Terreiro suspenso: quais os tipos, vantagens e como construí-lo

Terreiro suspenso: quais os tipos, vantagens e como construí-lo

Na produção de café, a etapa de secagem pode influenciar de forma positiva ou negativa a qualidade dos grãos. Nesse sentido, a utilização de terreiro suspenso traz grandes vantagens ao cafeicultor, uma vez que possibilita que o processo ocorra de forma homogênea, garantindo melhor sabor e qualidade ao produto final.

Trata-se de uma estrutura elevada e muito utilizada especialmente para grãos destinados à exportação ou lotes especiais.

Neste artigo você vai conhecer o que é um terreiro suspenso, os seus tipos, vantagens e desvantagens, e também como construir essa estrutura. Confira!

O que é um terreiro suspenso de secagem de café?

Também conhecidos como tabuleiros suspensos e secadores de mesa, os terreiros suspensos são estruturas elevadas utilizadas na secagem de grãos de café.

São recomendados principalmente para lotes de cafés especiais e destinados à exportação, já que a secagem é feita em pequenas quantidades por meio da ventilação entre os grãos.

Essa estrutura utiliza uma tela de sombrite 50% que impede o contato dos grãos com o solo, evitando as chamadas “fermentações indesejáveis”.

Assim, ao impedir o contato do grão com o solo, reduz-se os riscos de contaminação por microrganismos indesejáveis e a ocorrência de injúrias. Além disso, promove uma secagem mais homogênea e gradual, já que as trocas de calor e umidade ocorrem tanto por baixo quanto por cima. No entanto, por não terem contato direito com o chão, a secagem dos grãos ocorre de maneira mais lenta.

A principal vantagem desse método é a promoção da melhor qualidade sensorial do café devido justamente à secagem lenta dos grãos.

Homem realizando o revolvimento dos grãos de café em terreiro suspenso
No terreiro suspenso a secagem dos grãos ocorre de maneira mais lenta, favorecendo a qualidade sensorial do café.

Em contrapartida, na secagem em terreiros convencionais, quanto mais tempo o café permanece em contato com o solo, maiores os riscos de deterioração do produto e da ocorrência de processos de fermentação, reduzindo a qualidade da bebida.

Com a produção de um café de melhor qualidade e apresentação é possível também incrementar os lucros do produtor, sendo importante que ele tenha acesso a essas informações e tecnologias, uma vez que os terreiros suspensos ainda são pouco utilizados no Brasil.

Leia também: Confira as principais regiões produtoras de café no Brasil

Importância do processo de secagem do café

O manejo do solo, os tratos culturais e a colheita são essenciais para a obtenção de um café de qualidade. No entanto, o pós-colheita – em especial a secagem – é uma das etapas que mais influenciam na obtenção de um produto final uniforme e de boa qualidade.

No Brasil, a maioria dos cafeicultores realizam a secagem dos grãos em terreiros a céu aberto na própria fazenda. Isso se deve a alguns fatores: falta de informação, nível tecnológico da propriedade, ausência de preocupação com as características qualitativas do produto após a secagem e baixo poder aquisitivo.

Conforme mencionamos anteriormente, nos terreiros convencionais os grãos ficam em contato direto com o solo para a secagem, o que possibilita o desenvolvimento de microrganismos na superfície dos frutos, bem como o aumento da respiração e temperatura, que favorecem o processo de fermentação.

Secagem do café em terreiro convencional com homem revolvendo os grãos
No Brasil os terreiros convencionais ainda são os mais utilizados pelos cafeicultores apesar de favorecerem os processos de fermentação e contaminação do grão.

Já os terreiros suspensos facilitam e melhoram o processo de pós-colheita, dando maior foco à qualidade do produto com a preservação da estrutura da semente, deixando o café com uma densidade maior. Os grãos que passam por esse processo de secagem apresentam maior uniformidade e carregam o cheiro de fruta madura quando ainda in natura.

Dessa forma, a secagem do café é determinante para atingir bons resultados ou então a depreciação do produto final.

Tipos de terreiros suspensos

Existem alguns tipos de terreiros suspensos utilizados pelos cafeicultores, sendo diferenciados basicamente em função do piso e da cobertura. Confira:

  • Estufa: essa estrutura proporciona a desidratação mais lenta e a uniformidade de grãos, conservando por mais tempo seus aromas e sabores;
  • Com cobertura: com a cobertura, a desidratação do grão ocorre de forma intermediária, possibilitando o controle da insolação no terreiro e mantendo o aroma e sabor dos grãos durante um tempo;
  • Sem cobertura: nessa estrutura a desidratação é mais rápida. No entanto, devido à ausência de cobertura, o lote acaba perdendo eficiência na secagem já que recebe o sereno da noite e leva em torno de 3 ou 4 horas para dar início à desidratação novamente. Por isso, é importante dar atenção especial ao revolvimento para que se mantenha o aspecto e a qualidade na bebida;
  • Sem pavimentação e sem cobertura: nesse tipo de terreiro suspenso o tempo de vida da semente é menor, tendo em vista que além do sereno recebido devido à ausência de cobertura, o grão também recebe a umidade da terra devido a falta de pavimentação, apesar de não ficar em contato direto com o solo. Dessa forma, a secagem perde ainda mais a sua eficiência.
Grãos de café em terreiro suspenso dentro de estufa
Entre os tipos de terreiros suspensos existe a possibilidade de utilizar o sistema de estufa que conserva por mais tempo o aroma e o sabor do café.

Confira também: Cafeicultura de precisão: entenda suas vantagens e como aplicá-la!

Afinal, como funciona o terreiro suspenso?

Conforme já citamos anteriormente, a secagem é uma das etapas mais importantes da cafeicultura, com objetivo de garantir a qualidade do café produzido.

Enquanto em um terreiro convencional os grãos ficam em contato direto com o solo e exigem o revolvimento ao menos 8 vezes ao dia para obter uma secagem uniforme, no caso do terreiro suspenso o café colhido fica em cima de uma estrutura apoiada em pilares de cimento, ou madeira, ou metálicos, onde são colocados arames ou tela hexagonal para o posicionamento do sombrite 50%, fixado por meio de pregos para que fique o mais esticado possível.

Essa estrutura permite a ventilação tanto nas laterais quanto na parte de cima, havendo menor necessidade de revolvimento, especialmente quando cobertas. Esses lotes geralmente são destinados à venda direta para cafeterias ou à participação de concursos, destacando o sabor frutado da bebida.

Estruturas de terreiro suspenso com destaque para as telas e arcos
A estrutura do terreiro suspenso permite uma secagem mais uniforme, garantindo maior qualidade aos grãos de café.

Com relação ao manejo, é preciso seguir algumas recomendações básicas para que a secagem ocorra de maneira uniforme:

  • Camada de grãos: posicionar inicialmente uma camada de grãos com espessura entre 4 e 5 cm;
  • Temperatura ideal: a temperatura ideal para a secagem dos grãos é entre 35°C e 40°C, sendo necessário o revolvimento sempre que atingir essa temperatura, visando manter a uniformidade da umidade dos grãos;
  • Frequência de revolvimentos: geralmente são necessários cerca de 3 a 4 revolvimentos ao dia. No entanto, a depender do clima e da ausência ou não de cobertura, essa frequência pode aumentar;
  • Aumento da espessura da camada: ao atingir 18% de umidade, a espessura da camada pode aumentar para 10 cm;
  • Cobertura: desde o início da secagem, é interessante cobrir o café ao final da tarde;
  • Cobertura das laterais: em noites frias e com muito orvalho, é importante manter as laterais fechadas. Mas, se perceber que o café está umedecendo, é importante abri-las novamente;
  • Dias de chuva: abrir as laterais do terreiro com objetivo de facilitar a movimentação do ar e retirar a umidade acumulada sobre a massa de café;
  • Monitoramento: o monitoramento do grãos deve ser constante a partir dos 16% de umidade até atingir 12%, momento em que a secagem estará completa;
  • Mão de obra: para fazer lotes em grande escala de secagem em terreiro suspenso é preciso contar com mão de obra treinada, além de ter um responsável pelo processo, já que exige bastante dedicação.

Vantagens e desvantagens do terreiro suspenso

Como todo sistema, a utilização do terreiro suspenso na secagem dos grãos de café apresenta vantagens e desvantagens. Confira as principais:

Vantagens:

  • Evita a fermentação da polpa do grão;
  • Ausência de contato com o solo;
  • Retirada mais uniforme da umidade;
  • Proporciona um produto limpo e de maior qualidade.

Desvantagens:

  • A estrutura exige um investimento maior do que um terreiro de cimento a céu aberto;
  • Não é recomendável para grandes quantidades de café.

Além disso, na estrutura suspensa a secagem dos grãos ocorre de maneira mais lenta, no entanto é isso que atribui mais qualidade ao produto final.

Estrutura de montagem de terreiro suspenso utilizando madeira
Com vantagens e desvantagens, o terreiro suspenso pode ter diferentes tamanhos, dependendo das necessidades do cafeicultor, mas a estrutura é a mesma.

Veja também: Poda do café: confira os cuidados necessários

Como construir um terreiro suspenso

Agora vamos apresentar algumas informações sobre como fazer a instalação do sistema de terreiro suspenso na secagem do café em sua propriedade. É necessário utilizar alguns materiais e seguir medidas básicas para a sua montagem, confira:

  • Estrutura: os pilares poderão ser metálicos, de cimento ou madeira e devem ser posicionados a cada 3 metros até atingir o comprimento desejado;
  • Altura: entre 80 e 90 cm de altura, com objetivo de proporcionar uma posição confortável ao operador e facilitar o carregamento e o descarregamento dos grãos no terreiro suspenso;
  • Largura: deve ter de 2 a 2,5 metros de largura, pois assim o operador poderá alcançar o meio do terreiro com o braço, garantindo o bom revolvimento do café;
  • Comprimento: o ideal é de 10 a 15 metros visando garantir o revolvimento de todos os grãos de um lado para outro do terreiro com agilidade;
  • Cobertura: o ideal é que a cobertura tenha de 80 a 90 cm de altura. Mais alto irá encarecer a estrutura e mais baixo dificultará o manejo do café. É recomendável plástico branco ou azul;
  • Sombrite 50%: é necessário utilizar arames ou telas hexagonais que servirão de base para a colocação do sombrite 50%, que irá acomodar os grãos de café. Os materiais devem ser esticados visando garantir que a estrutura se mantenha firme e o sombrite o mais plano possível, sendo fixado com pregos.

O valor da construção do terreiro suspenso dependerá do tipo, tamanho e materiais escolhidos.

Confira mais detalhes sobre como montar um terreiro suspenso no vídeo abaixo:

Fonte: Cooperativa Cooxupé.

Como você pôde conferir, existem diversas vantagens de se implantar um terreiro suspenso para a secagem do café, atribuindo maior qualidade aos grãos, bem como maior valor agregado. No entanto, a opção por esse tipo de secagem dependerá das necessidades e estratégias do cafeicultor.

E por falar em café, que tal conferir o nosso artigo com 24 curiosidades interessantes sobre o grão? Boa leitura!

Post Relacionado