Conheça as diferentes espécies de tilápias criadas no Brasil

Conheça as diferentes espécies de tilápias criadas no Brasil

A criação de tilápias é forte no Brasil, com diversas espécies deste peixe, que é um dos mais consumidos no mundo, mostrando sua força no mercado de alimentos.

Para os criadores, é uma fonte extremamente rentável, justamente por se tratar de um dos peixes mais procurados no mundo, com uma carne extremamente saborosa e com calorias baixas, o que ainda auxilia em tempos de conscientização da necessidade de boa alimentação em prol da saúde de todas as pessoas.

Continue a leitura deste texto e conheça as diferentes espécies de tilápias criadas no Brasil.

Criação de tilápias é um bom negócio

Ao redor do mundo, cientistas já descobriram uma vasta quantidade de espécies de tilápia, mas aqui, vamos buscar contar um pouco mais sobre os tipos mais comuns no território brasileiro.

Por aqui, os criadores podem ter bastante sucesso com este peixe, já que ele se adapta facilmente a alterações de temperaturas da água, além de se reproduzir rapidamente e de serem fáceis de alimentar para melhorar suas condições.

Obviamente, algumas condições são ideais para o organismo das tilápias, como temperaturas entre 26ºC e 30ºC, além de um PH neutro na água (cerca de 7). Mas, como dissemos anteriormente, o fato de ser um peixe mais adaptável a outras condições aumenta o valor desta espécie.

A seguir, acompanhe conosco algumas das principais características de quatro das espécies de tilápia mais comuns no Brasil, sendo boas opções para os criadores que buscam ampliar seus negócios.

Antes disso, também convidamos o leitor a continuar navegando por nossos textos, com dicas e análises sobre o mundo da produção rural.

Tilápia do Nilo

A tilápia do Nilo talvez seja uma das espécies mais comuns deste peixe. Como o nome diz, são provenientes do Rio Nilo, no Egito. Inclusive, estudos apontam que as primeiras manifestações deste peixe tenha se dado justamente na região do rio africano, um dos mais famosos do mundo.

Entre suas características, esta tilápia costuma ter listras escuras e na vertical na região das nadadeiras e da cauda, além de uma coloração mais esverdeada no corpo.

Tilápia do Nilo em fundo branco
A Tilápia do Nilo é uma das mais comuns criadas no Brasil

A incubação deste tipo de peixe se dá na boca da fêmea e o tempo para a maturação sexual costuma ser de 4 a 5 meses, na média. Outros detalhes são o fato de ser uma espécie com alta possibilidade de crescimento físico, gerando uma carne mais tenra e proveitosa.

Em relação à capacidade de se adaptar a diferentes temperaturas e salinidade da água, a tilápia do Nilo não é exatamente a melhor representante, mas também não é ruim. O seu desempenho costuma ser médio neste sentido, abaixo de outras espécies que falaremos a seguir.

Tilápia de Zanzibar

Zanzibar é uma região na África, que fica na costa oriental do continente, no espaço de belas praias na área da Tanzânia. De lá, como o nome não esconde, são provenientes as tilápias de Zanzibar.

Fisicamente, são bem diferentes de suas parceiras do Nilo, sendo fácil diferenciar ao ver imagens das duas separadamente.

As tilápias de Zanzibar, no caso dos machos em idades maduras, apresentam uma cor bem escura, praticamente negra. Apenas as nadadeiras apresentam variação de tons, com detalhes vermelhos, rosas ou até mesmo laranjas.

Tilápia de Zanzibar nadando entre outras
A Tilápia de Zanzibar possui coloração mais escura, quase preta.

Em termos de crescimento, esta tilápia não atinge tamanho e porte tão grandes quanto a do Nilo. Por outro lado, tem uma resistência maior em relação à salinidade da água.

A sua capacidade de aguentar quantidades elevadas de sal é extremamente alta, o que torna este peixe uma espécie muito resistente neste sentido, embora não seja tão propícia a viver em temperaturas mais baixas. A maturação sexual das tilápias de Zanzibar é de 3 a 4 meses.

Tilápia Moçambique

Mais uma espécie que, pelo nome, não nega suas origens nas águas africanas. Moçambique localiza-se no sul da África, com longo território litorâneo, propício para a proliferação de peixes de vários tipos.

Morfologicamente, a característica desta tilápia é de ter uma coloração mais clara em relação a de Zanzibar, mais próxima daquela vista nas espécies do Nilo. Ela também possui listras verticais, mais escuras e a região do ventre do peixe tem um tom mais para azul, ou cinza, dependendo da visão.

Tilápia Moçambique com fundo preto
A Tilápia Moçambique é bem parecida com a Tilápia do Nilo pela sua coloração e listras escuras

Em termos de tamanho, a tilápia de Moçambique também não tem potencial para ficar muito grande, permanecendo em um porte médio. Sua grande qualidade, assim como é o caso da de Zanzibar, é a capacidade de adaptação à alta salinidade. Seu tempo de maturação sexual é de 3 meses, o menor entre as espécies mais comuns no Brasil.

Tilápia Azul

Entre as principais espécies de tilápia do Brasil, é a única que não tem como nome mais conhecido seu lugar de origem, embora também tenha proveniência da África, de acordo com os estudos.

A tilápia azul tem a coloração de seu nome, em um tom mais próximo do cinza, além de partes brancas e algumas listras verticais mais escuras, com semelhanças visuais com a do Nilo e, um pouco, com Moçambique.

Tilápia Azul nadando entre alevinos
A Tilápia Azul possui este nome por sua coloração mais azulada e ela cresce bem mais que as anteriores

Costuma atingir um crescimento muito alto, sendo fisicamente bastante grande para os padrões das tilápias. Outra vantagem é a alta capacidade de adaptação, maior do que a das espécies citadas acima, a temperaturas baixas. Também tolera bem águas altamente salinizadas e tem um tempo de maturação sexual de 4 meses.

Estas são as espécies mais comuns de criação no Brasil, com algumas características semelhantes entre si, mas, ao mesmo tempo, particularidades que fazem cada uma ter seus prós na hora de um empresário escolher a melhor para suas condições de criação.

Por isso, é fundamental que os piscicultores levem em conta os detalhes para potencializarem seus ganhos neste segmento, que é extremamente lucrativo, pelos motivos que apresentamos no início do texto.

Voltamos a convidar o nosso leitor para visitar outros textos que produzimos em nosso blog. Além disso, estamos à disposição para contato, basta nos deixar uma forma de conversarmos. Também sugerimos que busquem nossos produtos e serviços, pois trabalhamos com seriedade e competência, sempre em prol do mundo rural.

Como um exemplo, segue o link de nossa página com tilápias à venda. Confira as melhores condições de compra para esta espécie tão procurada de peixe, por conta de seu sabor e suas boas qualidades para a criação, como contamos ao longo deste texto. Não perca tempo e confira!

Veja também: Alimentação de alevinos: conheça os principais cuidados

Post Relacionado