Trator novo ou usado? Conheça as vantagens e desvantagens

Trator novo ou usado? Conheça as vantagens e desvantagens

 

Aumentar a produtividade e trazer mais agilidade para as operações agrícolas é, sem dúvida, o desejo de todo produtor. Um dos fatores que mais contribuem para o alcance desses objetivos é a aquisição de um maquinário eficiente e de qualidade, no qual se inclui o trator.

 

Entretanto, na hora de comprar o equipamento para o seu negócio, muitos produtores normalmente ficam em dúvida sobre um detalhe que pode fazer toda a diferença: é melhor adquirir um trator novo ou usado?

 

Nesse sentido, duas questões podem estar diretamente envolvidas na decisão, que são o investimento financeiro, já que se trata de um equipamento de alto custo, e a condição do trator, pois é essencial que ele cumpra o seu papel adequadamente.

 

Por esse motivo, antes de fechar um negócio, é importante que o produtor conheça as vantagens e as desvantagens de tratores novos e também de usados, o que o auxiliará na escolha do equipamento ideal para as necessidades da sua produção agrícola.

 

Pensando nisso, falaremos neste artigo sobre os aspectos que devem ser considerados na hora de comprar um trator. Se você é produtor e está em dúvida se deve investir em um trator novo ou usado, conheça a seguir as vantagens e as desvantagens de cada um deles.

 

Precisa de produtos para o seu negócio agropecuário? Confira aqui as melhores ofertas!

 

 

O que considerar na hora de escolher um trator?

 

Antes de falarmos sobre as vantagens e desvantagens de tratores novos e usados, é importante ressaltar alguns aspectos que devem ser considerados na hora de comprar este equipamento agrícola. Isso porque não basta que o trator seja eficiente e econômico, é preciso encontrar a máquina que melhor atenda às necessidades do negócio.

 

A aparência do trator é o que menos importa nesse momento, uma vez que o equipamento precisa ser funcional e estar em perfeito estado de conservação. Afinal, nenhum produtor quer que a máquina o deixe na mão durante a realização das atividades agrícolas, independentemente do design.

 

Trator agrícola parado em um campo
Ao se avaliar qual a vantagem no trator que escolher, lembra-se de focar que ele deve ser funcional

 

Abaixo estão alguns fatores que devem ser observados na hora da compra:

 

• Tamanho da propriedade e tipo de cultura – influencia diretamente na quantidade de cavalos (CV) que o trator deve ter para não se desgastar rápido, o que aumenta a necessidade de manutenções frequentes, e gastar muito combustível;

• Tração das rodas – está ligado ao tipo de solo da propriedade;

• Custos de manutenção, assistência técnica e peças de reposição relacionadas à marca do trator;

• Design – vai muito além do visual e refere-se à ergonomia, segurança e conforto, bem como largura e presença ou não de cabine;

• Tipo de uso – hoje já existem tratores especializados nas mais variadas funções, como pulverizador e vinhateiro;

• Sistema de locomoção – depende da finalidade do uso, podendo utilizar pneus ou esteira.

 

Além disso, em tratores usados, o produtor deve observar outros detalhes, como o painel de instrumentos, pintura, lataria, assento do motorista e alavancas de comando. Também é importante levar o equipamento a uma avaliação técnica antes da compra para se certificar de que não há nada de errado com o trator.

 

Vamos, enfim, às vantagens e desvantagens de tratores novos e usados.

 

 

Vantagens do trator novo

 

Comprar um trator novo oferece diversas vantagens ao produtor, as quais vão muito além daquela sensação boa de sair da loja com uma máquina zerada. Ao optar por um equipamento que ainda não tenha sido usado, o comprador tem a garantia de que dificilmente a máquina apresentará problemas e que, mesmo que isso ocorra, ele terá toda a assistência técnica necessária.

 

Além disso, um trator novo tem a vantagem de ter todas as suas peças novinhas em folha, como se diz, e ter mais durabilidade. É também dessa forma que o produtor pode adquirir uma máquina de ponta, com tecnologias novas que não param de chegar ao mercado de maquinários agrícolas, como aquecedor, ar condicionado, sistemas integrados, painel digital, etc.

 

 

Desvantagens do trator novo

 

Mas nem tudo são flores! Comprar um trator novo também pode representar algumas desvantagens para o produtor, apesar dos benefícios citados. Um deles é, sem dúvida, o custo alto, já que um equipamento recém-saído da fábrica demanda um investimento muito grande.

 

Outros problemas relacionados à aquisição de um trator novo e que devem ser considerados na hora da compra são a perda de investimento, pois um equipamento que sai da loja perde imediatamente o valor de mercado que possuía, e o fato de que muitas marcas não possuem máquinas a pronta entrega, o que significa que o produtor paga pelo produto sem poder usufruir dele, a princípio.

 

 

Vantagens do trator usado

 

Muitos produtores tendem a acreditar que um trator usado não é capaz de oferecer nenhuma vantagem ao seu negócio. A verdade, porém, é que existem, sim, boas razões para considerar a compra de um equipamento de segunda mão.

 

A principal delas é o custo de investimento. Como foi dito, o valor de uma máquina nova é bastante alto, mas também é fato que ele perde muito dessa valorização quando sai da loja. Por isso, adquirir um trator usado é garantia de pagar um preço mais baixo.

 

Isso não significa que, necessariamente, o trator usado esteja em condições ruins devido ao preço de venda. Muitas vezes, o produtor consegue comprar um equipamento seminovo e moderno por valores muito melhores do que os encontrados na loja justamente porque estes desvalorizam imediatamente após a compra.

 

Vale lembrar ainda que, ao optar por um trator usado, o produtor pode começar a usá-lo em seu negócio mais rapidamente do que aconteceria com um produto novo.

 

 

Desvantagens do trator usado

 

Apesar das vantagens, comprar um trator usado também tem suas desvantagens da mesma forma como ocorre com os produtos novos. Uma delas envolve os gastos com transferência da propriedade do trator para o nome do produtor.

 

Soma-se a isto o fato de que, como sabemos, um trator usado já rodou mais do que um novo, o que significa que ele irá necessitar de manutenções mais frequentes. Isso depende diretamente da forma como o antigo proprietário utilizava a máquina e se, na hora da compra, ele foi sincero quanto ao estado de conservação do trator e das peças.

 

Aliás, é fundamental que o interessado na compra pesquise e avalie bastante antes de se decidir pelo melhor produto. Isso evita que ele caia em algum golpe e seja obrigado a despender mais dinheiro do que havia programado para a aquisição do trator.

 

Portanto, na hora de comprar um trator novo ou usado, considere as questões colocadas aqui. Tenha certeza de que isso pode fazer toda a diferença na sua produção.

 

Agora que você conhece as vantagens e desvantagens, caso decida por comprar um trator usado, visite nossa página com milhares de tratores à venda.