Plantas ornamentais: confira 5 espécies para ter em casa

Plantas ornamentais: confira 5 espécies para ter em casa

De forma geral, as plantas ornamentais proporcionam felicidade e frescor em qualquer ambiente. E, justamente por essa razão, estão cada vez mais sendo usadas dentro de casa.

Ademais, são excelentes opções visando servir tanto como decoração interna como também em projetos de paisagismo em jardins e outras áreas externas.

Neste artigo, selecionamos cinco plantas ornamentais que são ótimas opções para compor o seu espaço. Conheça mais sobre cada uma delas. Boa leitura!

Afinal, o que são plantas ornamentais?

Basicamente, as plantas ornamentais são aquelas cujo cultivo acontece por sua beleza. Portanto, são plantas cujo visual é bastante atraente, coloridas e especiais.

O cultivo dessas espécies de plantas vem desde a antiguidade. Há registros em pintura da civilização Minóica, em Creta (entre os séculos XXX e XV a.C), no qual era retratado o lírio branco. O motivo era o mesmo de até hoje: os humanos cultivavam essas espécies por sua beleza.

Aos poucos, com os cruzamentos de espécies, de fato foi possível obter plantas com maior resistência a determinados climas, flores maiores ou folhas em formatos e cores diferentes.

Vasos com plantas ornamentais para decoração
Existe uma grande variedade de plantas ornamentais com diferentes tamanhos, formatos e cores de folhas e flores.

A maioria delas possui flores grandes, vistosas e coloridas, além de folhagens de variadas cores e texturas. Elas florescem em diferentes épocas do ano e, com a ajuda de um paisagista, destacam os ambientes, proporcionando beleza estética e bem estar.

Leia também: Plantas para jardim: confira as melhores para a sua casa.

Por que ter plantas ornamentais em casa?

Estudos indicam que em um ambiente interno podem existir 10 vezes mais poluentes do ar em relação aos ambientes externos. É o caso, por exemplo, dos quartos dos bebês, onde os pais gostam de pintar as paredes, comprar móveis novos e decorar tudo com brinquedos. Diante dessa situação, as plantas ornamentais atuam como filtros de ar naturais.

Aliás, ter plantas ornamentais em casa traz outros benefícios, além de “limpar” o ar do ambiente. Confira alguns:

  • Ajudam a relaxar – experimente ter plantas cujas flores tenham pétalas roxas, como as violetas. Essa cor age como tranquilizante e ajuda a diminuir as doses de adrenalina do corpo, auxiliando no relaxamento. Plantas com flores também ajudam a diminuir os níveis de estresse;
  • São umidificadores naturais – as samambaias podem substituir os umidificadores mecânicos. Então, coloque algumas delas espalhadas pela casa. Assim, durante a transpiração, as gotículas de água ajudam a hidratar o ar do ambiente;
  • Fornecem energia – a cor vermelha é bastante estimulante, aumenta o apetite e ajuda a dar mais energia.
  • Ajudam na concentração – principalmente no caso de estudantes. Experimente colocar uma planta no ambiente de estudo;
  • Melhoram a visão – se você está com os olhos cansados ou irritados, após horas na frente de um computador, experimente olhar para uma planta. Elas ajudam a aliviar a tensão.
Plantas ornamentais decorando ambiente
As plantas ornamentais ajudam a decorar o seu ambiente e também trazem benefícios ao nosso organismo.

Agora que você já conhece as qualidades e benefícios das plantas ornamentais, vamos aos 5 exemplos que separamos:

1. Samambaia agrega muito em qualquer espaço

Não dá para falar de plantas ornamentais sem citar a samambaia. Ela é umas das espécies mais antigas do mundo e combina com diversos tipos de ambiente.

As samambaias podem ser plantadas em qualquer vaso, inclusive pendurados, desde que não retire a umidade ideal que beneficia as raízes.

Elas são plantas de fácil adaptação às condições climáticas variadas. Com o fim de que se desenvolvam apropriadamente é importante que sejam regadas todos os dias e recebam luz moderada.

Samambaias tipo de plantas ornamentais
As samambaias são plantas ornamentais que decoram o ambiente e também ajudam a purificar o ar.

Algumas espécies podem chegar a até dois metros de comprimento, como é o caso da samambaia de metro (Polypodium subauriculatum).

Além disso, a samambaia não exerce apenas a função de decorar os ambientes com elegância. Conforme citamos acima, ela também consegue purificar o nosso ar.

Confira também: Conheça as epífitas: plantas aéreas.

2. Jasmim é a planta ornamental para quem gosta de flores

Planta ornamental famosa pelo perfume, o jasmim tornou-se, na tradição popular, símbolo de paz, ternura e paixão. Por ser muito florido, é ideal para quem deseja flores pelos espaços da casa.

O plantio pode ser feito em vasos ou canteiro. Ele é um arbusto que serve como trepadeira. É possível conduzi-lo em treliças, pérgolas, caramanchões.

Mas, fique atento: essa espécie gosta de locais quentes, contudo, o seu cultivo ocorre a meia sombra (5 horas de luz solar direta é o mais indicado).

Flores de jasmim em destaque
Famosa pelo seu perfume e flores, o jasmim é outra espécie de planta ornamental ideal de ter em casa.

Então, é importante que fique em quartos, especialmente pelo aroma que relaxa. Também acredita-se que a qualidade do sono pode melhorar quando o jasmim está no ambiente.

Além da decoração no interior de residências, é uma das espécies indicadas às empresas, escritórios e locais de trabalho. É mais uma daquelas plantas que ajudam a purificar o ar e eliminar gases tóxicos do ambiente.

3. A ráfia é ideal para quem busca uma espécie fácil de cuidar

A ráfia é um tipo de palmeira versátil, combina bem com qualquer decoração e é cultivada com bastante facilidade, mesmo porque não exige bastante luz, deve ser regada uma vez por semana e gosta de ser borrifada em suas folhas.

Ainda que chegue até três metros de altura, pode-se cultivá-la em espaços internos, principalmente se for na sala de estar. Assim sendo, se o objetivo é proporcionar beleza e elegância ao espaço, seguramente, a ráfia é uma alternativa interessante.

Planta ráfia com suas cores verdes
Entre as plantas ornamentais, a ráfia é fácil de ser cuidada e combina com todos os ambientes.

4. As suculentas estão cada vez mais famosas entre as plantas ornamentais

As suculentas marcam presença em vários espaços, pois é um tipo de planta versátil, com cuidados bem práticos, isto é, exige poucas regas e poderá receber luz.

Elas são capazes de crescer em condições que são inabitáveis por outras plantas, pois não exigem regas frequentes e são bastante resistentes.

O armazenamento de água frequentemente dá às plantas suculentas uma aparência mais inchada ou carnuda, transmitindo beleza em qualquer tipo de decoração.

Essa é uma das plantas ornamentais que podem se encaixar perfeitamente sobretudo na decoração da cozinha ou até mesmo no escritório.

Suculentas plantas ornamentais em vasos
As suculentas são plantas ornamentais que decoram ambientes e são bem resistentes.

5. Zamioculca: planta ornamental em ambientes rústicos

Por fim, citamos a zamioculca, a planta ornamental ideal aos ambientes mais rústicos, pois são folhas em coloração verde e brilhantes podendo alcançar até um metro de altura.

Originária da Tanzânia (África) e da mesma família os antúrios e os copos-de-leite, a zamioculca cresce bem no espaço que não tem tanta luz e com luz indireta.

Deve-se evitar expô-las ao sol direto, pois é algo que danifica a qualidade das folhas. Ademais, vive sem problemas no ambiente com ar-condicionado.

É importante que a planta não fique em um lugar que cães e crianças possam acessar, já que as folhas são tóxicas. Regar essa espécie uma vez na semana é o suficiente, dependendo do clima da cidade em que você vive.

Vaso de planta zamioculca decorando uma sala
As cores verdes da zamioculca chamam a atenção e estão entre as plantas que caem muito bem em qualquer ambiente.

Conclusão

Portanto, conforme apresentamos neste artigo, as plantas ornamentais vão muito além de transmitir beleza e ajudar na decoração de ambientes. Elas são importantes ao nosso organismo transmitindo, entre outras coisas, sensação de bem-estar.

Mas, afinal, você ainda tem dúvidas de como cuidar dessas plantas? No vídeo abaixo contém seis dicas caseiras para cuidar delas:

Fonte: Daniel Dias Virgnio.

E então, gostou do artigo? Aproveite e acesse o nosso post sobre uma espécie de planta que também pode ser usada para fins ornamentais: o girassol. Confira!

Post Relacionado