Abacateiro: confira os principais cuidados

Abacateiro: confira os principais cuidados

O abacateiro está presente em cerca de 10 mil hectares no Brasil, que produz aproximadamente 210 mil toneladas do fruto, figurando como o país de maior média em produtividade – em torno de 21,3 toneladas por hectare/ano.

Aliás, além de abastecer o mercado interno, o Brasil já exporta parte dessa produção (4,5 mil toneladas) à vários países, nos cinco continentes, gerando 5,3 milhões de dólares.

Por este motivo, todos que lidam com essa atividade precisam estar atentos no sentido de manter a qualidade e, acima de tudo, garantir que seus abacateiros estejam sempre saudáveis e em excelentes condições.

Mas, afinal, quais são os principais cuidados com os abacateiros? Acompanhe agora mesmo este artigo do MF Rural e saiba quais os cuidados importantes que são necessários nesse cultivo.

Cuidados com a irrigação do abacateiro

Um dos cuidados importantes visando manter seus abacateiros saudáveis é possuir um esquema de irrigação adequado. Aliás, essas árvores frutíferas precisarão de uma rega profunda e frequente, em uma periodicidade que varie entre uma ou duas vezes por semana.

Irrigação de abacateiros
A irrigação dos abacateiros deve ser feita com atenção. Evite encharcar as árvores.

No entanto, é importante que mantenha sempre um intervalo de tempo suficiente entre o fornecimento de água porque é preciso deixar o solo secar corretamente.

Lembre-se: os abacateiros prosperam quando são regados de forma adequada, mas não podem ficar alagados! Este é um dos principais cuidados.

Cuidados na aplicação de fertilizantes no abacateiro

Quando se trata do abacateiro, é interessante evitar o uso de fertilizantes durante o primeiro ano, uma vez que isso pode queimar as raízes e causar outros danos que não são adequados ao plantio.

Após este período, faça um uso balanceado desta substância cerca de quatro vezes ao ano. Nesse sentido, aqui vai uma dica extra: os abacateiros mais velhos se beneficiam de fertilizantes nitrogenados aplicados durante o final do inverno e início do verão. Este é um dos cuidados necessários.

Cuidados com a poda do abacateiro

Os abacateiros são muito fáceis quando se trata de cuidados. Só é preciso podar durante o final do inverno ou no início da primavera. Essa poda é feita apenas para remover o material morto. Portanto, não exagere!

Abacateiro carregado de frutos
A poda dos abacateiros deve ser feita com cuidado. Se for manter a altura, corte apenas os galhos mais altos.

Se for manter o limite de altura dos abacateiros, apare-os levemente cortando os galhos mais altos.

Caso queira manter sua largura, apare os galhos longos e trabalhe cortando outros que estejam salientes. Depois, deixe-os crescer de forma livre e veja quão belos ficarão!

No vídeo abaixo, confira uma técnica que possibilita a produção de abacate durante quase todo ano:

Fonte: Rio Grande Rural.

Compre produtos de qualidade

Por último, mas não menos importante, é fundamental que se conscientize sobre a compra de produtos de qualidade no tratamento do seu abacateiro.

Nesse sentido, o MF RURAL pode te auxiliar nos cuidados, uma vez que é consagrado com um dos principais marketplaces do agronegócio e possui muitos parceiros nesse segmento.

No nosso site, você tem acesso aos principais compradores e vendedores de bens e serviços voltados ao setor. Logo, sempre terá acesso a itens de excelência e por um bom preço!

Gostou do artigo? Então aproveite para ler também nosso post sobre como plantar abacate! Boa leitura!

Post Relacionado