Conheça os principais tipos de ameixa e seus benefícios

Conheça os principais tipos de ameixa e seus benefícios

Que a ameixa é uma fruta deliciosa e muito nutritiva muita gente já sabe. Mas, você sabia que existem quase 2 mil tipos de ameixa ao redor do mundo?

Cada um dos tipos de ameixa possui características específicas. Elas se diferenciam pelo tamanho, formato, cor da casca e polpa e também pelo nível de doçura. Além disso, essa fruta se destaca pela sua versatilidade, podendo ser consumida desidratada (popularmente chamada de ameixa seca), in natura ou em forma de geleias, sucos, doces e bolos, por exemplo.

No Brasil, pelo menos quatro tipos de ameixa se destacam: amarela, preta, verde e vermelha. Neste artigo, iremos falar um pouco mais sobre eles, além dos benefícios dessa fruta. Boa leitura!

Conheça um pouco mais sobre a ameixa

A ameixa pertence à subfamília Prunoideae, que faz parte da família Rosaceae, juntamente com outras frutas de caroço duro, tais como o pêssego, a cereja e a nectarina.

Ela se divide em dois grandes grupos: a ameixa japonesa (embora tenha surgido na China – hoje maior produtor mundial dessa fruta) e a ameixa europeia, originária da Ásia Menor e que é adaptada a climas mais frios.

Trata-se de uma das frutas que mais se difundiram no mundo, se espalhando por quase todo o Hemisfério Norte, sendo cultivada sob várias condições climáticas.

A produção dessa fruta no Brasil país não atende a demanda de consumo, fazendo com que haja necessidade de importação do produto.

Caixas com ameixas pretas
A ameixa ainda tem uma produção que não atende à demanda de consumo no nosso país.

O cultivo nacional da ameixa se concentra principalmente nos estados do Rio Grande do Sul, Santa Catarina, Paraná, São Paulo e sul de Minas Gerais.

No Brasil, a espécie de ameixeira mais cultivada é a japonesa (Prunus salicina Lindl.), devido a sua maior adaptação ao clima subtropical-temperado.

A produção anual está em torno de 50 mil toneladas, contudo, como já mencionamos, não é o suficiente para atender à demanda, sendo necessário importar cerca de 30% do que é consumido por aqui, principalmente do Chile e Argentina.

Leia também: Como plantar ameixa: dicas para ter sucesso no cultivo.

Tipos de ameixa

Conforme citamos no começo do post, existem cerca de duas mil variações de ameixas. Elas estão divididas nos seguintes grupos: americana, damson, europeia, japonesa, ornamental e selvagem.

Na composição da ameixa há presença de punicianina, substância responsável pela tonalidade dessas frutas e, por isso, elas se apresentam em diversas cores. A seguir, vamos citar algumas informações a respeito das ameixas preta, verde, vermelha e amarela. Confira!

Ameixa preta

A ameixa preta é o tipo de ameixa que apresenta maior teor de antioxidantes. Além disso, também conta com a presença de sorbitol, uma espécie de açúcar que estimula o intestino a funcionar adequadamente.

Possui vitaminas A, B, C, E e K, além de sais minerais, como fósforo, magnésio, cobre, ferro, potássio e cálcio, que favorecem a saúde. Essa fruta proporciona maior longevidade às células, além de contribuir para o bom funcionamento do coração e artérias.

Ameixas pretas em pequeno cesto de bambu
Entre os tipos, a ameixa preta possui diversas vitaminas e ajuda no funcionamento do intestino.

Ameixa verde

Embora menos conhecida, mas muito nutritiva e pouco calórica, essa fruta é muito usada na confeitaria, isto é, em receitas de bolos e doces, por conta do seu sabor.

Possui forma ovalada e uma polpa verde pálida de textura lisa, em tamanho um pouco menor que os demais tipos de ameixas.

Mulher segurando um pote branco com várias ameixas verdes em uma mão, e mostrando uma ameixa verde na outra
Embora menos conhecida, a ameixa verde é considerada muito nutritiva. Experimente!

Ameixa vermelha

A ameixa vermelha é um dos tipos mais conhecidos e consumidos. Ela é rica em fibras e uma grande fonte de vitamina C, o que ajuda na prevenção de muitas doenças.

Conta também com flavonóides em sua composição, proporcionando ação anti-inflamatória e auxiliando na redução do risco de desenvolvimento de tumores.

Ameixas vermelhas, com detalhe para uma cortada ao meio
Entre os tipos de ameixa, a de coloração vermelha é uma das mais conhecidas. É também grande fonte de vitamina C.

Ameixa amarela

Conhecida também como nêspera, ameixa do Pará ou ameixa-japonesa, essa fruta possui sabor picante e doce, é rica em vitaminas, minerais e antioxidantes, com alto teor de açúcar, acidez e pectina.

Ademais, é rica em carotenoides, que preservam a saúde da pele, fortalecem o sistema imunológico e contribuem para o bom funcionamento da visão.

As substâncias antioxidantes ajudam a retardar o envelhecimento e a prevenir o aparecimento de problemas cardíacos, regulando a pressão arterial.

Ameixas amarelas
A ameixa amarela tem um sabor picante e doce e ajuda a prevenir doenças cardíacas.

Veja também: Abóbora: confira os tipos, benefícios e como plantar.

Benefícios da ameixa

A ameixa é uma fruta excelente para o bom funcionamento do organismo. Entre os principais benefícios à nossa saúde podemos destacar:

  • Oferece sensação de saciedade (ajuda no emagrecimento, já que possui grande quantidade de fibras);
  • Tem ação antioxidante capaz de erradicar os radicais livres do corpo;
  • Possui substâncias anti-inflamatórias;
  • Previne doenças cardiovasculares e o envelhecimento precoce;
  • Fortalece os ossos pois fornece ao organismo as necessidades diárias de boro e de potássio, nutrientes importantes para ossos saudáveis;
  • Melhora a visão, devido a presença de vitamina A, o que ajuda a prevenir doenças e condições oculares, como cegueira noturna, olhos secos, degeneração macular e catarata;
  • Proteção contra enfisema: a presença de polifenóis na ameixa seca ajuda a reduzir o risco de desenvolver essa doença pulmonar que provoca, principalmente, dificuldades na respiração.
Recipiente com ameixas secas
A ameixa traz uma série de benefícios ao nosso organismo.

E então, gostou de conhecer mais sobre os tipos de ameixa e seus benefícios? Aproveite e adquira uma muda de ameixeira no MF Rural e desfrute dessa delícia!

Acesse também o nosso post sobre a romã e conheça seus benefícios e como plantá-la. Boa leitura!

Post Relacionado