Conheça 6 tipos de palmeiras para áreas externas

Conheça 6 tipos de palmeiras para áreas externas

Arecaceae (antiga Palmae) é a família botânica que abriga as palmeiras, e tem as espécies ideais para tornar qualquer ambiente esteticamente harmonioso. Recentemente, indicamos 6 espécies de palmeiras para decoração de ambientes internos, e agora chegou a vez de listarmos algumas palmeiras para áreas externas!

Obviamente todas as espécies de palmeiras estão aptas a serem cultivadas em ambientes ao ar livre, algumas preferindo mais ou menos sol. Entretanto, alguns tipos de palmeiras apresentam um porte mais imponente, chamando atenção mesmo em áreas extensas.

Neste artigo, vamos listar 6 espécies de palmeiras para áreas externas, focando naquelas com aparência grandiosa e admirável. Confira!

Palmeira azul

Cientificamente chamada de Bismarckia nobilis, a palmeira azul é um exuberante exemplar de palmeira que pode dar vida ao ambiente exterior da sua casa.

Com um porte que pode chegar a até 25 metros, na maioria das vezes não ultrapassa os 15. Contudo, o que realmente garante um grande impacto visual são as suas folhas em forma de palma com coloração verde-azulada, que podem atingir até 3 metros de diâmetro.

Exemplares de palmeira azul em parque, tipos de palmeiras para áreas externas
A palmeira azul é originária de Madagascar e é a única espécie de seu gênero.

Palmeira leque-da-china

A palmeira leque-da-china (Livistona chinensis) também pode ser conhecida como falsa-latânia e é uma espécie que se adapta a diversos ambientes, podendo ser cultivada em sol pleno ou meia sombra.

Assim como a palmeira azul, o que chama atenção são suas folhas. Elas possuem formato de leque e costumam ser bastante numerosas. A planta pode chegar a atingir 15 metros de altura. É a palmeira com folhagem em formato de leque mais utilizada no Brasil.

Palmeira leque-da-china em área externa
Como o próprio nome sugere, esse tipo de palmeira é originária da Ásia, mais especificamente da China, Taiwan, Japão e Ilhas Ryukyu.

Leia também: Palmeiras exóticas: 5 espécies para incluir no paisagismo.

Palmeira triângulo

Palmeira triângulo (ou triangular) é o nome comum da espécie Dypsis decaryi. É chamada dessa maneira devido ao aspecto de suas folhas que formam um triângulo ao crescer em três direções com mesma distância entre si.

Esse tipo de palmeira é muito utilizada em jardins, pois causa um grande impacto visual. Pode chegar a medir 6 metros de altura e gosta de solo bem drenado. É rústica e apresenta crescimento lento.

Palmeiras triângulo com céu azul ao fundo, palmeiras para áreas externas
Assim como a palmeira azul, a palmeira triângulo é originária de Madagascar e prefere cultivo em sol pleno.

Palmeira garrafa

Uma das espécies mais exóticas da lista, a palmeira garrafa (Hyophorbe lagenicaulis) leva esse nome pois apresenta formato característico inchado na sua base. Isso se deve a peculiaridade da espécie em armazenar água nessa região, dilatando o estipe da palmeira.

Ademais, ela possui uma bainha persistente, que forma um tipo de escama que se enrola ao redor da palmeira, gerando um aspecto visual interessante. Tem crescimento lento e suas folhas apresentam coloração avermelhada quando jovens.

Palmeira garrafa em área externa
Com origem nas Ilhas Mascarenhas, esse tipo de palmeira também pode ser conhecido como Mascarena e é a menor espécie de seu gênero, atingindo no máximo 5 metros de altura.

Palmeira rabo de raposa

A palmeira rabo de raposa (Wodyetia bifurcata) é uma das preferidas dos paisagistas na hora de ladear vias, passagens e caminhos. Sua exuberância é acentuada em conjunto, pois o plantio aos pares garante uma satisfatória simetria visual.

Evidentemente, o grande destaque dessa planta está em suas folhas cuja aparência lembra um rabo de raposa. Isso devido às reentrâncias atingirem a nervura central, formando diversos pseudo-folíolos. Essa palmeira pode atingir até 12 metros de altura, tem crescimento rápido e se adapta à diversos ambientes.

Exemplar de palmeira do tipo rabo de raposa
Essa palmeira é originária da Austrália, é a única representante da sua espécie e possui alto valor comercial.

Veja também: Palmeiras nativas: 4 espécies para usar no paisagismo.

Palmeira imperial

Por fim, temos uma das espécies de palmeiras mais majestosas: a palmeira imperial (Roystonea oleracea). Esse tipo de palmeira pode atingir até 40 metros de altura e suas folhas 4 metros de comprimento.

É muito utilizada em avenidas, praças e jardins. Gosta de sol pleno, suporta o frio e vai bem em regiões litorâneas. É apropriada somente para locais espaçosos.

Dentre as palmeiras para áreas externas, a mais imponente é a palmeira imperial
Essa palmeira de origem venezuelana compõe o famoso corredor de palmeiras imperais do Jardim Botânico do Rio de Janeiro.

E então, gostou das nossas dicas de espécies de palmeiras para áreas externas? Aproveite e acesse também o nosso post com dicas de 5 espécies de plantas ornamentais para ter em casa. Boa leitura!

Post Relacionado