estrutura orgânica da terra;
  • Melhoram a qualidade da cultura;
  • Aumentam a produtividade;
  • Aumentam a lucratividade.

A utilização de fertilizantes biológicos é essencial para a manutenção da fertilidade do solo de maneira mais orgânica, garantindo a maximização da produtividade.

Veja também: Saiba o que é condicionador de solo e como utilizá-lo.

Conclusão

Como você pôde perceber, é de extrema importância que sejam construídas alternativas para o uso de insumos na agricultura.

Os insumos biológicos são produtos que, por meio de muita pesquisa e uso da tecnologia, possibilitam a redução do uso de produtos químicos nas operações, desde a fertilização de solo e plantas até nas operações com uso de defensivos.

Dessa forma, o produtor pode ter acesso a soluções cada vez mais sustentáveis no agronegócio, aumentando sua produtividade sem impactar o meio ambiente.

Veja no vídeo abaixo como os biofertilizantes têm impactado o mercado:

Fonte: Exame.

E agora que você já está por dentro do assunto e entendendo mais sobre o uso de biofertilizantes, que tal ler também o nosso artigo sobre como realizar uma pulverização de qualidade? Boa leitura!

Post Relacionado