Como fazer um checklist operacional do trator?

Como fazer um checklist operacional do trator?

Fazer um checklist operacional dos tratores de uma propriedade rural é algo primordial para o bom desempenho dessas máquinas tão essenciais nas operações agrícolas. Presentes no arado e revolvimento do solo, semeadura, pulverização e colheita, muitas vezes, apenas um único trator pode auxiliar em todas essas tarefas.

Devido a importância dessas máquinas, é necessário se atentar à realização da inspeção e manutenção, a partir de um checklist operacional diário, aumentando assim a segurança do seu trator e também do operador. Esse cuidado com os tratores é fundamental para se evitar prejuízos e maiores danos à sua produção.

Lembrando que, não é apenas uma questão de evitar estragos na máquina, mas também de evitar uma série de problemas que a falta desse checklist pode ocasionar, como acidentes, gastos desnecessários e redução na produtividade final. O correto gerenciamento dos tratores traz maior segurança ao trabalhador, aumenta a vida útil do trator, reduz custos, melhora o desempenho das máquinas e é essencial para o sucesso da sua produção.

Sendo assim, preparamos esse artigo para te auxiliar nessa tarefa. Vamos citar o que deve constar no checklist operacional do seu trator, detalhar como fazer corretamente a verificação de alguns itens principais e abordar as vantagens da realização dessa etapa. Confira!

Como realizar corretamente o checklist do seu trator?

Como já mencionamos, realizar a inspeção frequente dos seus tratores, além de evitar maiores danos à sua máquina, também é uma forma de garantir a segurança do operador, pois evita acidentes, multas e até processos trabalhistas.

Então, definitivamente, a melhor coisa a se fazer é realizar o checklist operacional diário do seu maquinário, seguindo uma lista de pontos a serem verificados. O responsável pela inspeção deve se atentar a diferentes aspectos, avaliando as condições da máquina e apontando os devidos ajustes, assinando, por fim, a ficha de inspeção.

Dois homens de camisa xadrez e chapéu conferindo o checklist operacional do trator no campo, com trator vermelho ao fundo
A correta inspeção diária do seu trator evita maiores problemas nas suas operações.

Para garantir que todos os pontos essenciais recebam a devida atenção, siga o seguinte checklist:

  • Extintor de incêndio;
  • Buzina;
  • Tensão da correia do alternador;
  • Condições gerais da bateria;
  • Cabos da bateria;
  • Painel de comando dos instrumentos e indicadores;
  • Retrovisores;
  • Sistema de direção;
  • Porcas e parafusos;
  • Sistema elétrico;
  • Líquido de arrefecimento;
  • Óleo do cárter;
  • Verificação de obstrução do filtro de ar;
  • Filtro de combustível;
  • Freio de serviço;
  • Freio de estacionamento;
  • Faróis de iluminação;
  • Luz de freio;
  • Cor dos gases de escape e ruído do motor;
  • Sistema de combustível;
  • Porcas das rodas;
  • Pisca alerta;
  • Alarme de ré.

Obviamente, é preciso que você se atente aos aspectos específicos do modelo do seu trator e, caso julgue necessário, adicione outros itens ao checklist.

O ideal é que você tenha um formulário padrão, onde possam ser identificados a máquina, a data de inspeção, o nome do operador responsável e espaço para que ele assine a ficha de inspeção.

Assista a um breve vídeo sobre como realizar algumas inspeções no seu trator:

Fonte: Sistema CNA/Senar.

Checklist e manutenção

Quando falamos em máquinas, existem dois tipos diferentes de manutenção: a manutenção corretiva e a manutenção preventiva. A manutenção corretiva visa o conserto ou retificação de problemas já apresentados pelos tratores, como, por exemplo, um desalinhamento entre os eixos.

No entanto, o checklist ou verificação, faz parte da manutenção preventiva, que é aquela que busca evitar que os tratores apresentem ou desenvolvam problemas.

Vale ainda lembrar que algumas verificações devem ser feitas diariamente, enquanto outras podem ser executadas uma vez por semana ou ainda de forma mensal. Consulte sempre as indicações do fabricante do seu trator.

Listamos aqui alguns pontos principais de atenção diária:

Pneus

Verifique a pressão interna dos pneus de acordo com as orientações do fabricante. Também é importante considerar a umidade diária do terreno, adequando a lastração para diminuir a patinagem.

O ideal é que essa verificação seja feita diariamente, pois as condições de solo podem mudar de forma muito rápida.

Óleo do motor e de outros equipamentos

Assim como o motor, os tratores podem levar muitos outros equipamentos que também precisam de lubrificação constante.

A verificação dos níveis de óleo no trator deve ser feita a cada 10 horas ou turno de trabalho. Essa regra só deve variar com expressa orientação do fabricante.

Trabalhador adicionando óleo no trator
Manter o nível correto de óleo evita danos no motor.

Lembre-se que um nível inadequado de óleo pode levar as peças do motor a se fundirem.

Radiador

Outro ponto fundamental que deve ser verificado diariamente é o líquido de arrefecimento do radiador. Os tratores trabalham com altas cargas que geram altas temperaturas. Por isso, é sempre importante manter os níveis corretos.

O ideal é fazer a medição antes que a máquina seja ligada, pois, assim que ela esquenta, o líquido se expande e pode apresentar um valor diferente do real.

Abastecimento

O abastecimento do tanque de combustível deve ser feito diariamente, após a jornada de trabalho. Essa ação evita que haja condensação de água no tanque, pois o volume do combustível expulsa o ar pelo bocal.

Trabalhador abastecendo o tanque do trator
O abastecimento diário após a jornada de trabalho evita a condensação de água no tanque de combustível.

Drenagem do copo sedimentador

O copo sedimentador também precisa de atenção diária. É necessário fazer sua drenagem, abrindo-se o bujão na parte inferior. É importante lembrar que o óleo deve ser descartado em local apropriado, evitando assim a contaminação do meio ambiente.

Lembre-se que esses são apenas alguns dos pontos mais importantes para que seu trator tenha o melhor desempenho possível. Verifique sempre as recomendações feitas pelo fabricante.

Principais vantagens de se fazer o checklist diário do trator

Para que não haja dúvidas sobre a necessidade da inspeção diária do seu trator, separamos aqui as principais vantagens de adotar essa rotina na sua produção:

1. Você evita maiores danos ao trator

Um defeito numa máquina pode levar a ainda mais defeitos, o que pode gerar um enorme prejuízo para se realizar a recuperação da máquina. Com a inspeção diária, você identifica esses problemas mais cedo, além de evitar o desgaste pela falta de manutenção.

2. Maior durabilidade do trator

Maquinário agrícola requer um investimento muito alto e, por isso, garantir a durabilidade destas máquinas é essencial. Como mencionado no tópico acima, é muito importante que você evite danos aos seus tratores, para garantir maior vida útil, seja do motor, dos pneus, da parte elétrica, entre outros componentes, evitando assim gastos desnecessários.

3. Segurança e responsabilidade civil e jurídica

Acidentes de trabalho acontecem e sempre são sinônimos de problemas. O importante é saber que muitos desses acidentes podem ser evitados com a correta manutenção do equipamento.

Assim, manter a frota bem ajustada e um registro das inspeções é de extrema valia para comprovar a regularidade do seu equipamento e obter melhores resultados nas operações.

E então, esse artigo foi útil para você? Aproveite e acesse também o nosso texto sobre o que observar na hora de fazer a manutenção de colheitadeiras. Boa leitura!

Post Relacionado