Como plantar e cultivar palmeiras em vasos

Como plantar e cultivar palmeiras em vasos

Com mais de duas mil espécies catalogadas, as palmeiras também podem ser plantadas e cultivadas em vasos. Nesse sentido, trata-se de uma excelente opção de planta para decorar o interior das casas e varandas.

Entretanto, é preciso seguir algumas orientações técnicas com o propósito de ter sucesso no plantio e cultivo das palmeiras em vasos.

É o que iremos abordar neste artigo. Vamos apresentar também as principais espécies que podem ser plantadas nesses ambientes, levando-se em conta que, por serem plantadas em vasos, é preciso optar primordialmente por palmeiras de menor crescimento. Boa leitura!

Características das palmeiras

Pertencentes à família Arecaceae, as palmeiras são plantas naturais de clima predominantemente tropical, nativas de países da África, América Latina e Sul da Ásia, ou seja, estão acostumadas a temperaturas mais altas. São espécies com ciclo de vida longo e crescimento lento, podendo chegar a até 40 metros de altura.

Os troncos das palmeiras têm uma denominação própria: são chamados de estipe ou espique. Na maioria das espécies são retos e esguios, mas também podem ser curtos e dilatados, porém sem crescimento lateral (galhos).

Na maioria dos casos, o estipe possui anéis, que são as cicatrizes deixadas pelas bainhas das folhas. O palmito (visível ou não) é a principal região de crescimento da planta.

Palmeiras plantadas em ambiente externo
As palmeiras são plantas que embelezam o ambiente, seja em jardins como também dentro de casa.

Além do estipe, as suas folhas também chamam atenção e por isso são espécies muito procuradas visando o plantio em jardins: possuem lâmina partida, em forma de leque ou pena.

Essas folhas variam muito em tamanho, podendo chegar a até de 12 metros de comprimento. Ficam concentradas na copa da planta, conferindo um aspecto praiano ao local onde as palmeiras são plantadas.

Devido ao tamanho da maioria das espécies, o plantio é recomendado principalmente em ambientes como jardins externos, diretamente no solo, o que confere uma beleza ímpar!

Entretanto, algumas palmeiras podem ser plantadas em vasos. É o que iremos tratar a seguir.

Leia também: Palmeiras nativas: 4 espécies para usar no paisagismo.

Como plantar palmeiras em vasos?

Com a finalidade de plantar palmeiras em vasos, primeiramente é preciso escolher as espécies que melhor se adaptam a esse tipo de cultivo, que deverão ter porte pequeno ou médio. O plantio é relativamente simples.

Comece pela escolha do vaso ideal. É preciso levar em conta que, quando bem desenvolvidas, as raízes dessa planta podem chegar a 40 centímetros de profundidade. Por isso, escolha um vaso espaçoso e resistente, com pelo menos 60 centímetros de profundidade, feito de barro ou de gesso.

Com um bom vaso em mãos, o próximo passo é começar a preenchê-lo com brita ou argila expandida por ao menos cinco centímetros, com o fim de garantir uma drenagem do solo. Depois, acrescente o substrato (terra já misturada com adubo e húmus) até metade do vaso.

Palmeira sendo plantada em vaso
Ao plantar palmeiras em vasos é preciso levar em conta detalhes como a terra utilizada e a profundidade do vaso.

A partir daí, faça o plantio da espécie escolhida, de forma ereta, preenchendo o vaso com o restante do substrato. Deixe um limite de 5 cm abaixo da borda do vaso porque, fazendo isso, vai facilitar as regas, mantendo a planta úmida e sem escorrer pelas laterais ou no chão do ambiente.

Detalhe: como as palmeiras de espécies praianas precisam de solo arenoso, o substrato deve ser usado juntamente com areia, o que vai ajudar no desenvolvimento da planta.

Espécies de palmeiras que podem ser plantadas em vasos

Conforme citamos, existem algumas espécies de palmeiras que podem ser plantadas em vasos.

Confira algumas delas:

  • Palmeira Areca Bambu – é uma das plantas mais indicadas para plantio em vasos dentro de casa ou jardins, podendo chegar aos 3 metros de altura. O tamanho dela vai depender do espaço que ela terá. Essa palmeira prefere ambientes com meia sombra e sol direto em apenas pela manhã ou final de tarde. Com muito sol, as folhas podem ficar amareladas. Apesar disso, essa espécie tolera um pouco mais de frio, mas sem a presença de ar-condicionado;
  • Palmeira Leque de Fiji – chama a atenção pela forma e aspecto bastante ornamental das folhas em forma de leque. Pode ser plantada em vasos quando ainda jovem, na decoração de interiores. Trata-se de uma espécie tolerante ao sol direto e muito exigente em umidade relativa do ar. É muito sensível às baixas temperaturas;
  • Palmeira Ráfia – originária da China, chama a atenção pelos troncos finos, pelas fibras espessas e folhas verdes grandes, verdes e saudáveis. Essa espécie é muito usada na decoração de interiores, principalmente para compor cômodos e ambientes com grandes espaços, podendo chegar a até 4 metros de altura. Essa planta não exige muitos cuidados para permanecer na melhor forma possível. Se o vaso for colocado em ambiente com sol pleno, precisa ser regada constantemente, mas com pouca quantidade de água;
  • Palmeira Phoenix – também chamada de “mini-palmeira”, devido ao seu tamanho (de 2 a 4 metros de altura), é uma planta ereta, de tronco simples, fina e elegante. Suas flores são amarelas e frutos vinho-escuros, muito apreciados pelos pássaros. Ela prefere sol pleno, mas pode ser cultivada em vasos à meia-sombra e interiores, desde que bem iluminados, sendo resistente ao frio.

Confira também: Palmeiras para ambientes internos: conheça 6 espécies,

Iluminação das palmeiras em vasos

Por ser uma planta natural de regiões tropicais, as palmeiras precisam da luz do sol, de calor e umidade. Por isso, ao plantá-las em vasos, busque por um local bem iluminado e de ambiente úmido. A temperatura ideal para o cultivo das palmeiras é de aproximadamente 22 ºC.

Palmeiras em vaso ambiente com iluminação
A iluminação é outro detalhe importante ao optar pelo plantio de palmeiras em vaso.

Sem uma boa iluminação, as folhas da palmeira perderão brilho e ficarão murchas. Sendo assim, caso a mantenha dentro de casa, procure deixá-la perto de uma janela, recebendo luz solar por pelo menos 4 horas por dia.

Como regar as palmeiras em vasos?

As palmeiras plantadas em vasos devem ser regadas pelo menos a cada 15 dias ou sempre que o solo estiver seco. Porém, é importante não deixar que a terra fique encharcada. Portanto, use a água com moderação.

Como verificar se a excesso de água? Dica: se notar que as folhas da palmeira estão ficando amareladas, diminua a quantidade de água.

Aliás, por ser uma planta tropical, precisa de umidade, caso contrário a palmeira poderá ter ressecamento, murchidão e pontas secas.

Dica: algumas vezes por semana, borrifar as folhas com água, caso a planta não esteja em um ambiente naturalmente úmido.

Folhas amareladas de palmeiras
Quando há excesso de água no solo, as folhas das palmeiras ficam amareladas. Tome cuidado!

Veja também: Palmeiras exóticas: 5 espécies para incluir no paisagismo.

Nos vasos, cuide do solo!

Com o propósito de manter as palmeiras plantadas em vasos sempre saudáveis, é preciso repor os nutrientes do solo a cada 6 meses. Nesses casos, pequenas quantidades de fertilizantes são suficientes.

Adubos orgânicos são a melhor escolha e podem ser encontrados em lojas especializadas. Além disso, fertilizantes de liberação lenta devem ser escolhidos em detrimento dos líquidos. Para algumas espécies de palmeiras, compostos de NPK são as melhores opções.

E então, gostou do artigo? Se você tem espaço suficiente em casa, confira também nosso post sobre 6 tipos de palmeiras para áreas externas. Boa leitura!

Post Relacionado