Plantio de eucalipto: melhores práticas

Plantio de eucalipto: melhores práticas

As melhores práticas do plantio de eucalipto garantem uma produção com bons resultados na hora da colheita.

 

Muitos produtores enganam-se, baseados em senso comum sobre essas espécies de árvores, e acabam não atingindo o que era esperado em sua produção.

 

Apesar de sua adaptação fácil, o terreno precisa ser preparado para o plantio do eucalipto.

 

Além disso, é necessário entender mais sobre as espécies e suas características para saber o destino das vendas do produto e também para adequar ao clima da região.

 

Ficou interessado em cultivo de eucalipto? Confira essas informações que selecionamos sobre as boas práticas de plantio.

 

Não se esqueça também de ver outros conteúdos como este em nosso site.

 

 

Plantio de eucalipto deve ser longe de áreas urbanas

 

Parece um tanto óbvio, mas não é. Muitos pensam que o eucalipto pode ser plantado em qualquer local pela sua fácil adaptação.

 

A realidade é que as árvores desenvolvem facilmente independente do terreno, seja plano, com declínio, enfim, isso é uma verdade.

 

Entretanto, muitos esquecem que a árvore precisa de uma grande extensão de terra para ganhar o aspecto frondoso que o produtor deseja. Daí a necessidade de levar essas mudas para regiões mais rurais, onde há campos mais abertos para plantio.

 

Há uma grande demanda por eucalipto no mercado e dar espaço para que as árvores desenvolvam-se é o segredo para alcançar lucro com essa produção.

 

 

Abrir espaço para os carregadores

 

O corte é um momento muito esperado para o produtor. Afinal, toda a equipe trabalhou desde a preparação do solo para alcançar bons resultados.

 

Por isso, para que haja facilidade na hora de cortar as árvores, é preciso que o produtor pense no acesso dos carregadores.

 

Fileiras de eucaliptos com espaçamentos
É preciso abrir intervalos entre as fileiras para facilitar o momento do corte.

 

Antes mesmo de iniciar o plantio é preciso abrir espaços entre as fileiras, áreas livres para acesso de carregadores no momento do corte. Esses espaços devem levar a área de plantio até a propriedade sem problemas de acesso.

 

Como dissemos, as árvores precisam de espaço para alcançarem seu potencial máximo. Para isso, é necessário abrir intervalos de 5 metros entre as fileiras.

 

Claro que o espaçamento pode mudar de acordo com a finalidade do eucalipto, pois os usados para lenha ou carvão necessitam de espaçamento menor do que aqueles para faqueação e laminação da madeira. Então, fique atento às especificidades da espécie que plantou.

 

 

Escolha das espécies de eucalipto

 

Você não pode produzir eucalipto com a finalidade de vender o mesmo tipo para fabricação de móveis e de lenha, por exemplo. Isso acontece porque existem mais de setecentas espécies no mundo de eucalipto.

 

Árvores de eucalipto vista de baixo pra cima
A escolha da espécie de eucalipto para o plantio é importante ser definir de acordo com a finalidade da venda.

 

Dentre as mais usadas para comercialização temos aquelas que se adaptam melhor a diferentes finalidades. Então, para que o produtor não fique frustrado ele precisa ter planejamento sobre o destino que deseja para a sua produção.

 

Por exemplo, as cinco principais espécies de eucalipto são cloeziana, grandis, citriodora, saligna e urophylla.

 

Essas espécies são para, respectivamente, construção civil e âmbito rural, serraria e laminação, óleo, móveis mourões, biomassa combustível e produtos de limpeza; postes, embalagens, assoalhos, caibros, mobiliário e vigas, produção de ferro, celulose, aço e papel.

 

São apenas alguns exemplos englobando as espécies mais plantadas em nosso país. E como pudemos ver são selecionadas pelos produtos conforme o destino que ele deseja para venda.

 

Então, é importantíssimo estudar primeiro o mercado e entender as características do eucalipto que deseja produzir. Questões como densidade, por exemplo, podem significar mais adequação para fabricação de móveis.

 

 

Preparo da área de plantio

 

Ainda que o eucalipto seja prático de ser cultivado por adaptar-se com facilidade, isso não quer dizer que o solo não precisa de preparação. É importante garantir que o terreno onde será feito o plantio tenha recebido uma limpeza adequada.

 

Preparo do terreno para plantio do eucalipto
É importante que o terreno onde será feito o plantio esteja com uma limpeza adequada

 

O objetivo da limpeza é retirar ervas daninhas, pragas, além de ser seguida da subsolagem com adubo fosfatado.

 

Assim o terreno fica preparado para receber a plantação de eucalipto sem comprometer a saúde da plantação e seu crescimento.

 

 

Fique atento ao clima

 

O clima também é um fator importante quando falamos sobre o eucalipto. Em termos gerais, as épocas chuvosas são muito propícias para iniciar a plantação do eucalipto.

 

Isso acontece por conta das mudas necessitarem de mais umidade para alcançar seu potencial de crescimento. Então, ao fazer o plantio em época de chuvas as mudas conseguem firmar melhor no solo e há menores perdas relacionadas à morte da raiz, o que evita prejuízos para o produtor.

 

Somado a isso, é verdade que a árvore de eucalipto adapta-se bem em qualquer região. Entretanto, é interessante pesquisar sobre espécies que sejam mais propícias a crescerem de acordo com as características do clima da sua região.

 

Por exemplo, o clima quente, solo fértil, pode ser indicado para plantio de Eucalyptus Saligna Smith, e assim por diante. Dessa forma, você evita perdas na hora do corte, porque as árvores terão encontrado ambientes mais indicados para crescerem saudáveis.

 

Essas são as melhores práticas quando o assunto é o plantio de eucalipto. Apesar de ser uma escolha mais prática para desenvolvimento, é preciso ter cuidados para que as condições sejam favoráveis ao crescimento da plantação.

 

trator empilhando toras de madeira de eucalipto
As indústrias têm grande interesse pela madeira do eucalipto

 

Saiba que o que não falta hoje é mercado para venda de eucalipto e muitas fábricas compram de produtores antes mesmo de ser feito o corte. Isso mostra como há demanda em diferentes setores, um dos motivos que fazem o eucalipto chamar a atenção dos produtores.

 

Muitos inclusive usam plantações de eucalipto para garantirem sua aposentadoria, por exemplo, como uma espécie de investimento. Nesse caso é ainda mais relevante aprender o máximo sobre o assunto, principalmente se o produtor não tiver muita experiência na área.

 

Procure seguir essas dicas na hora de efetivar a plantação do eucalipto em sua região, para que haja sucesso na hora de fazer o corte e consiga ter o máximo de aproveitamento.

 

Veja abaixo dois sistemas diferentes de corte de eucalipto:

 

Corte com motoserra. Fonte: Eron da Silva

 

 

Corte com Feller John Deere 634K. Fonte: As Máquinas Pesadas

 

Se você gostou, não deixe de conferir outras postagens como esta em nosso site e fique por dentro de todos os setores do agro.

 

Veja também: Saiba mais sobre as agroflorestas e suas vantagens