O trator é, sem sombra de dúvida, um dos transportes mais utilizados no processo de produção agrícola. Muitas vezes, é usado para arar o solo, bem como para cultivar e plantar em campos.
Todavia, como qualquer máquina, o trator se deteriora com um tempo e, com isso, perde valor.
A sua máquina já se encontra nessa situação e gostaria de saber o seu valor, mesmo usado? Em caso de resposta positiva, continue a leitura.
No site MF Rural existe uma página para para avaliar preço médio de trator usado a partir de máquinas anunciadas no site, é a maior referência brasileira de avaliação de tratores da internet, por marca, modelo, tração, ano de fabricação e estado, consulte aqui!
Ano de fabricação
Seja um trator ou não, como os carros menores, uma das coisas que deve considerar para avaliar o preço de sua máquina é o seu ano de fabricação.
Isso porque a tecnologia do veículo evolui à medida que os anos passam, fazendo, portanto, com o trator antigo já não ser tão moderno como era em sua época de fabricação.
Além desse fator, à medida que novos modelos de tratores são lançados, os antigos são descontinuados. Assim, caso dê algum problema, pode ser difícil encontrar peças de reposição.
Em geral, tratores mais antigos tendem a ser mais em conta quando comparado com modelos novos.

Modelo do trator
Assim como o ano de fabricação, o modelo do trator também influencia o seu valor mesmo na condição de usado. Modelos mais completos, ou seja, com mais recursos e elementos como potência, tendem a ser mais caros.
Ainda dentro desse contexto, a marca é outro elemento que deve considerar na hora de avaliar o preço do seu trator. Algumas marcas são mais caras que outras, considerando vários fatores, como:
– Confiabilidade;
– Segurança;
– Potência do motor;
– Etc.
Portanto, na hora que estiver estudando o seu trator para avaliar o seu preço melhor, considere tanto o modelo como a marca.
Estado de conservação
Por fim, não poderíamos deixar de destacar esse elemento como sendo fundamental para o processo de avaliação do preço do seu trator. É preciso verificar o estado de conservação de sua máquina.
Nesse procedimento, considere avaliar elementos como:
Pintura
Veja se seu trator apresenta alguma falha em sua pintura que possa comprometer o seu valor. É muito comum, ao longo do tempo, que o trator tenha falhas de pinturas, até porque se trata de uma máquina que trabalha, muitas vezes, em contato com:
– Galhos;
– Plantas;
– Pedras;
– Etc.
Lataria
Também verifique o estado da lataria do seu trator, ou seja, se está uniforme, não apresentando amassados ou outros detalhes que possam fazer sua máquina ter o seu valor real afetado.
Bancos
Com o passar do tempo, os bancos podem se deteriorar, formando manchas ou buracos, além de acumular sujeiras. É preciso também verificar isso.
Via de regra, caso os bancos apresentem uma ótima condição estética, ou seja, estejam bem cuidados, o seu trator poderá valer mais.
Como vimos, é possível saber o preço do seu trator usado, a partir da avaliação de alguns elementos. Agora que sabe disso, coloque esse conhecimento em prática.
Como já dissemos, consultar o preço de venda anunciado por outros vendedores pode ser uma boa referência, acesse nossa página e faça uma pesquisa agora! Caso queira ver os tratores mais buscados com avaliações prontas, acesse esta página.