Muito se fala em certificação de qualidade e sua importância visando ganhar competitividade no mercado, atrair novos públicos e fidelizar consumidores já existentes.
Consumidores tem se tornado mais exigentes. Não aceitam mais qualquer produto, ainda mais na área agrícola. Querem produtos de qualidade, com procedência reconhecida e de fornecedores que garantam que seus processos e procedimentos atendam a normas e padrões de qualidade.
Com isso, empreendedores se movimentam no sentido de atender esses anseios e sobressair-se a seus concorrentes. A certificação do seu produto/propriedade tem aumentado por entender a necessidade/ exigência de mercado.
Antes da certificação, cumpra alguns requisitos
Antes de ingressar no processo de certificação de qualidade do seu negócio, o produtor ou empreendedor precisa entender alguns requisitos, conhecer bem o seu ramo negócio, seu público e que traga consigo ética e princípios básicos de planejamento e organização.
É preciso também respeitar e preservar o meio ambiente, além de promover um bom relacionamento com seus clientes e fornecedores além de oferecer a seus funcionários condições dignas de trabalho.
Esses são princípios próprios de cada um, inerente ao negócio, mais incorporados a ele no processo de certificação.
O processo de certificação de qualidade é fácil: O produtor contrata uma certificadora, preenche os formulários para adesão.
Após aprovação do órgão certificador, é agendado a visita do(s) auditor(es) que avaliam quesitos de conformidades segundo normas de qualidade estabelecidos: estrutura, documentação, rastreabilidade, funcionários e meio ambiente.
A partir daí a propriedade e/ou produto recebe o certificado de qualidade ou é rejeitado caso não cumpra os requisitos básicos.
Com objetivo que todo esse processo de certificação tenha sucesso garantido, o empreendedor precisa entender que a organização e qualidade não chegam com a CERTIFICAÇÃO. A certificação é a garantia de que se está seguindo a direção certa.
Gestão do negócio
É fundamental aprender a gerir seu negócio com rigor e transparência em tudo que se faz.
- Quanto a propriedade: precisa estar legalizada. Possuir documentos que comprovem a legitimidade de posse;
- Meio Ambiente: possuir um plano de preservação ambiental atualizado segundo orientações de um profissional qualificado;
- Segurança no Trabalho: Plano de segurança que garanta condições de segurança garantidas por lei; oferecer equipamentos de proteção individual para que desempenhem com segurança suas funções; atualização de exames conforme função e treinamento inerente a cada função;
- Funcionários: garantir salários dignos levando-se em consideração cargos e funções correspondentes;
- Instalações: banheiros, salas, escritório, áreas de trabalho em geral devem ser identificados, respeitando as condições de uso, oferecendo segurança a todos;
- Documentos: Tudo o que comprar e vender solicitar Nota Fiscal (NF) para comprovar aquisição; documentos de funcionários devem se encontrar atualizados e arquivados de forma a localizar com facilidade.
Certificação é anual, mas qualidade é diária
O processo de certificação de qualidade é anual, porém os procedimentos e a qualidade dos processos precisam ser realizados diariamente.
Cabe a cada empreendedor a visão geral e sistêmica de seus processos. Visto a necessidade de apoio para gerir e capacitar sua equipe com o propósito de assegurar o cumprimento do que se propôs.
É possível a contratação de consultores, que são especialista que o ajudaram a gerir melhor os negócios no sentido de que juntos caminhem para estruturar a gestão da propriedade.
Alcançar 100% na avaliação de Auditores, quando ocorre a certificação, é o compromisso de trabalhar com mais qualidade no sentido de que os 100% continuem sendo 100% todos os dias.