Mini porco: cuidados para criação em casa

Mini porco: cuidados para criação em casa

Os mini porcos definitivamente passaram a fazer parte da lista de animais de estimação para se criar em casa. Isso porque são muito companheiros, brincalhões, inteligentes e até respondem pelo nome.

Embora a criação desses mascotes em casa esteja se popularizando, é preciso ter em mente que os mini porcos são animais muito diferentes quando comparados com cães ou gatos, por exemplo.

O motivo? O mini porco exige cuidados únicos e seus donos devem seguir uma série de recomendações visando garantir a saúde e o bem-estar desses pequenos suínos.

Portanto, se você já possui um mini porco e quer descobrir mais sobre as responsabilidades que ele demanda ou pensa em ter um como mascote, basta acompanhar este artigo até o final.

Confira nosso post sobre os animais que você pode ter dentro de casa, sem preocupações.

Afinal, o que são mini porcos?

Os primeiros mini pigs, como também são conhecidos os “porcos de tamanho menores”, surgiram em meados dos anos 90, na Inglaterra.

Na época, Chris Murray, dono de uma pequena fazenda na cidade de Buckfastleigh, iniciou um processo de cruzamento entre os menores exemplares de porcos de diferentes raças. Seu objetivo era um só: conseguir o animal perfeito para a criação doméstica.

Após diversas tentativas, Murray alcançou o que buscava e deu à raça o nome de “teacup pig”, algo como “porco xícara de chá”, em referência ao seu tamanho minúsculo.

Mini porco na coleira, desfilando pela rua
Os mini porcos ganharam “fama” após passarem a desfilar com estrelas norte-americanas pelas ruas.

Com o tempo e graças a diversas estrelas norte-americanas que desfilavam com seus mini porcos por todos os lados, o animal ganhou ainda mais espaço e conquistou admiradores por todo o mundo.

Um mini porco costuma medir entre 25 e 40 centímetros, com peso variável, que não passa dos 40 quilos, na maioria das vezes. Em média, vive 20 anos, mas pode chegar até a 30 anos se for bem cuidado. Portanto, será um companheiro durante boa parte da sua vida. 

Apesar de o tamanho ser um dos principais motivos da fama desses animais, outras características os tornam perfeitos na criação dentro de casa. Os mini porcos têm a inteligência aguçada, não possuem glândulas sudoríparas (não exalam odores) e o fato de serem hipoalergênicos, ou seja, são os pets ideais para pessoas alérgicas.

Embora não existam dados precisos sobre o número de mini porcos no país, o último censo do IBGE, atualizado em 2019 pelo Instituto Pet Brasil, estima que cerca de 2,3 milhões de répteis e pequenos mamíferos (categorizados juntos) vivam nos lares brasileiros atualmente.

Isso significa uma alta de 5,7% em relação aos dados anteriores, divulgados em 2013.

Que tipo de alimentação devem receber?

Os porcos são animais onívoros, ou seja, seu aparelho digestivo consegue metabolizar as mais diversas classes de alimentos. Entre as suas preferências, estão comidas gordurosas e com um sabor doce acentuado.

Mas, é claro, o fato de os porcos gostarem desse tipo de alimentação não faz dela a melhor opção aos mini porcos.

Assim sendo, é preciso ter cuidado com o que é oferecido aos mini porcos dentro de casa. Sua dieta deve ser controlada, com o objetivo de prevenir o sobrepeso e evitar doenças causadas por falta de nutrientes.

Pessoa alimentando mini porcos no colo.
A alimentação dos mini porcos devem ser controlada no sentido de evitar sobrepeso e doenças.

De acordo com a AMPA (The American Mini Pig Association), uma das maiores associações de criadores de mini porcos no mundo, é recomendado que os alimentos sejam distribuídos em duas ou no máximo três refeições diárias, sempre muito bem equilibradas.

Assim sendo, a AMPA recomenda uma pequena quantidade de coco no cardápio, para garantir uma pelagem saudável, além de uma colher de abóbora, que pode auxiliar na saúde gastrointestinal.

A ideia é que os mini porcos ingiram entre 1,5% e 2% de seu peso total por dia, o que deve incluir ração, frutas, vegetais e algumas guloseimas ocasionais.

Entre os alimentos indispensáveis aos mini porcos, estão:

  • Proteínas, minerais e fibras: cerca de 90% da composição da dieta;
  • Frutas e vegetais crus: cerca de 10% da dieta;
  • Aveia, nozes, frutas secas e sementes: pontualmente.

Existem alimentos proibidos à esses animais, como:

  • Rações de outros pets (são ricas em gorduras e proteínas, ao mesmo tempo que são pobres em fibras);
  • Legumes cozidos;
  • Carne e laticínios;
  • Farinhas;
  • Chocolate e doces no geral;
  • Alho, abacate e cebola (altamente tóxicos, nesse caso).

Aprenda a cuidar de um mini porco em casa

Como qualquer animal de estimação, os mini porcos precisam de um espaço somente deles, dentro de casa, principalmente na hora de dormir e relaxar.

Acredite: não há problema algum criar esses animais em apartamento, desde que haja um ambiente confortável a fim de atender às suas necessidades.

Embora esses pequenos porcos se adaptem muito bem aos mais diferentes lugares, é preciso ficar de olho em alguns pontos fundamentais à sua saúde. Entre eles, a climatização. A casa deve permanecer em um clima temperado, sem calor ou frio extremo.

Nos momentos de sono, forneça uma cama confortável, semelhante às estofadas usadas por cães e gatos, o que dará mais comodidade ao pet.

Também se lembre de escolher um local para as necessidades do animal afastado de onde costumam dormir. Afinal, os mini porcos não gostam de misturar os espaços de descanso com os de “banheiro”.

Mini porquinho tomando banho, enrolado na toalha
Os mini porcos são animais higiênicos e gostam muito de tomar banho.

Infelizmente, esses mamíferos ainda precisam enfrentar a má fama de “fedorentos”. Mas, na verdade, eles adoram tomar banho e não exalam odores ruins, conforme já citamos acima.

Aliás, a água deve estar morna e os produtos devem ser específicos para o animal, e, com isso, não causarem irritações na pele e nos olhos.

Após lavá-lo, na hora da secagem use uma toalha e secador de baixa potência, sem altas temperaturas.

Como é a relação dos mini porcos com outros animais domésticos?

Muita gente não sabe, mas os mini porcos são animais extremamente sociáveis, ou seja, se dão muito bem com outros pets, mesmo dentro de casa.

Entretanto, é preciso tomar alguns cuidados extras nessas relações, como avaliar o comportamento dos cães, por exemplo, que podem demonstrar certo ciúme ou aversão ao novo mascote.

Ao mesmo tempo, a falta de companhia pode deixá-los deprimidos e mal-humorados, o que exige um enorme comprometimento para garantir o bem-estar do animal, mantendo-o entretido e estimulado.

Uma boa dica é levar seu mini porco para passear ou fornecer várias doses de carinho ao longo do dia. Se possível, escolha outro mini porco ou outro bichinho para lhe fazer companhia.

No vídeo abaixo, veja como cuidar de um mini porco em casa:

Fonte: Canal AUnimal com Patricia Alcolea.

Mini porcos em casa: curiosidades

Se você não vê a hora de trazer um animal como esse à sua casa, é importante saber que:

  • Os mini porcos costumam fazer “amizade” rapidamente, principalmente com gatos;
  • Eles são muito apegados aos donos, ficando deprimidos com afastamentos;
  • Como qualquer outro animal, a falta de tempo não pode ser uma desculpa e abandoná-los. Comprometa-se e cuide deles com responsabilidade;
  • Por serem animais muito inteligentes, é possível treiná-los para realizarem pequenos truques ou se acostumarem com certas tarefas;
  • As pulgas não costumam atacar os mini porcos;
  • Eles precisam de acompanhamento veterinário e de vacinações em dia.

Veja como os mini porcos são animais inteligentes:

Fonte: Hoje em Dia.

Gostou de descobrir um pouco mais sobre a criação de mini porcos em casa? São pets que podem fazer uma boa companhia, principalmente às crianças.

Após ler este artigo, está interessado em comprar mini porcos? Acesse o MF Rural e confira nossos anúncios!

Post Relacionado