Torta de mamona: como fazer e usar na adubação

Torta de mamona: como fazer e usar na adubação

Torta de mamona está ganhando cada vez mais espaço nos jardins, hortas e também nos vasos. E por um motivo específico que faz com que ela seja realmente muito boa: é um adubo orgânico, fonte de nitrogênio, que libera os nutrientes aos poucos e melhora a qualidade da terra.

Neste artigo, vamos falar quais são os benefícios de utilizar a torta de mamona e também prepará-la de maneira correta, para usar da melhor forma na adubação das suas plantas.

Ficou curioso sobre como fazer a torta de mamona? Então confira agora mesmo como fazer essa adubação!

Mas, desde já alertamos: apesar de ter o nome de “torta” (poderia sugerir “algo de comer”), uma eventual ingestão desse produto pelo ser humano ou mesmo animais, pode causar graves problemas de saúde e levar até à morte.

O que é a mamona?

A mamona é o fruto da mamoneira (Ricinus comunis), originária da Ásia meridional, e encontrada em quase todo território brasileiro. O estado que têm a maior produção é a Bahia.

Pé de mamona em um campo
A mamona pode ser encontrada em praticamente todas as regiões do Brasil. Pode ter muitas utilidades, como na adubação através da famosa “torta”.

Trata-se de uma planta, tipo arbusto, com diferentes colorações de caule, folhas e cachos. Os frutos apresentam espinhos e as sementes possuem tamanhos, formatos e cores diferentes.

Em todo o mundo, o cultivo da mamona é destinado à extração do óleo da semente. Mas, é também possível utilizá-la na adubação, através da torta de mamona, que iremos citar todos os detalhes ainda neste artigo.

Perigos à saúde

Aliás, como dissemos no começo do texto, a mamona está entre as plantas mais tóxicas do mundo, por causa de uma enzima tóxica, a ricina.

Vítimas de intoxicação por ricina costumam sofrer vômitos, diarreia e convulsões por até uma semana, antes de morrer por falência de órgãos, conforme alerta o o especialista em plantas venenosas John Robertson.

Ela é uma das principais causas de intoxicação infantil de mortes em crianças e pode ser letal também aos animais.

Já o óleo da mamona purificado não leva essa toxina na sua composição. Tanto que é usado para diferentes fins: industrial, na produção de materiais lubrificantes, inclusive na fabricação do biodiesel que abastece os veículos ; medicinal, no caso de problemas de constipação e dores musculares; e tanto quanto para fins estéticos, visando estimular o crescimento do cabelo.

Mamona, sementes e seu óleo
O óleo de mamona é usado na medicina popular como purgativo, na indústria química e matéria-prima na produção de biodiesel. A mamona possui propriedades analgésica, anti-inflamatória e anti-histamínica.

No caso da torta de mamona, essa toxina fica concentrada nesse subproduto e sua aplicação é muito útil na adubação.

Como fazer torta de mamona caseira

Para fazer a torta de mamona destinada à adubação, vamos utilizar as sementes. Devido a mamona ser tóxica aos seres humanos, é preciso ter muito cuidado no manuseio.

Se for possível, use máscara e luvas. Além disso, faça todo o processo de separação das sementes em local aberto e bem ventilado.

Pessoa analisando mamona usando luva.
Ao manusear a mamona, no preparo da torta, a pessoa deve ter muito cuidado. De preferência , use luvas porque é uma planta muito tóxica.

Retire todas as sementes do cacho, colocar em um tecido ou plástico, e amassar as sementes, com um auxílio de um martelo, até elas ficarem bem trituradas.

Esse processo facilita a saída do óleo da mamona. Em seguida, você deve dar uma leve torrada na semente. Existem duas opções: deixá-la secar no sol ou colocar numa forma e secar no forno. Mas, lembre-se de ter cuidado para não queimar as sementes.

As sementes devem ser retirada do forno quando já estiverem bem secas e que todo o óleo foi extraído. Em seguida, o ideal é triturar mais um pouco até formar uma substância mais homogênea e facilitar a aplicação nas plantas.

Caso tenha um liquidificador para fim específico de preparar adubo, bata o produto até ficar na consistência mais triturada, e com isso está pronta a torta de mamona.

No vídeo abaixo, veja o passo a passo de como fazer a torta de mamona em casa:

Fonte: ABC do Bonsai.

Os benefícios às plantas

A torta de mamona não tem o potencial tóxico no solo. Aliás, ela possui cerca de 40% de proteínas, que contém nitrogênio. O total de nitrogênio isoladamente é de 6%, em média.

A vantagem é que esses são os nutrientes que as plantas mais precisam para crescer de uma forma marcante e vigorosa.

Além de seu efeito de adubação, pela quantidade excessiva de proteína mais um percentual de nitrogênio suficiente, existe também um efeito que não se conhecia há um tempo atrás: o nematicida.

Dessa maneira, existe um efeito inibidor que mata os nematoides, aqueles parasitas que ficam na terra e podem se alimentar diretamente das raízes da planta. A adubação com a torta de mamona elimina esses parasitas.

Sementes de mamona secas para preparo de torta
Para produzir a torta de mamona, as sementes deverão estar secas ao sol ou usando um forno.

O adubo é também considerado um condicionador de solo, ou seja, ele melhora a qualidade geral da terra, facilitando a aeração, controlando a umidade, e retendo melhor os nutrientes.

A diferença de outros adubos

O principal nutriente que a torta de mamona repõe no solo é o nitrogênio, com uma quantidade superior em relação aos adubos químicos. Assim sendo, o nitrogênio libera os nutrientes aos poucos, mantendo o solo úmido, sendo um dos responsáveis no crescimento das plantas.

Desse modo, existe uma grande diferença dessa torta de mamona em comparação aos adubos químicos e outros minerais usados na adubação, como por exemplo, a ureia.

Quando você aplica a ureia, a planta tem que utilizar tudo na hora ou o produto acaba indo embora. Com isso, o nitrogênio é liberado com uma rapidez muito grande. Assim, parte desse importante material na adubação acaba se perdendo no solo.

Os estercos, por exemplo, são os famosos adubos orgânicos, mas eles também têm um fator negativo, pois demoram muito até liberar aquele nitrogênio às plantas. Dessa forma, a planta pode acabar não utilizando o nitrogênio na hora que ela precisa.

Vantagem da torta de mamona

Já a torta de mamona entra numa liberação intermediária do nitrogênio. Ela demora em torno de uns 3 meses para liberar todo o hidrogênio que tem dentro dela, e vai ocorrendo ao longo do tempo à medida que a planta vai precisando.

Como dissemos acima, se você solta todo o hidrogênio de uma vez às plantas, elas não conseguem utilizar tudo de uma vez e esse nutriente acaba sendo desperdiçado.

Além disso, as cascas da mamona formam uma camada de matéria orgânica no solo, o que melhora estrutura da terra.

Dessa maneira, contribui diretamente na capacidade de retenção de água no solo, principalmente na composição e formação de micro-organismos.

Torta de mamona com farinha de ossos

Há ainda uma outra dica interessante no preparo da torta de mamona: misturá-la com farinha de ossos.

A farinha de ossos ajuda no desenvolvimento das raízes e do caule da planta, além de evitar a acidez do solo. Portanto, nessa mistura, além do nitrogênio (da mamona), adiciona-se mais um nutriente à terra: o cálcio.

Mesmo assim aconselha-se verificar as informações do fabricante na embalagem da farinha de ossos e se possível, realizar uma análise de solo antes da aplicação dos fertilizantes.

Como aplicar a torta de mamona

Para fazer a adubação, na realidade, tudo depende da quantidade de terra que você tem no vaso, o tamanho dele ou então se você está plantado no chão e principalmente do tamanho da planta que vai receber esse adubo. Dessa forma, vamos citar algumas doses que devem aplicadas.

Em hortas, canteiros de flores e gramados, antes de plantar, o ideal é aplicar mais ou menos uns 300 ml, ou seja, mais ou menos 20 colheres de sopa por metro quadrado.

Assim que aplicar a torta de mamona no solo, mexa bem até dar uma incorporada na terra e espere 15 dias para só depois fazer o plantio.

A aplicação no vaso depende muito do tamanho. Mas, considere de uma a três colheres de sopa. No intervalo entre um a dois meses, você volta aplicar esse fertilizante.

Se você já fez a sua torta de mamona, é hora de conhecer mais detalhes de como fazer a adubação de sua horta ou qualquer outro tipo de plantio. Confira no vídeo abaixo:

Fonte: Mundo Verde Horta Orgânica.

Conclusão

Gostou do artigo sobre como preparar a torta de mamona e os seus benefícios na adubação?

Só lembrando que, caso não tenha tempo ou matéria-prima disponível, esse adubo pode ser comprado facilmente em casas de jardinagem e supermercados. No MF Rural você também encontra várias opções.

Em se tratando se adubo, nossa sugestão também é acessar nosso artigo sobre como fazer uma adubação com esterco, outra boa alternativa na substituição dos fertilizantes industriais.

Post Relacionado