Assim como em outras culturas, o clima pode interferir muito na produção do milho.
Esse fator é considerado um dos mais importantes para o desenvolvimento do plantio, em junção do solo e outros elementos edafoclimáticos.
Segundo a Embrapa (Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária), os fatores climáticos que possuem maior influência sobre a cultura são:
• precipitação;
• temperatura;
• radiação solar.
Apesar de suportar grandes variações climáticas, o milho necessita de calor e umidade suficiente para que a safra produza satisfatoriamente. Caso contrário, há o grande risco de perdas na produtividade.
Os impactos da mudança climática para a cultura do milho
Condições climáticas adversas geram dificuldades para o desenvolvimento do milho, que afetam diretamente o resultado final.
O maior erro do produtor é não se atentar ao clima e semear em condições desfavoráveis, fator geralmente responsável por prejuízos.
O clima do inverno, por exemplo, que tem como característica temperaturas baixas, pouca chuva e luminosidade, é pouco favorável.
Algumas pesquisas compararam híbridos semeados em outubro e em janeiro. Como resultado, a segunda safra apresentou menor concentração de sólidos solúveis no colmo, redução de 50% no movimento dos carboidratos, entre outros aspectos.
Tanto o plantio tardio, quanto mudanças climáticas repentinas, podem resultar em maior risco de estresse hídrico na fase de floração, e trazer consequências para o produto final.
A temperatura no cultivo do milho
O clima ideal para o período inicial do desenvolvimento vegetativo do milho é quente e úmido. Estudos mostram que temperaturas abaixo de 10° dificultam a germinação.
As temperaturas médias, em torno de 26°, são ideais para o período de florescimento e maturação, enquanto temperaturas abaixo de 15° podem retardar o processo.
Quanto à colheita e armazenamento, os invernos secos podem ser facilitadores do processo.
Luminosidade
A quantidade de radiação solar recebida no período de cultivo influencia diretamente no desenvolvimento do milho.
A planta é do grupo C4. A queda de exposição à radiação solar retarda a maturação do grão. Por isso, condições climáticas com menos luz, podem fazer com que o ciclo se estenda, e atrase outros plantios.
O clima para a safrinha
A safrinha é o plantio que ocorre após a colheita principal. Além das possíveis doenças na cultura, seu maior desafio são as condições climáticas desfavoráveis.
Se há um atraso na safra anterior, por exemplo, possivelmente trará consequências para o plantio da safrinha, que corre maior risco de ficar exposta a geadas e falta de chuva.
As dificuldades dos baixos níveis de luminosidade e temperatura do final do ciclo acarretam grãos de pior qualidade e problemas com a secagem e processamento.
O cultivo de milho no Brasil
O Brasil ocupa a vaga de terceiro maior produtor de milho no mundo.
O cultivo desse produto foi, em grande parte, responsável por mudar o sistema produtivo brasileiro. Atualmente, os estados do Mato Grosso e Mato Grosso do Sul são as regiões que possuem a maior concentração da cultura.
Em geral, o clima tropical do Brasil favorece a produção do milho, que já é um dos principais cereais cultivados no país.
Gostou deste conteúdo? Acesse nossa revista eletrônica para mais informações.