Amora: confira como plantar e seus benefícios

Amora: confira como plantar e seus benefícios

A amora faz parte de uma grande lista de frutas que trazem benefícios à nossa saúde, podendo ser usada também em receitas. Mas, você sabe como plantar amora?

Neste artigo, iremos tratar de todos os detalhes sobre como fazer o cultivo e aproveitar ao máximo dos benefícios que a amora é capaz de oferecer, seja no consumo direto da fruta ou quando utilizada em doces.

Aliás, o que poucas pessoas sabem é que existe a opção de fazer chá com esse item, contribuindo com a saúde e até mesmo com o bom funcionamento do corpo. Confira!

Amora: saiba como plantar

Nativa das regiões da Ásia, África e América do Norte, e com a sua tradicional coloração vermelho escuro e quase preta, quando o fruto está maduro, a amora tem um sabor doce e, assim sendo, é muito saborosa. É possível plantar no quintal de sua casa, em chácaras ou até mesmo em vasos.

A amora se desenvolve bem em praticamente todas as regiões do Brasil. Entretanto, prefere climas temperados subtropicais, com temperaturas entre os 24º e os 28ºC. A época ideal de plantio é no mês de setembro.

Plantio de muda de amora no solo
Ao plantar o pé de amora no solo, faça uma boa cova e não se esqueça da adubação.

Se decidir plantar diretamente no solo, antes de tudo o ideal é ter um espaçamento de cerca de meio metro entre mudas. A amoreira se desenvolve melhor em solos úmidos (não encharcados) e profundos.

A adubação também é simples, podendo ser comprada em lojas de jardinagem. O único requisito é ter fosfato e húmus de minhoca.

Leia também: Mirtilo: conheça essa fruta, seus benefícios e como plantar.

Plantar amora em vaso

No caso de plantar em vasos, o primeiro passo é optar por tamanhos médios ou grandes, de preferência com 80 cm de largura por 85 cm de profundidade.

Posteriormente é preciso comprar terra preta e materiais para drenagem – cinasitas, pedaços pequenos de telha ou tijolo.

A exemplo do plantio direto no solo, é preciso garantir uma boa adubação da terra. Ela deve ser colocada aos poucos porque em seguida será colocada a muda.

Depois, complete com terra, sem ultrapassar a região entre o tronco e a raiz da planta. Por último, faça uma boa compactação com as mãos, até ficar uma superfície uniforme.

Plantio de muda no vaso
No caso de optar pelo plantio em um vaso, escolha aqueles de tamanho grande porque vai garantir uma boa produção.

Em geral, após o plantio, o pé de amora costuma levar cerca de 2 anos para dar os primeiros frutos. Depois das primeiras flores aparecerem no pé, os frutos devem surgir entre 6 a 12 meses. A colheita deve ser feita quando os frutos com a cor vermelha escura, quase preta.

Quais são os benefícios da amora

Existem diversos benefícios da amora, principalmente nos casos em que são feitos chás com a fruta, que é rica em flavonoides, antocianinas e ácidos fenólicos, compostos bioativos com propriedades anti-inflamatórias e antioxidantes. Assim sendo, ajuda no tratamento e prevenção de doenças, como diabetes, infarto, aterosclerose e pressão alta.

Confira a lista que preparamos com algumas das vantagens ao consumir o chá:

  • Ajuda na perda de peso;
  • Evita doenças cardiovasculares;
  • Equilibra e previne o diabetes;
  • Diminui o envelhecimento precoce;
  • Previne o câncer;
  • Ajuda a tratar de infecções, como dor de garganta, aftas e gengivites.
Benefícios da fruta ao nosso organismo
Que tal incluir a amora na sua dieta? É mais uma das frutas que trazem benefícios ao nosso organismo.

Veja também: Lichia: conheça mais sobre essa fruta e como cultivá-la.

Como consumir amora

Além de fazer o chá, ainda é possível utilizar essa fruta em sobremesas, em forma de geleia, suco e até mesmo em saladas ou bolos integrais, de acordo com o gosto.

Ficou interessado(a)? Então veja no vídeo abaixo como fazer uma deliciosa geleia de amora. Confira:

Fonte: Terra Sul.

Portanto, a amora é mais uma daquelas frutas vermelhas deliciosas, de fácil plantio, cultivo e que traz muitos benefícios ao nosso organismo.

Outra fruta que faz parte desse grupo e que sugerimos uma leitura, é a jabuticaba que também tem a cara do Brasil. Pode ser usada em receitas, consumida in natura e uma curiosidade: ser usada até na indústria de cosméticos. Confira!

Post Relacionado