Braford: conheça essa raça de gado de corte

Braford: conheça essa raça de gado de corte

A raça Braford é forte e apresenta alto desempenho para gado de corte, figurando entre as principais raças de bovinos de alta performance, com resultados cada vez mais promissores registrados em nosso país.

Para tratar em mais detalhes desses animais, considere a fórmula mágica em que 1+1=3. Se, por acaso, você não achou isso possível, continue lendo para entender melhor sobre a raça. Neste artigo vamos tratar de manejo reprodutivo, genético e heterose de forma bastante clara, levando em conta as qualidades produtivas do Braford.

Além disso, vale a pena conhecer as particularidades em torno da origem da raça e as características de interesse comercial, objetivando contribuir com os pecuaristas que buscam mercados diferenciados com maior produtividade e respeito ao bem-estar animal.

Origem do gado Braford

O gado Braford surgiu na Flórida, em 1960, e chegou ao Brasil em 1967, inicialmente com criadores do Rio Grande do Sul. Trata-se, portanto, de uma raça proveniente de uma seleção que vem ocorrendo ao longo de mais de 50 anos.

Foi apenas a partir de 1980 que houve uma orientação mais formal sobre as melhores raças para a formação do Braford, levando em consideração aspectos relacionados às características físicas e de conformação, a fim de colaborar com os produtores para a obtenção do melhor material genético possível.

Importante ressaltar que o Braford originou-se do cruzamento entre a raça europeia Hereford e outras zebuínas, como os Tabapuãs, Nelores e Brahman, sempre no intuito de obter uma raça mais resistente, sem comprometer os resultados finais da produção.

Sendo assim, foi criada a Associação Brasileira de Hereford e Braford (ABHB) que une criadores das duas raças. A ABHB visa realizar o registro desses animais para o estabelecimento de um controle de eficiência e de potenciais mercados, além de certificar os reprodutores e matrizes da raça Braford.

Leia também: Nutrição animal: quais melhores alimentos para bovinos de corte?

Cruzamento industrial é a chave do sucesso

Alguns aspectos que o cruzamento industrial leva em consideração são de total aproveitamento aos criadores de animais para o abate, como:

  • Complementaridade dos aspectos mais desejáveis entre raças de origens distintas (zebu com europeu);
  • Melhor aproveitamento das diferenças genéticas de raças puras;
  • Vigor híbrido ou heterose.
Vaca e bezerro Braford em pasto. Ambos possuem pelagem avermelhada. cara branca e pigmentação ao redor dos olhos.
O sucesso do cruzamento industrial está em cruzar raças de diferentes tipos biológicos, colocando a raça Braford em um patamar de excelência em eficiência na produção de carne.

No que tange à heterose, esta é sucesso garantido quando a distância genética entre as raças cruzadas é grande, como é o caso do Braford. Dessa forma, haverá superioridade do animal cruzado em relação à média de desempenho dos pais, remetendo à fórmula do início do artigo.

Quando tratamos da fórmula mágica de 1+1=3, considere 1 como um valor simbólico atribuído à capacidade produtiva do reprodutor e da matriz e, da mesma forma, 3 como o potencial produtivo da geração seguinte. Com base nisso, o resultado não só supera o dos pais, mas também chega a níveis maiores do que esperado.

Como biologia não é matemática, no manejo reprodutivo entre diferentes raças, no qual é proposta a fusão das melhores características herdáveis de cada uma, o choque sanguíneo leva a um padrão racial de características desejáveis e, inclusive, manipuláveis de acordo com o grau de cruzamentos.

Confira também: Bonsmara: conheça a raça de gado de corte “do futuro”

Características marcantes do Braford

A resistência do Braford ao clima árido e às dificuldades com a oferta de pastagens, especialmente por conta da sazonalidade do nosso país, conferiu à raça bons resultados. Mas, além do alto poder de adaptação aos espaços mais hostis, a raça também possui maior capacidade de dissipação do calor, já que apresenta excesso de pele.

Outra característica importante é a sua maior precocidade. Isso possibilita que os bezerros sejam desmamados com peso ideal mais cedo, iniciando a engorda e o abate antes e diminuindo os custos com a manutenção dos lotes. Essa característica se dá devido ao desenvolvimento mais célere da raça, conferindo resultado precoce à carne sem que haja o comprometimento da qualidade do produto final.

Além disso, algumas das características mais marcantes do Braford são o seu temperamento dócil, facilidade de manejo e adaptação, aspectos relacionados diretamente com o sangue europeu dos Hereford.

Vale ressaltar também que esses animais apresentam pigmentação na área dos olhos, sendo, inclusive, um dos grandes motivadores para a criação da raça, já que o Hereford apresenta maior predisposição ao câncer ocular e à ceratoconjuntivite. Por esse motivo, é requisito para o Braford a pigmentação ao redor dos olhos.

Dois animais da raça Braford com cabeças juntas, com destaque para a área dos olhos bem pigmentada.
A exigência em se ter animais com área bem pigmentada ao redor dos olhos não se trata apenas de uma característica racial, mas também uma garantia de maior sobrevivência aos animais.

Padrão racial: fêmea e macho Braford

Com pelagem de corpo vermelho e cara branca, a pigmentação ao redor dos olhos do Braford não é apenas uma exigência da raça, mas também a característica que a diferencia dos Hereford. O rebanho pode ser identificado de longe, distinguindo-se dos demais pelas características oriundas de ambas as raças – zebu e europeu – como altura média e indícios do cupim para os machos, por exemplo.

A fêmea Braford apresenta traços destacadamente femininos e é considerada de alta habilidade materna, ou seja, o bezerro pesado passa pelo desmame entre 6 e 8 meses de vida. Além disso, também é considerada precoce e possui capacidade de manter a condição corpórea ideal mesmo em aleitamento materno e em épocas de estiagem. O seu peso pode chegar a cerca de 500 kg.

Por outro lado, o macho Braford também é destaque pela sua fertilidade, de forma que apresenta prepúcio penduloso e bom vigor para realizar as montas. Recomenda-se cuidado com prepúcios muito pendulosos, pois há riscos de lesões por contato. Em peso vivo, pode gerar até 800 kg de massa muscular.

Qualidade e desempenho da raça

O perfil muscular, carcaça, cortes comestíveis e gordura são pontos que não decepcionam no Braford. Além disso, a raça é considerada uma das melhores em consistência genética, com alto rendimento de cortes nobres de alto padrão de qualidade

Mesmo após o resfriamento da carne, a gordura é capaz de ajudar a manter a qualidade e o sabor dos cortes, trazendo ótimo desempenho ao produto final. Destaque também para o marmoreio que é típico das raças europeias e está bastante presente no Braford.

Veja também: Você sabe o que é creep feeding para gado de corte? Descubra!

Braford é seu aliado no alcance de mercado

Após conhecer melhor a raça e os detalhes que apresentamos, é possível constatar que não é à toa que os dados de registro da raça estão em escala crescente, alcançando até mesmo o mercado mundial. Segundo dados publicados pela ABHB (Associação Brasileira de Hereford e Braford), foram registrados mais de 33 mil animais no último ano.

Rebanho expressivo de Braford. Todos os animais apresentam as mesmas características: pelagem de corpo avermelhada, cara branca e pigmentação na área dos olhos.
Com tantos atributos, a raça Braford tem ganhado cada vez mais espaço no mercado nacional e internacioal.

O reflexo disso é um pecuarista que alcança mercados diferenciados e exigentes que esperam uma carne tenra e saborosa, com suculência em ponto ideal e sem prejuízos após a refrigeração.

Conhecer o manejo, a docilidade e a resistência aos ambientes hostis podem ser grandes estímulos ao criador interessado na raça. No entanto, deve-se ficar atento a alguns aspectos, como: defeitos de aprumos, desvio de septo, animais altos demais e prepúcio com tamanho superior ao normal.

De qualquer forma, o gado Braford possui mais aspectos positivos do que pontos de atenção. Pensando nisso, caro pecuarista, esteja atento às oportunidades da cadeia de produção e favoreça seus resultados. Ao escolher o Braford, proporcione condições para que todo o potencial da raça seja ressaltado, buscando sempre o bem-estar produtivo e o respeito ao animal.

Quer conhecer mais sobre outras raças de gado de corte? Leia então o nosso artigo sobre o Brahman. Boa leitura!

Post Relacionado