Benefícios da banana, fruta cheia de nutrientes

Benefícios da banana, fruta cheia de nutrientes

Em termos de benefícios nutricionais, poucos alimentos podem ser comparados à banana, que é considerada a fruta mais consumida no Brasil. Ela concentra um grande número de nutrientes e vitaminas e, dessa forma, se torna muito atrativa.

Fazendo parte de uma dieta balanceada, a banana ajuda a regular a pressão sanguínea, melhorar o funcionamento dos músculos, aumentar a energia diária, entre outros benefícios.

Portanto, é uma fruta muito versátil, podendo ser consumida madura ou verde, in natura ou utilizada na preparação de pratos doces e salgados. As propriedades podem variar, principalmente a nível digestivo.

Neste artigo vamos apresentar os principais nutrientes da banana e seus benefícios ao nosso organismo. Boa leitura!

Nutrientes presentes na banana

Existem muitas variedades de banana, como a nanica, a prata e a da terra, e as diferenças entre elas se dão principalmente no tamanho, textura e sabor.

Independentemente do tipo que você gosta de consumir, os nutrientes são basicamente os mesmos. Conheça os principais:

Potássio

Apresentando em torno de 100 calorias, uma banana de tamanho médio é rica em potássio, mineral que desempenha funções importantes no regulamento da pressão e no funcionamento dos músculos.

Uma pessoa com deficiência desse nutriente pode apresentar problemas cardíacos e no sistema nervoso, além de sentir dores musculares e cãibras com maior frequência.

Benefícios da banana e outras frutas
Frutas como a banana, o abacaxi, limão e a manga estão entre as mais nutritivas à nossa alimentação.

Magnésio

Aliado ao potássio, a banana é rica em magnésio, outro nutriente essencial na manutenção e funcionamento muscular, além de atuar em conjunto com o cálcio para gerar ATP, energia química responsável por inúmeras funções do organismo.

Vitamina B6

A vitamina B6 está presente nessa fruta e é uma importante aliada do sistema imunológico, fortalecendo-o e prevenindo uma série de deficiências, como a anemia, e diminuindo as chances de desenvolvimento de doenças, uma vez que a vitamina B6 é protagonista na formação de antígenos e anticorpos, glicoproteínas de defesa.

Carboidratos

Além do seu valor nutricional, a banana também consegue atender muito bem à necessidade de energia do organismo, já que é fonte de carboidratos.

Livre de sódio e gorduras maléficas, a banana pode ser preparada em forma de vitamina, smoothie, sorvete caseiro e outras receitas. Assim sendo, complementa a energia necessária às atividades do dia a dia.

Consumo de banana por atletas
O consumo de banana é muito importante para quem pratica atividades físicas e melhora o desempenho de atletas.

Leia também: Como plantar banana – aprenda em 6 passos.

Fibras

Com um volume considerável de fibras, a banana é uma fruta que oferece um nível satisfatório de saciedade, sendo excelente para consumo em dietas e nos intervalos entre as principais refeições diárias.

Ela (banana) tem muito açúcar, mas também tem muitas fibras e essas fibras não deixam que você armazene gordura no organismo e trazem saciedade“, explica a nutricionista Karin Honorato. Segundo ela, a banana também possui triptofano, um aminoácido que pode influenciar no humor e na compulsão por doces.

Além disso, é aliada do intestino e da digestão, pois fornece probióticos que contribuem para manter a microbiota intestinal saudável.

Com todos esses benefícios nutricionais citados acima, o que será que acontece se comermos duas bananas por dia? Confira a resposta no vídeo abaixo:

Fonte: Incrível.

Entre os benefícios da banana, cuidado com o açúcar!

Outro responsável por tornar essa fruta relativamente calórica e fonte de energia são os açúcares presentes nesse alimento. Assim, devido a essa característica, pessoas diabéticas devem fazer o consumo moderado dessa fruta.

A quantidade de açúcar presente é proporcional ao seu nível de amadurecimento. Assim, uma banana bem madura apresenta uma quantidade maior de açúcares do que uma verde, informações que devem ser consideradas no consumo e preparo de receitas.

Como aproveitar os benefícios da banana?

Ainda mais diverso do que os benefícios dessa fruta são as maneiras de adicioná-la à sua alimentação. A banana é um ingrediente democrático que pode ser aproveitada de muitas maneiras, seja em bolos, sobremesas e bebidas, conforme citamos acima.

Para explorar ao máximo os seus nutrientes e vitaminas, essa fruta pode ser cortada ou amassada, e congelada com o fim de facilitar o preparo de vitaminas e outras receitas, por exemplo.

Uso da banana em pratos e receitas
A banana é um ingrediente que faz parte de inúmeras receitas e traz muitos benefícios à saúde.

Ao utilizá-la fresca, recomenda-se considerar a receita e o quanto a fruta está madura, porque são fatores que interferem na percepção do doce presente e no número de calorias.

Neste artigo, você conferiu alguns dos principais benefícios da banana. Agora, que tal explorar outras frutas aliadas à sua saúde? Nossa dica é ler nosso post sobre o abacaxi, que também traz muitos benefícios ao organismo.

Post Relacionado