ENEL leva caravana de serviços a Turvelândia

ENEL leva caravana de serviços a Turvelândia

Iniciativa teve troca de lâmpadas, de geladeiras para clientes pré-selecionados, atendimento móvel e cadastro no programa Tarifa Social de Energia Elétrica. Distribuidora também realizou mutirão de manutenção na rede elétrica do município nesta semana.

A Enel Distribuição Goiás levou a Caravana #EnelPorVocê para Turvelândia, em parceria com a Prefeitura Municipal. Durante a ação, a população turvelandense contou com uma série de serviços, como troca de 30 geladeiras à clientes pré-selecionados pela Secretaria de Assistência Social, troca gratuita de lâmpadas, atendimento móvel e cadastro no programa Tarifa Social de Energia Elétrica para clientes de baixa renda.

A companhia também realizou um grande mutirão de manutenções na rede elétrica de Turvelândia, incluindo podas de árvores e correções de pontos degradados. Cerca de 30 profissionais atuaram na poda de 50 árvores em contato com a rede elétrica, manutenção em 10 estruturas degradadas, como postes, cruzetas e isoladores, e limpeza de cerca de 600 metros de faixa de servidão na área rural.

Mutirão da Enel em Turvelândia
Durante a Caravana #EnelPorVocê, a empresa realizou mutirão de serviços em Turvelândia, como poda de árvores.

Adicionalmente, vamos trocar um transformador que está sobrecarregado por outro novo e mais potente. Com isso, aumentaremos a qualidade e a confiabilidade do fornecimento de energia na região. Além disso, faremos a instalação de espaçadores de rede em 4 circuitos. Esses equipamentos evitam que os cabos toquem uns nos outros, causando o desarme do fornecimento de energia”, ressalta Roberto Vieira, diretor de Planejamento e Gestão da Enel Distribuição Goiás.

Caravana #EnelPorVocê em Turvelândia

A Caravana #EnelPorVocê teve a participação do projeto Enel Compartilha Consumo Consciente, com o “Troca de Geladeiras” e o “Troca de Lâmpadas”.

Nesta edição, 30 geladeiras foram destinadas à clientes pré-selecionados pela Secretaria Municipal de Assistência Social. Já a troca de lâmpadas incandescentes ou fluorescentes por modelos LED beneficiou qualquer cliente residente em Turvelândia (até 10 lâmpadas por cliente). Os modelos trocados são até 80% mais econômicos e duram até 10 vezes mais.

Os clientes contaram ainda com as facilidades de uma Loja Móvel da Enel, onde foram oferecidos todos os serviços disponíveis nas lojas tradicionais da empresa, como parcelamentos, religações, negociações de débitos e ligações novas.

Atendimento na Loja Móvel da Enel
Moradores de Turvelândia foram beneficiados com a Loja Móvel da Enel que ofereceu diversos serviços.

Outro benefício foi oferecido aos clientes aptos a participar do Programa Tarifa Social de Energia Elétrica, que concede descontos de até 65% na conta de energia elétrica dos clientes baixa renda. São aqueles que estavam com cadastro atualizado no CadÚnico e preenchem os requisitos do programa do Governo Federal.

Investimentos da Enel em Turvelândia

Desde que assumiu a distribuição de energia em Goiás, a Enel já investiu R$ 3 milhões em obras de melhoria, manutenção, expansão e digitalização do sistema elétrico de Turvelândia.

Roberto Vieira explica que, para aumentar a confiabilidade do sistema elétrico do município e diminuir as interrupções do fornecimento de energia, a companhia intensificou o número de manutenções preventivas e corretivas em todo o município.

De acordo com ele, somente entre 2020 e setembro de 2021, a companhia já realizou 2.533 podas de árvores que estavam em contato com a rede, corrigiu 1.005 pontos de degradação, como cabos deteriorados, cruzetas e isoladores danificados, e limpou cerca de 600 quilômetros quadrados de faixa de servidão na zona rural.

Diretor da Enel faz balanço de investimentos
Durante o evento, o diretor de Planejamento e Gestão da Enel Distribuição Goiás, Roberto Vieira, fez um balanço dos investimentos realizados em Turvelândia.

Aliadas às manutenções, a Enel tem investido fortemente na digitalização da rede elétrica de Turvelândia, por meio da instalação de equipamentos telecontrolados. Os aparelhos telecomandados permitem a operação do sistema elétrico de forma remota, pelo Centro de Operações, localizado em Goiânia, dando mais agilidade na retomada do fornecimento de energia em casos de falhas. Estes podem ser instalados em redes trifásicas e monofásicas.

Até o momento, o município já conta com 5 equipamentos telecontrolados, entre religadores automáticos e chaves telecomandadas, nas redes trifásicas. Além disso, outros 8 religadores automáticos de redes monofásicas, chamados de TripSaver, já estão em operação na zona rural do município.

O TripSaver substitui as chaves fusíveis tradicionais, que são conhecidas pelos clientes como ‘bananas’ ou ‘canelas’. Quando ocorre um desarme na rede que possui uma chave fusível, causada por um efeito transitório, como o toque da vegetação ou de um animal, por exemplo, é preciso que uma equipe vá ao local para rearmá-la. Nos pontos onde existem os TripSavers, ocorre o rearme automático do circuito. O equipamento faz três tentativas, sendo uma a cada 12 segundos. Se depois dessas três manobras o circuito continua desarmando, o equipamento sinaliza ao Centro de Operações que é necessário o envio de uma equipe para percorrer a rede e entender qual é a causa daquela falha”, descreve Roberto.

Caravana #EnelPorVocê em Turvelândia
A Caravana #EnelPorVocê está percorrendo o Estado de Goiás, proporcionando muitos benefícios aos moradores.

O diretor acrescenta que todas essas ações já refletem nos indicadores de qualidade da empresa no município, que tiveram melhora expressiva no período de atuação da Enel em Goiás. Em 2018, a cidade tinha uma frequência média de interrupções no fornecimento de energia de 26 vezes ao ano e essas interrupções tinham uma duração média de 65,7 horas.

Em setembro de 2021, os indicadores de qualidade em Turvelândia já tiveram melhoras expressivas: a frequência das quedas de energia caiu para 13 vezes ao ano (- 50%) e a duração baixou para 30 horas (- 54%). As melhorias já são muito significativas, mas sabemos que esse ainda não é o número ideal e por isso seguiremos investindo fortemente em todo o sistema elétrico, para dar aos turvelandenses a qualidade do fornecimento de energia que eles merecem”, completa.

Post Relacionado