Cultivo de eucalipto: mercado em alta e produção brasileira

Cultivo de eucalipto: mercado em alta e produção brasileira

O Brasil é referência mundial em cultivo de eucalipto, estando entre os principais produtores de celulose, papel e painéis de madeira. O mercado de eucalipto, por exemplo, utiliza aproximadamente 700 milhões de mudas por ano.

O eucalipto é utilizado com preferência em razão de sua alta produtividade, medida em volume de madeira produzida por unidade de área/ano, além de sua curta rotação (tempo decorrido entre o plantio e a colheita das árvores).

Uma das grandes vantagens do eucalipto para o mercado é a sua sustentabilidade, pois trata-se de um material renovável com origem em florestas plantadas. De acordo com a Indústria Brasileira de Árvores (Ibá), o setor de florestas plantadas no Brasil está constantemente investindo no melhoramento genético e no alto nível profissional das empresas de silvicultura.

Folha de eucalipto
O investimento no melhoramento genético aumenta a produtividade do eucalipto

Outros fatores importantes que colocam o Brasil em posição de destaque na produção de eucalipto são as condições do solo e de clima. A partir disso, possibilitou-se que a produtividade média no país fosse registrada em 36 metros cúbicos por hectare/ano, no ano de 2018.

Mercado em alta

A madeira de eucalipto pode ser utilizada como matéria-prima de diversos produtos. Desde o papel e as embalagens, que são produtos básicos presentes diariamente na vida das pessoas, até na indústria siderúrgica para a fabricação de ferro e aço.

Outro ponto positivo desse material está no seu uso como combustível renovável, uma vez que o cavaco é muito eficaz na geração de energia térmica, bem como na secagem de grãos. Além disso, o eucalipto está presente também na construção civil e na fabricação de móveis (produção de painéis reconstituídos, por exemplo).

Produção brasileira de eucalipto

O plantio de eucalipto é realizado principalmente nos Estados de Minas Gerais (24%), São Paulo (17%) e Mato Grosso do Sul (16%).

Nos últimos sete anos, o crescimento médio da área de eucalipto foi de 1,1% ao ano, com o Mato Grosso do Sul liderando essa expansão, sendo que sozinho apresentou uma taxa média de crescimento de 7,4% ao ano.

Árvores de eucalipto
O mato grosso lidera a expansão do mercado de eucalipto com crescimento de 7,4% ao ano.

No Espírito Santo o eucalipto é fonte de renda garantida pelo agricultor. O estado apresenta cerca de 250 mil hectares de florestas de eucalipto. A madeira é usada tanto em toras, para produção de celulose, quanto para cercar propriedades, produzir móveis, carvão e lenha.

Além da adaptação natural das plantas, o melhoramento genético vem sendo feito há mais de 40 anos, viabilizando uma produtividade média de 50 metros cúbicos e um crescimento de 10 metros cúbicos.

Para a produção de 2,3 milhões de toneladas de celulose por ano, três fábricas devoram cerca de 8 milhões de metros cúbicos de madeira e 90% do que é produzido é destinado à exportação.

A produtividade de eucalipto é um dos fatores que mais chama a atenção no Brasil. O seu mercado cresce 5,8% ao ano (equivalente a 500 mil toneladas de celulose) e a área plantada aproximadamente 50 mil hectares por ano. Cerca de 70% da matéria prima utilizada pelas indústrias provém de florestas próprias.

Quanto à colheita, esta é realizada em árvores a partir de seis a sete anos de idade.

Anuncie no MF Rural e tenha seu produto visto por todo o Brasil. Acesse aqui!

Post Relacionado