Trator novo ou usado? Veja as vantagens e desvantagens

Trator novo ou usado? Veja as vantagens e desvantagens

Aumentar a produtividade e trazer mais agilidade para as operações agrícolas é, sem dúvida, o desejo de todo produtor. Um dos fatores que mais contribuem para o alcance desses objetivos é a aquisição de um maquinário eficiente e de qualidade, no qual se inclui o trator.

Entretanto, na hora de comprar o equipamento para o seu negócio, muitos produtores normalmente ficam em dúvida sobre um detalhe que pode fazer toda a diferença: é melhor adquirir um trator novo ou usado?

Nesse sentido, duas questões podem estar diretamente envolvidas na decisão, que são o investimento financeiro, já que se trata de um equipamento de alto custo, e a condição do trator, pois é essencial que ele cumpra o seu papel adequadamente.

Por esse motivo, antes de fechar um negócio, é importante que o produtor conheça as vantagens e as desvantagens da aquisição de tratores novos e também de usados, o que o auxiliará na escolha do equipamento ideal para as necessidades da sua produção agrícola.

Pensando nisso, falaremos neste artigo sobre os aspectos que devem ser considerados na hora de comprar um trator. Se você é produtor e está em dúvida se deve investir em um trator novo ou usado, conheça a seguir as vantagens e as desvantagens de cada um deles. Confira!

O que considerar na hora de escolher um trator?

Antes de falarmos sobre as vantagens e desvantagens de tratores novos e usados, é importante ressaltar alguns aspectos que devem ser considerados na hora de comprar este equipamento. Isso porque não basta que o trator seja eficiente e econômico, é preciso encontrar a máquina que melhor atenda às necessidades do negócio.

A aparência do trator é o que menos importa nesse momento, uma vez que o equipamento precisa ser funcional e estar em bom estado de conservação. Afinal, nenhum produtor quer que a máquina o deixe na mão durante a realização das atividades agrícolas, independentemente do design.

Trator agrícola parado em um campo
Ao se avaliar qual a vantagem no trator que escolher é importante observar aspectos funcionais que atendam a necessidade da propriedade.

Abaixo estão alguns fatores que devem ser observados na hora da compra:

Tamanho da propriedade e tipo de cultura: esse aspecto influencia diretamente na quantidade de cavalos (CV) que o trator deve ter para não se desgastar antes do esperado, o que aumenta a necessidade de manutenções frequentes e aumanta também os gastos com combustível;

Tração das rodas: esse ponto está ligado às operações que o trator irá realizar e ao tipo de solo da propriedade em que o trator irá trabalhar;

Custos de manutenção: esses custos incluem assistência técnica e peças de reposição relacionadas à marca do trator. É importante verificar esses pontos e fazer um comparativo entre marcas e modelos;

Design: vai muito além do visual e refere-se à ergonomia, segurança e conforto, bem como largura e presença ou não de cabine;

Tipo de uso: hoje já existem tratores especializados nas mais variadas funções, como pulverizador e vinhateiro;

Sistema de locomoção: depende da finalidade do uso, podendo utilizar pneus ou esteira.

Além disso, em caso de optar por tratores usados, o produtor deve observar outros detalhes, como o painel de instrumentos, pintura, lataria, assento do motorista e alavancas de comando. Também é importante levar o equipamento a uma avaliação técnica antes da compra para se certificar de que não há nada de errado com o trator.

Leia também: Tipos de tratores agrícolas: confira os principais existentes.

Vamos, enfim, às vantagens e desvantagens de tratores novos e usados.

Tratores novos

Com o aumento das novidades em tecnologia, a aquisição de tratores novos vem aumentando no Brasil. Um trator novo tem várias vantagens porém também tem suas desvantagens se comparado ao trator usado. Vamos analisar:

Vantagens

Comprar um trator novo oferece diversas vantagens ao produtor. Ao optar por um equipamento que ainda não tenha sido usado, o comprador tem a garantia de que dificilmente a máquina apresentará problemas e que, mesmo que isso ocorra, ele terá toda a assistência técnica necessária.

Além disso, um trator novo tem a vantagem de ter todas as suas peças novas e, por consequência, conta com maior durabilidade e menor necessidade de paradas para manutenções.

Tratores novos estacionados um ao lado do outro em pátio de concessionária
Tratores novos tem maior durabilidade, contam com assistência técnica especializada e necessitam de menos manutenções.

É também dessa forma que o produtor pode adquirir uma máquina com novas tecnologias disponíveis no mercado de maquinários agrícolas, como sistemas de controle eletrônicos, painel digital, sistema de posicionamento por satélite, sensores, telemetria etc.

Desvantagens

Comprar um trator novo também aprensenta algumas desvantagens para o produtor, apesar dos benefícios citados. Um deles é, sem dúvida, o custo alto, já que um equipamento recém-saído da fábrica demanda um investimento mais alto.

Outros problemas relacionados à aquisição de um trator novo e que devem ser considerados na hora da compra são a depreciação, pois equipamentos novos tem alta perda de valor de mercado, e o fato de que muitas marcas não possuem máquinas a pronta entrega, o que significa que o produtor paga pelo produto sem poder utilizá-lo imediatamente.

Tratores usados

Os tratores usados, também apresentam vantagens ao produtor rural. Porém, tudo depende do seu estado de conservação, valor, vida útil e operação em que será utilizado. Veja as vantagens e desvantagens dessa escolha:

Vantagens

Muitos produtores tendem a acreditar que um trator usado não é capaz de oferecer grandes vantagens ao seu negócio. A verdade, porém, é que existem, sim, boas razões para considerar a compra de um equipamento de segunda mão.

A principal delas é o custo de investimento. Como foi dito, o valor de uma máquina nova é consideravelmente mais alto, mas também é fato que ela sofre uma certa depreciação após a compra. Já um trator usado tem um valor de revenda mais estável e mais lenta. Por isso, adquirir um trator usado é garantia de investimento menor na máquina.

Trator em operação de gradagem
Tratores usados em bom estado podem trazer bons resultados ao produtor.

Isso não significa necessariamente que o trator usado esteja em más condições devido ao preço de venda. Muitas vezes, o produtor consegue comprar um equipamento seminovo e moderno por valores mais vantajosos em comparação com tratores novos justamente porque, como mencionamos, estes desvalorizam imediatamente após a compra.

Desvantagens

Apesar das vantagens, comprar um trator usado também tem suas desvantagens da mesma forma como ocorre com os produtos novos. Uma delas envolve os gastos com transferência da propriedade do trator para o nome do produtor.

Além disso, um trator usado necessita de um número maior de manutenções. Porém a frequência dessas manutenções depende diretamente da forma como o antigo proprietário utilizava a máquina.

Aliás, é fundamental que o interessado na compra pesquise e avalie bastante antes de se decidir pelo melhor produto. Isso evita que ele caia em algum golpe e seja obrigado a despender mais dinheiro do que havia programado para a aquisição do trator.

Conclusão

Como vimos, existem vantagens e desvantagens tanto na aquisição de tratores novos quanto usados. A melhor escolha sempre será aquela que atenda as necessidades da sua propriedade, observando aspectos como operações em que o trator será utilizado, tração necessária para os trabalhos, tipo de terreno em que o trator irá trabalhar, entre outros.

Portanto, na hora de comprar um trator novo ou usado, considere as questões mencionadas aqui. Tenha certeza de que isso irá fazer toda a diferença na sua produção.

Gostou de conhecer as vantagens e desvantagens da compra tanto de tratores novos quanto de tratores usados? Então aproveite e leia também nosso texto sobre tratores autônomos: o que são, como funcionam e quais suas vantagens? Boa leitura!

Post Relacionado