Fertirrigação: o que é e quais suas vantagens

Fertirrigação: o que é e quais suas vantagens

A fertirrigação, uma técnica que consiste na aplicação de fertilizantes juntamente com a irrigação, pode trazer muitos benefícios tanto às plantas, pois acelera o ciclo dos nutrientes, como também aos agricultores, porque poderão economizar tempo e dinheiro.

Além disso, após o investimento inicial na implantação do projeto, a fertirrigação tem a vantagem de um custo relativamente baixo se comparado aos manejos de uma adubação convencional. Ademais, essa prática aproveita a boa oferta de fertilizantes solúveis disponíveis no mercado.

Sendo assim, neste artigo vamos explicar como a fertirrigação pode ser feita e quais as vantagens de adotá-la. Confira!

Como é feita a fertirrigação?

A fertirrigação pode ser feita utilizando os sistemas de irrigação por gotejamento e microaspersão. Veja a seguir:

Fertirrigação por gotejamento

A sistema de irrigação por gotejamento é considerado o mais eficiente para a prática da fertirrigação, uma vez que os nutrientes são aplicados de forma a se infiltrarem diretamente no solo, fazendo com que a absorção seja diretamente nas raízes, e não via foliar.

Utiliza-se mangueiras de polietileno com gotejadores distribuindo lentamente a água enriquecida com o fertilizante em linha reta, acompanhando a faixa de plantio da cultura em questão.

Sistema de irrigação localizada que pode ser usada na fertirrigação
A irrigação por gotejamento é uma forma de irrigação localizada, que permite que o solo fique úmido em maior profundidade.

Nesse tipo de fertirrigação é muito importante que se tenha conhecimento sobre a mobilidade dos nutrientes no solo e a exigência de nutrientes da cultura a cada fase do ciclo.

Fertirrigação por microaspersão

No caso da microaspersão, trata-se de um sistema de irrigação que lança, por meio de asas giratórias conhecidas popularmente como “bailarinas”, gotículas sobre a superfície do solo, de maneira suave e branda.

As vantagens de realizar a fertirrigação por meio desse tipo de sistema de irrigação estão na adaptação aos variados tipos de solo, poucas perdas por evaporação, baixo custo de mão de obra e pouca ou nenhuma suscetibilidade à ação dos ventos.

Sistema de irrigação por microaspersão, utilizado para fertirrigação de frutíferas
A fertirrigação por microaspersão costuma ser recomendada para árvores frutíferas, uma vez que consegue atingir um perímetro maior.

Leia também: Irrigação e segurança alimentar: qual o papel da eficiência?

Quais as vantagens da fertirrigação?

Com relação às lavouras, com os fertilizantes em forma líquida, esses nutrientes chegam rapidamente até às raízes, carregados pela água, sendo absorvidos pelas plantas em quantidade ideal ao seu crescimento e desenvolvimento fisiológico. Além disso, é possível também corrigir falhas nutricionais com muito mais eficácia.

O planeta também é um dos grandes contemplados pelos benefícios dessa prática, tendo em vista o uso calculado e racional da água e uma maior independência por parte do agricultor dos períodos de chuva.

O solo também é beneficiado, pois com a fertirrigação, a aplicação de grandes doses de nutrientes no solo é reduzida. Isso, consequentemente, melhora a sua qualidade, pois evita mudanças bruscas do pH, responsáveis pelo picos de alcalinidade ou de acidez do solo.

Benefícios da fertirrigação ao solo e plantas
As plantas absorvem melhor e de forma mais rápida os nutrientes através da fertirrigação.

Ao produtor rural, certamente com os benefícios que ocorrem nas lavouras, a expectativa é de um aumento na produtividade e, consequentemente nos lucros na hora da comercialização.

É claro que, com o propósito de obter todas essas vantagens da fertirrigação, há necessidade de um acompanhamento criterioso e detalhado, além de uma avaliação contínua dos efeitos dessa prática.

Veja também: Confira os cuidados necessários na compra de fertilizantes.

Prós e contras

Para concluir este artigo, vamos apresentar um resumo das vantagens e das desvantagens da fertirrigação. Os pontos positivos e também aqueles em que o agricultor precisa levar em conta ao investir nessa técnica:

Vantagens:

  • Economizar no uso de mão de obra para aplicação da fertirrigação – sistema é auto suficiente;
  • Economia e eficiência no uso de fertilizantes: por serem solúveis, chegam mais rápido às raízes;
  • É possível controlar a profundidade da aplicação, em função da lâmina de água;
  • Menor compactação do solo e danos físicos à cultura.

Desvantagens

  • Custo inicial elevado na implantação do projeto de fertirrigação, compensado depois pelas vantagens já citadas acima;
  • Existe o risco de ocorrer entupimentos, havendo necessidade de manutenção nos equipamentos;
  • Escolha correta de fertilizantes;
  • Necessita de mão de obra especializada na sua aplicação.

Afinal, qual a melhor escolha? Manter apenas o sistema de irrigação ou investir na fertirrigação? Confira no vídeo:

Fonte: Rio Grande Rural.

Gostou do artigo de hoje e quer se aprofundar neste assunto? Então aproveite e confira também nosso artigo que trata dos fatores que influenciam na escolha do sistema de irrigação. Boa leitura!

Post Relacionado