Encontrado facilmente nas feiras e supermercados durante o ano todo, o mamão (Carica papaya L.) é originário da América tropical, mas logo se espalhou por praticamente todo o mundo pelas mãos de viajantes do século XVIII. Até 2019, o Brasil era o terceiro maior produtor de mamão, ficando atrás apenas da Índia e República Dominicana.
Trata-se de uma das frutas mais tradicionais na alimentação do brasileiro. Ela traz muitos benefícios ao nosso organismo, sendo muito conhecido em ajudar a flora intestinal, com o seu efeito laxante. Além disso, é uma boa opção de espécie para cultivo em propriedades de agricultura familiar.
Neste conteúdo, mostraremos um pouco mais sobre como plantar mamão e os benefícios desta fruta ao nosso organismo. Ademais, no final do post você encontra uma deliciosa receita de como fazer doce de mamão. Confira!
Afinal, como plantar mamão?
Primeiramente, é preciso explicar que existem mais de 50 tipos de mamão, sendo que as variedades mais cultivadas pertencem aos grupos solo (são vermelhos e pequenos, de 300g a 650g, destinados à exportação, como é o caso do papaya) e formosa (tamanho médio, acima de 1 kg, também avermelhado).
Aliás, embora você encontre o mamão praticamente durante o ano todo, é preciso observar que nos meses de janeiro, fevereiro, junho, outubro e novembro, os frutos estão mais saborosos e normalmente o preço mais em conta.
Outro detalhe é que a se a plantação for feita em locais com boa umidade e períodos de chuva, é possível evitar maiores gastos com irrigação.
É importante destacar, ainda, que as mudas são feitas a partir de sementes, que podem ser compradas em lojas especializadas ou mesmo retiradas de outros exemplares da fruta.
Nesse caso, indica-se lavar as sementes, para retirar a membrana que as envolve. Depois, deixe secá-las em locais sem influência da luz.
Leia também: Benefícios da banana, fruta cheia de nutrientes.
Local de plantio
Depois de preparar as sementes, o plantio pode ser feito diretamente no solo. Existe a opção de plantar em um vaso, mas, será preciso fazer um transplante quando esse recipiente não comportar mais o tamanho do pé de mamão.
Se o plantio for feito diretamente no solo, a profundidade ideal das sementes deve ser em torno de 1 cm. O espaçamento deve ser de 3 a 4 metros entre as linhas, e de 1,80 a 2,50 entre as plantas.
No caso de optar por uma escala comercial, o que é uma boa dica no caso da agricultura familiar, é preciso fazer uma seleção das mudas, quando estiverem com aproximadamente 90 cm. Neste tamanho será possível ver se a planta é “macho” ou “fêmea”.
O mamão macho tem seu florescimento primeiro e possui um caule fino e longo com as flores, enquanto a flor do mamão fêmea é próxima ao caule e maior que a da planta macho. É preciso ter pelo menos um mamão macho para cada 10 ou 15 mamões fêmea, com o propósito de produzir uma maior quantidade de frutos.
Solo ideal e adubação
O solo ideal para a plantação do mamão é aquele com característica arenosa, de preferência com pH perto do neutro, entre 5,5 e 7, com uma boa profundidade porque vai facilitar o enraizamento.
Em relação ao adubo, o ideal é que seja orgânico, usando esterco de galinha ou de gado; ou até mesmo usar torta de mamona. As adubações de cobertura devem ser feitas a cada um ou dois meses, em solos úmidos.
Aliás, conforme citamos acima, a irrigação é outro detalhe que merece atenção, uma vez que o mamão precisa de uma quantidade considerável de água para crescer corretamente e dar bons frutos.
Fique atento também na retirada das plantas daninhas.
Confira também: Lichia: conheça mais sobre essa fruta e como cultivá-la.
Colheita e doenças do mamão
Seguindo todas as recomendações acima, colheita do mamão vai ocorrer normalmente de quatro a seis semanas após a abertura da flor, quando os frutos amadurecem, dependendo da variedade escolhida.
Contudo, durante o cultivo é preciso ficar atento ao aparecimento de doenças que podem até comprometer toda a produção. As mais comuns são a virose do mosaico e o vírus da mancha anelar do mamoeiro, cujos sintomas são o amarelecimento e enrugamento das folhas mais novas.
Nesses casos, a dica é fazer um controle preventivo já no viveiro, retirar as plantas velhas, adotar o sistema de rotação de culturas e evitar o plantio de hospedeiras do vírus, como as cucurbitáceas.
Com o intuito de manter uma boa produtividade do mamão, a renovação do pomar deve ocorrer normalmente entre dois a quatro anos.
Benefícios do mamão
Para finalizar, falemos agora sobre os benefícios do mamão. Essa fruta ajuda no funcionamento intestinal, porque é uma fruta muito rica em fibras e água, assim como auxilia no controle do colesterol. Ademais, o consumo de sementes do mamão é indicado para tratamento de vermes intestinais.
Além disso, a imunidade também fica fortalecida, assim como os ossos ficam mais fortes, por conta da presença de cálcio e fósforo.
Experimente usar as folhas de mamão em forma de chá. Elas possuem propriedades que ajudam no retardando o envelhecimento celular.
Enfim, não poderíamos deixar de trazer uma receita com o mamão. No vídeo, conheça uma das mais tradicionais e apreciadas: como fazer o doce de mamão.
E então, gostou do artigo? Aproveite e acesse também o nosso post em que abordamos como plantar couve e os seus benefícios. Boa leitura!