Girassol: 23 curiosidades sobre essa planta

Girassol: 23 curiosidades sobre essa planta

Você sabia que o girassol possui uma data especial no calendário? Dia 1º de maio é comemorado o “Dia Internacional da Jardinagem do Girassol”. E essa é apenas uma das curiosidades que envolvem essa flor, ícone de movimentos ecológicos.

Ademais, aqui no Brasil, o girassol foi escolhido, em 2019, como símbolo de uma campanha nacional de alerta contra a depressão (“Na Direção da Vida – Depressão sem Tabu”), por conta do seu movimento de “estar sempre buscando o sol”.

Neste artigo, iremos apresentar outras 23 curiosidades acerca dessa planta que é muito importante ao agronegócio. Confira!

23 curiosidades sobre o girassol

1. O girassol (nome científico Helianthus Annuus), tem como primeira curiosidade ser uma planta heliotrópica, ou seja, gira o caule posicionando a flor na direção do sol durante a fase de amadurecimento.

2. Este é um dos motivos de ser chamada de “flor do sol“.

Flor do girassol voltada ao sol. É uma das curiosidades
Entre as curiosidades, o girassol é uma planta cuja for se direciona para o sol durante a sua fase de amadurecimento.

3. Um ditado popular diz que representa a felicidade. Sua cor amarela ou os tons laranjas nas pétalas simboliza calor, lealdade, entusiasmo e vitalidade, uma energia positiva que emana do sol.

4. Na agricultura, essa planta representa muito mais que a felicidade. Sua plantação é muito utilizada entre safras como uma opção de rotação de culturas, proporcionando a renovação dos nutrientes do solo, principalmente após a soja na região Centro-Oeste.

5. De acordo com a Embrapa, o plantio se tornou uma boa opção ao agricultor porque tem maior tolerância à seca, a menor incidência de pragas e de doenças, além da ciclagem de nutrientes, principalmente potássio.

6. É a terceira cultura anual com maior produção de óleo no planeta.

7. Em todo o mundo, o seu cultivo é destinado principalmente à produção de óleo comestível, devido às suas excelentes características nutricionais e funcionais à dieta humana.

Produção de óleo de girassol
A semente do girassol é usada principalmente para produção de óleo comestível, devido às suas propriedades.

8. O girassol também é uma importante fonte de proteínas na alimentação animal na forma de farelo e como silagem.

9. O farelo é formado por aproximadamente 44% de proteína bruta, rico em ferro e cálcio, vitaminas A e do complexo B, com valor biológico elevado (60%), alto teor de metionina e sulfurados, mas com menor conteúdo de lisina, comparado com a soja.

10. Devido ao seu alto grau de pureza, é uma excelente matéria-prima na produção de biodiesel, sem a necessidade de adaptação de motores, como acontece com outros combustíveis vegetais.

11. Por causa de sua beleza, simbolizando alegria, luz do sol e a vivacidade, um buquê de flores de girassol significa um belo presente à pessoa querida. Na decoração, o girassol é muito utilizado em sala de estar, varanda, cozinhas jardins internos e externos.

Curiosidades e as belezas do girassol
Sua flor proporciona um colorido especial em qualquer ambiente. Entre as curiosidades, muita gente afirma que traz felicidade.

Leia também: Girassol: veja o que pode ser feito com essa planta.

12. O maior girassol do mundo chegou a atingir 8,75 metros, recorde estabelecido em 2014, na Alemanha, cultivado pelo jardineiro Hans-Peter Schiffer.

13. Mas normalmente, se cultivado em campo, o girassol alcança até quatro metros de altura.

14. Pelo seu tamanho, o girassol poderia ser considerado uma “flor gigante”. Entretanto, não é bem assim. Na verdade, ele é formado pelas chamadas flores do disco, que são pequenas flores que formam o centro do girassol (elas são as flores verdadeiras, que serão polinizadas) e pelas flores do raio, inférteis, responsáveis por atrair polinizadores.

15. As variedades comerciais de girassol geralmente dão apenas uma flor, mas existem variedades que a planta pode dar até 35 flores, dependendo do tamanho e da forma de cultivo.

16. As várias flores que compõem o centro marrom crescem de forma independente umas das outras. A partir desse centro, são produzidas novas sementes.

Flor de girassol em campo
Quer mais uma das curiosidades? A flor de girassol não é única. É formada por várias florzinhas e por isso o seu tamanho.

17. Ao contrário do que muita gente pensa, uma das curiosidades é que nem todos os girassóis são amarelos. Existem mais de 60 variedades ao redor do mundo, sendo que algumas delas apresentam pétalas listradas ou com tonalidades de marrom e laranja.

18. No Brasil, a Embrapa desenvolveu, através de melhoramento genético, muitas outras cores, como vinho, rosa-claro, rosa escuro, amarelo-limão de centro claro, amarelo-limão de centro escuro, mesclado, ferrugem escuro, ferrugem claro e estriada na forma de raios de sol.

Cores e variedades dessa planta
Entre as curiosidades, você sabia que o girassol possui mais de 60 variedades registradas com diferentes cores? Uma delas é a vermelha.

Veja também: Como plantar girassol vermelho.

19. Segundo a Mitologia Grega, o aparecimento da flor da girassol aconteceu da seguinte maneira: Clítia era uma ninfa apaixonada por Hélio, o deus do Sol, que a abandonou. Ela então passou a ficar sentada no chão, sem comer e sem beber, alimentando-se apenas das suas próprias lágrimas, até que os seus pés criaram raízes e a sua face transformou-se numa flor, que continuou seguindo o sol.

20. Em algumas regiões do Brasil, os apicultores fazem o plantio do girassol e do nabo forrageiro, nos períodos de entressafra, com o propósito de garantir a produção de mel o ano todo e atraindo mais abelhas.

Entre as curiosidades do girassol ajuda no processo de polinização
As flores do girassol atraem muitas abelhas, responsáveis pela polinização.

21. Que tal incluir as sementes dessa planta na sua alimentação? Elas possuem muitas fibras, vitaminas e minerais que deixam a dieta mais nutritiva. Além disso, podem agregar mais sabor aos diferentes pratos.

22. Entre os benefícios, ajuda na perda de peso, proporcionando uma sensação de saciedade, e também no controle dos níveis de glicose no sangue. Por isso, é indicada para a alimentação de diabéticos.

23. É possível comê-las cruas, torradas e adicioná-la às receitas. Da semente também é extraído do óleo de girassol, rico em ômega 3, 6 e 9, e vitamina E.

Sementes de girassol benefícios ao nosso organismo
Que tal incluir as sementes de girassol na sua alimentação? Elas trazem muitos benefícios ao nosso organismo.

Considerações finais

Conforme apresentamos neste artigo, o girassol é uma planta cercada de muitas curiosidades, traz benefícios ao nosso organismo e vantagens aos agricultores, ao proporcionar a reciclagem de nutrientes, com fácil condução e baixo investimento.

No vídeo abaixo, fizemos um resumo com as principais curiosidades sobre essa planta:

E então, gostou do artigo? Aproveite e acesse também o nosso post sobre como plantar girassol. Boa leitura!

Post Relacionado