Búfalas leiteiras: MF realiza leilão exclusivo

Búfalas leiteiras: MF realiza leilão exclusivo

A criação de búfalas leiteiras se tornou uma alternativa eficiente aos produtores brasileiros e de muita importância no país, devido a alta qualidade do seu leite.

Assim sendo, devido ao grande interesse dos pecuaristas em ampliar e diversificar a produção de leite, o MF Leilões realizará nesta quinta-feira (dia 4 de março), um leilão exclusivo de búfalas leiteiras. A transmissão online será a partir das 20h.

Confira um pouco mais sobre a importância das búfalas leiteiras, que se destacam na produção de um leite que é mais rico em gordura, proteínas, sólidos totais, vitamina a e cálcio. Portanto mais valorizado e produzido com um custo mais baixo em relação aos bovinos.

Criação de búfalos no Brasil

Com cerca de 3 milhões de animais, o Brasil possui o maior plantel de búfalos das Américas. Ainda assim, isso é somente 1% do rebanho bovino no país, mas vem em crescimento constante em todos os estados do país. Dóceis e de fácil manejo, são capazes de produzir leite e carne de excelentes qualidades.

Originário da Índia, no começo o país realizou poucas importações. Os primeiros registros da entrada destes animais no Brasil são de 1890 e 1895. As últimas nos anos 1940, além de uma pequena importação no ano de 1989, da Itália.

Cerca de 100 animais foram importados. Mesmo assim, o Brasil conta com animais de altíssima qualidade genética, demonstrando a grande adaptabilidade e potencial de crescimento da espécie.

A porta de entrada foi a Ilha de Marajó, no Pará. Depois, foram registrados importantes criadores de Minas Gerais, São Paulo, Paraná e Rio Grande do Sul, também importadores desta genética.

Essa criação se espalhou pelo país, estando presente em todos os estados brasileiros, desde o Pará ao Rio Grande do Sul.

Criação de búfalos em área alagada.
A criação de búfalos no Brasil ocorre há mais de 100 anos e hoje se tornou uma boa alternativa aos pecuaristas, inclusive em áreas alagadas, onde o gado leiteiro não tem acesso.

A criação de búfalos ocorre há mais de 100 anos no Brasil. Hoje, se tornou uma boa alternativa aos pecuaristas, tanto em áreas secas como em áreas alagadas, onde o gado bovino tem grande dificuldade em se adaptar.

Isso porque são animais rústicos, o que permite o manejo simples e de baixo custo, com eficiente produção exclusivamente a pasto.

Qualidade do leite das búfalas leiteiras

A qualidade do leite produzido pelas búfalas é outro diferencial desses animais. A maior vantagem do leite de búfalas, em relação ao leite de vaca, é a qualidade nutricional.

Afinal, apresenta níveis de gordura, como os ácidos graxos, cápríco, mirístico, palmítico, esteárico, palmitoleico e linoleico, proteína, calorias, vitamina A e cálcio mais elevados.

Em relação ao teor de minerais, o leite de búfalas é rico em cálcio, de magnésio. Também apresenta também 25,5% de aminoácidos essenciais do que o leite da vaca.

Búfalas leiteiras animal com bezerro
O leite produzido pelas búfalas é um dos principais atrativos para essa criação e há grande interesse no leilão que será realizado pelo MF Rural.

Aliás, o leite, produzido pelas búfalas, é muito procurado por laticínios especializados na fabricação de produtos lácteos, como mussarela de búfala, manteiga e requeijão, que tem grande procura pelos consumidores.

Os laticínios, que processam leite bovino, também adquirem esse produto, mas com um diferencial de preço. Isso porque o rendimento na fabricação de queijos do leite de búfala em relação ao de vaca é cerca de 60 – 70% superior.

Enquanto para produzir 1 kg de queijo se utiliza cerca de 10 kg de leite de vaca, com o de búfala utiliza-se apenas 6 kg.

Leilão de búfalas leiteiras

Com o propósito de atender ao grande interesse dos pecuaristas brasileiros por esses animais, o MF Leilões realiza nesta quinta-feira (dia 4 de março) um leilão 100% de búfalas leiteiras.

Serão oferecidos 28 lotes da Fazenda Cantão que há mais de 90 anos está voltada à produção de leite. Mas, nos últimos 12 anos se especializou na criação de búfalas leiteiras, com uma seleção criteriosa feita pelo criador, Felipe Rezende.

Aliás, ele faz questão de acompanhar diariamente o trabalho na fazenda, sendo responsável direto pela seleção desses animais, inclusive das búfalas leiteiras que serão destaque no leilão desta semana.

Felipe Rezende destacou a parceria com o MF Leilões. “Nunca tinha encontrado em nenhuma leiloeira um cuidado tão grande com a organização do leilão, em todos os detalhes eles foram cuidadosos, inclusive com a filmagem dos animais”, afirmou o criador.

No vídeo abaixo, confia a qualidade das búfalas leiteiras da fazenda Cantão que participarão do leilão:

Fonte: MF Leilões.

Criação de búfalas leiteiras é destaque em leilão

De acordo com o assessor do leilão, André Assumpção, da AAPA Assessoria, a qualidade das búfalas da fazenda Cantão é diferenciada. Graças ao trabalho realizado por Felipe Rezende, sempre selecionando animais com foco em produção de leite, persistência de lactação e correção de úbere.

“Com 12 anos de seleção, estaremos ofertando bezerras, vacas em início de lactação, em pré-parto e touros das melhores famílias da Cantão, todos de excelente qualidade”, afirmou André.

Portanto, a expectativa para esse primeiro leilão de búfalas leiteiras está sendo muito grande entre os criadores.

Outras informações no escritório do MF Leilões: (14) 99861-9321 (WhatsApp).

Post Relacionado