Cafeicultura de precisão: entenda suas vantagens e como aplicá-la!

Cafeicultura de precisão: entenda suas vantagens e como aplicá-la!

Você já ouviu falar em cafeicultura de precisão? Com o passar dos anos, temos visto que a tecnologia tem sido cada vez mais difundida no campo, trazendo modernidade aos implementos agrícolas, propriedades e lavouras, visando melhorar a produtividade e os resultados obtidos. Com a cafeicultura não foi diferente.

Com o aumento no uso de tecnologia, a quantidade de dados gerados se tornou imensa, e essas informações precisam ser processadas e analisadas para que o produtor consiga acompanhar de perto cada etapa do processo produtivo e apontar melhorias substanciais no modelo de produção de café.

Mesmo que nosso país seja hoje um grande provedor de alimentos para o mundo, sempre há espaço para melhoria e otimização na produção. É disso que se trata a cafeicultura de precisão, o uso de ferramentas e dados para garantir uma produtividade ainda melhor e tomadas de decisão baseadas em projeções. Continue a leitura e entenda mais!

O que é a cafeicultura de precisão?

O conceito de agricultura de precisão engloba um manejo diferenciado das lavouras, que entende a variabilidade espacial e temporal presente nas propriedades e visa explorá-las em busca de um maior retorno econômico e sustentável. Tudo isso utilizando a tecnologia.

Quando o produtor entende que as lavouras são heterogêneas e que é necessário o uso de ferramentas e sensores, somados a uma análise correta para identificar as causas dessa desuniformidade, buscando explorar melhor cada um dos talhões da lavoura, e coloca todo esse conjunto em prática, tem-se a cafeicultura de precisão.

Produtor analisando fruto de café ainda no pé, com tablet em mãos
A cafeicultura de precisão traz muitos benefícios ao produtor e também ao consumidor.

Ao mesmo tempo, a cafeicultura de precisão também busca a sustentabilidade de todo o sistema produtivo, visando reduzir os desperdícios, minimizar os impactos da cultura no meio ambiente e maximizar os ganhos na colheita.

A cafeicultura de precisão vai desde a análise do solo até a colheita. Na análise é possível identificar eventuais pontos de maior atenção e, com esses dados em mãos, o produtor pode fazer aplicações de fertilizantes, corretivos ou defensivos agrícolas em taxa variável.

Na colheita, o produtor pode também, por meio de um mapa de produtividade, conhecer seus talhões de forma mais individual, analisando pontos de maior e menor produtividade, onde ele poderá, posteriormente, fazer uma outra análise nesses pontos mais críticos, buscando soluções para um melhor resultado na próxima colheita.

Com insumos corretos, na quantidade necessária, nos lugares adequados, nos momentos ideais e com um manejo preciso, o aumento da produtividade torna-se apenas uma consequência positiva.

Veja também: Café: tudo sobre a bebida e a produção de grãos.

Quais as vantagens da cafeicultura de precisão?

Esse modelo pode trazer uma série de vantagens ao produtor em comparação ao modelo tradicional de produção. Listamos algumas delas a seguir. Confira!

Otimização de recursos

Com a cafeicultura de precisão, o produtor consegue visualizar qual é a demanda real por recursos dentro de toda a lavoura. Isso traz um grande benefício econômico, pois permite reduzir os custos gerais de produção, aplicando determinados insumos apenas em talhões específicos e nas quantidades necessárias, por exemplo.

Produtor analisando pé de café
Cafeicultura de precisão reduz custos com insumos.

Portanto, existe redução no uso de defensivos agrícolas, fertilizantes e outros insumos, já que se tem um conhecimento detalhado do que a lavoura demanda em cada talhão.

Com base em dados, é possível até mesmo prever quais serão as pragas que possivelmente atacarão a lavoura em determinados períodos do ano, facilitando o controle.

Mapeamento de produção

Quando falamos em agricultura de precisão em geral e na produção de café, o primeiro passo é a coleta de dados do solo e das caraterísticas fisioquímicas da planta. Com base nessas informações, o produtor é capaz de determinar as épocas ideais para o manejo.

Hoje, existem várias ferramentas no mercado dedicadas a realizar o mapeamento de produção e controle do desenvolvimento produtivo da lavoura. Elas podem ser utilizadas sozinhas ou em conjunto e podem dar várias informações ao produtor, como umidade do solo, condições climáticas, desenvolvimento da planta, entre outras.

Todos esses dados coletados em conjunto podem ser utilizados para a criação de um banco de dados da propriedade, que cria um histórico de padrões e é utilizado para gerar projeções de comportamento futuro, o que permite categorizar cada área da propriedade e entender como as plantas se comportam em cada um dos talhões.

Leia também: O que são imagens NDVI e como elas ajudam na lavoura?

Oportunidades de crescimento

Ao realizar uma análise de dados correta e entender como se dá o fluxo produtivo da propriedade, é possível não só aumentar a produtividade como também identificar boas estratégias para a construção de novas benfeitorias, investimentos e implantação de novas culturas, possibilitando, assim, o crescimento da propriedade.

Colhedora de café Jacto em operação
A cafeicultura de precisão abre um leque de possibilidades para o produtor rural ao permitir que os recursos existentes na propriedade sejam melhor distribuídos e utilizados. Foto: Jacto.

Controle e monitoramento

O controle de toda a safra e o monitoramento do que acontece dentro da propriedade podem ser feitos por meio de softwares e aplicativos que contribuem com as decisões a serem tomadas pelo produtor rural.

Por meio desses sistemas, pode-se agrupar todas as informações e gerar relatórios gerais sobre a situação da lavoura, sua produtividade, problemas enfrentados e vários outros cenários que podem ocorrer na lavoura.

Porém, é importante lembrar que esses dados precisam também de uma análise cuidadosa, feita por um profissional com conhecimento na área, para que os dados possam ser interpretados da maneira correta e só então, chegar às tomadas de decisões finais.

Aumento de produtividade

Por fim, um dos principais benefícios da cafeicultura de precisão é, com certeza, o aumento da produção da lavoura de café, dentro de uma mesma área. Um problema comum para os produtores é a dificuldade de expansão, com a compra ou arrendamento de espaço.

Por meio da análise de dados e manejo de precisão, podemos melhorar a produtividade dentro de uma área, aumentando a quantidade de grãos colhidos em cada planta, com um tratamento diferenciado que leve em conta as particularidades de cada um dos talhões.

Assim, o produtor poderá suprir necessidades específicas, de acordo com a demanda de cada área, melhorando, no final, a produtividade de toda a lavoura.

Pé de café com frutos vermelhos
Com o uso adequado das técnicas e ferramentas de agricultura de precisão no cultivo do café, a produção é otimizada.

Como a cafeicultura de precisão pode ser aplicada?

A aplicação da tecnologia de ponta na lavoura é um passo para atingir a cafeicultura de precisão, porém, não basta apenas contratar qualquer software. Existem uma série de soluções no mercado, como aplicativos, sensores, drones, estações meteorológicas, imagens de satélite e diversas outras tecnologias.

Como mencionamos anteriormente, o ideal é que o produtor busque por uma consultoria de empresa ou profissional especializado, que não apenas realizará a aquisição de tecnologias adequadas à demanda da lavoura, como também trabalhará para integrar todas essas soluções, analisando e interpretando de forma correta todos os dados coletados.

Afinal, contar com um amontoado de dados separados não é o suficiente, sem ter a menor noção de como realizar a leitura dessa informação. Por conta disso, para que a cafeicultura de precisão possa ser adotada com sucesso dentro de uma propriedade é preciso investimento. Claro que o retorno sobre esse investimento é quase que garantido por todas as vantagens que a cafeicultura de precisão pode trazer.

Veja no vídeo abaixo, um exemplo de como é feita a utilização de drones na cafeicultura de precisão:

Fonte: PLAN4R ENGENHARIA, DRONES E TECNOLOGIA.

E então, esse artigo foi útil para você? Aproveite e acesse nosso post sobre como fazer o cálculo de depreciação de lavouras. Boa leitura!

Post Relacionado