Como avaliar o preço de seu trator usado?

Como avaliar o preço de seu trator usado?

O trator é, sem sombra de dúvida, uma das máquinas mais utilizadas no processo de produção agrícola. Muito versátil, é utilizado no transporte de produtos dentro da propriedade, preparo do solo, semeadura, pulverização e até mesmo na colheita. Todavia, como qualquer máquina, o trator sofre depreciação, perdendo valor conforme o tempo.

Para saber como avaliar o preço do seu trator usado, é necessário levar em consideração alguns aspectos como ano de fabricação, histórico de uso, motor e transmissão, sistema hidráulico, sistema elétrico, pneus e rodas, entre outros. Neste texto iremos abordar esses pontos e outros mais para você poder avaliar o preço do seu trator usado. Confira!

Pesquisa de mercado

Realize uma pesquisa de mercado na sua região, procurando por informações de modelos de tratores equivalentes ao que você pretende disponibilizar para venda.

Dois homens em campo apertando as mãos em gesto de cumprimento, com tratores ao fundo
Faça pesquisas de mercado e busque informações sobre valores de tratores equivalentes ao que deseja disponibilizar para venda.

Analise os preços praticados pelos vendedores tanto em revendas especializadas quanto na plataforma online do MF Rural, que é referência em avaliação de tratores no Brasil. Essa pesquisa irá oferecer uma base sólida para a determinação de um valor adequado.

Ano de fabricação e horas de uso

O ano de fabricação e as horas de uso do trator são fatores determinantes no momento da avaliação. Tratores mais novos com menos horas de uso naturalmente têm um valor mais alto, uma vez que apresentam menor desgaste e são considerados mais produtivos.

No entanto, é preciso levar em consideração que a depreciação varia muito entre marcas e modelos.

Dois tratores  em campo
O ano de fabricação e as horas de uso do trator também devem ser considerados ao determinar o preço da sua máquina.

No quesito ano de fabricação, podemos mencionar que a tecnologia das máquinas evolui à medida que os anos passam, fazendo com que alguns tratores se tornem obsoletos nesse aspecto.

Além desse fator, à medida que novos modelos de tratores são lançados, os mais antigos são descontinuados. Assim, caso apresente algum problema, pode ser mais difícil encontrar peças de reposição.

Em geral, tratores mais antigos tendem a ter um valor bem mais baixo quando comparado com modelos novos.

Modelo do trator

Assim como o ano de fabricação, o modelo do trator também influencia o seu valor. Modelos mais completos, ou seja, com mais recursos e elementos como potência, tendem a ter um valor mais alto.

Ainda dentro desse contexto, a marca é outro elemento que deve considerar na hora de avaliar o preço do seu trator. Algumas marcas são mais caras que outras, considerando vários fatores, como confiabilidade, segurança, potência do motor, entre outros.

Acessórios e equipamentos extras

Considere quaisquer equipamentos extras instalados no trator como sistemas de piloto automático, climatização de cabine, ferramentas digitais e outros componentes. Esses itens podem valorizar o trator, uma vez que agregam funcionalidades à máquina.

Cabine de trator com volante e dois monitores exibindo informações da operação
Inclua no valor, peças, acessórios e equipamentos extras que tenham sido instalados posteriormente.

Certifique-se de listar e incluir esses valores na avaliação do seu trator. Da mesma forma, locais onde há uma menor demanda ou menor atividade agrícola, a tendência é que os preços sejam mais baixos.

Localização geográfica

A localização geográfica também influencia na hora de determinar o valor do seu trator. Em regiões onde a atividade agrícola é mais intensiva ou a demanda de tratores é maior, os preços podem ser mais elevados.

Condições gerais

Avaliar as condições gerais da sua máquina também é essencial para determinar o seu preço. Verifique se todas as peças e componentes estão funcionando corretamente, incluindo motor, transmissão, parte elétrica e hidráulica.

Verifique também o estado de conservação externo do trator, analisando possíveis avarias na lataria, sinais de desgaste, ferrugens ou danos estruturais. Um trator em boas condições, naturalmente terá um valor mais alto no mercado.

Dois homens analisando o motor de um trator
Analise as condições do motor, transmissão, parte elétrica e hidráulica do seu trator.

Conclusão

Como vimos, é possível determinar o preço do seu trator usado a partir da avaliação de alguns elementos.

Lembrando que você pode também acessar nosso site e fazer a avaliação do seu trator usado por lá. O site é referência em avaliação em todo Brasil e pode te auxiliar a descobrir quanto vale sua máquina.

Na página, é possível consultar o preço médio do seu trator de acordo com a marca, modelo, ano do seu trator, tração e estados do Brasil. Os valores são colocados com base em tratores anunciados no site MF Rural.

Gostou desse conteúdo? Então aproveite e leia também nosso texto sobre como assegurar a ergonomia no trabalho com tratores agrícolas.

Post Relacionado