Silagem de girassol na alimentação de bovinos

Silagem de girassol na alimentação de bovinos

A silagem é utilizada como complementação alimentar dos rebanhos bovinos. Tradicionalmente, ela é produzida a partir do milho ou de capim.

Entretanto, nos últimos anos, a silagem de girassol vem surgindo como uma opção mais barata e rica em proteína. Neste artigo, vamos apresentar as vantagens da sua utilização na alimentação do gado.

Silagem

A silagem pode ser explicada como uma técnica para o armazenamento de forrageiras, substituindo as tradicionais pastagens nos períodos mais difíceis da estiagem. Esse processo garante uma menor perda de nutrientes e um maior período de armazenagem, graças à fermentação pela qual as forragens passam durante o processo de ensilagem.

Vacas comendo silagem de girassol
A silagem é muito importante para suplementação alimentar do gado.

Na maioria dos casos, as plantas utilizadas para a silagem pertencem à família das gramíneas ou das leguminosas, podendo-se adicionar uma ou outra família no meio, conforme a necessidade de cada produtor.

Veja também: produção de silagem: quais as etapas e como é feita?

Silagem de Girassol na alimentação de bovinos

Tradicionalmente, o milho é a espécie vegetal mais utilizada para a produção de silagem na alimentação de bovinos, por conta do valor nutricional do produto final. Entretanto, o milho é uma commodity voltada à exportação, o que acaba elevando o seu preço.

Com isso, os produtores estão procurando outras alternativas para a produção de silagem. Além do sorgo, do capim e da cana-de-açúcar, nesse cenário o girassol ganhou destaque, tanto pelo preço, quanto pela facilidade de cultivo, além das qualidades oferecidas por essa planta.

A silagem de girassol pode ser utilizada também na alimentação de rebanhos leiteiros, desde que as dietas sejam balanceadas. O fornecimento de silagem de girassol pode ser uma alternativa para a produção de leite com características funcionais relacionadas aos teores de ácido linoleico conjugado.

O girassol

O girassol é(Helianthus annuus L) uma planta dicotiledônea de ciclo anual, sendo que existem 49 espécies e 19 subespécies desse vegetal. Sua origem é situada na América do Norte, portanto, não é uma planta nativa brasileira.

Plantio de girassol com o sol ao fundo.
O girassol tem se adaptado muito bem às condições climáticas, podendo ser plantado  em regiões mais secas.

Entretanto, é uma espécie extremamente adaptável. O girassol tem se mostrado resistente tanto ao frio, quanto às altas temperaturas. Além disso, se adéqua à pouca quantidade de água do solo, podendo ser cultivada em regiões mais secas.

De forma resumida, o girassol pode ser plantado em regiões de clima temperado, subtropical e tropical. Além disso, é resistente à seca e ao frio. Por conta de suas características e adaptabilidades, o girassol vem ganhando espaço como opção para produtores na hora de fazer a rotação das plantações de grãos e também para silagem na alimentação do gado.

Plantio do Girassol

O local e a época de semeadura do girassol para ensilagem seguem as mesmas recomendações observadas para implantação da lavoura destinada à produção de grãos.

O período de plantio vai variar de acordo com a região. Sendo assim:

  • Região Sudeste: entre agosto e setembro
  • Centro-Oeste: entre janeiro e fevereiro
  • Paraná: de agosto a outubro
  • Rio Grande do Sul: meados de julho, até o final de agosto.

Além de fazer o plantio na época adequada, o produtor precisa ficar atento ao ponto de colheita do girassol principalmente quando a sua utilização será para silagem. Ela não pode ser feita nem muito tarde e nem muito cedo.

Trator colhendo o girassol para silagem e jogando em caminhão
O produtor deve ficar ao ponto de colheita do girassol para silagem para garantir alimentação ideal ao gado.

O ideal é fazer a colheita durante o processo reprodutivo de maturação fisiológica dos aquênios, período em que as plantas apresentam os níveis de massa seca certos para fermentação. Normalmente isso ocorre quando plantas atingem 30% de matéria seca.

Quanto ao processo de produção da silagem em si, pode ser utilizado o mesmo feito com o milho. Com isso, é possível aproveitar a estrutura pré-existente. É um ponto positivo, pois não há necessidade de compra de novos equipamentos, a partir da plantação.

Vantagens da Silagem de Girassol

A silagem de girassol apresenta um teor de proteína 35% maior do que a silagem de milho, devido ao elevado teor de óleo e também possui alto valor energético.

Mas, a fração fibrosa geralmente apresenta maior proporção de lignina e menor digestibilidade, quando comparada às silagens de milho e de sorgo. Essas características podem restringir a aplicação da silagem de girassol para as categorias de animais mais exigentes.

Composição química de silagens:

Tabela comparativa de girassol com milho, sorgo e capim

Após preparar a silagem usando o girassol, o produtor deve ficar atento ao enchimento dos silos. O ideal é que seja carregado no máximo em 72 horas, dispondo o material em camadas de 30 cm e compactadas com tratores preferencialmente traçados, para a completa eliminação do ar, condição essencial para o desenvolvimento das bactérias produtoras de ácido lático, conferindo qualidade à silagem.

Depois de cheio, o local deve ser vedado com lençol plástico, depositando sobre este uma camada de terra.  Outro detalhe importante tomar cuidado para não entrar de água das chuvas.

Armazenamento da silagem
O pecuarista deve ficar atento na armazenagem da silagem. Deve estar totalmente vedada.

Oferecimento da silagem de girassol para gado 

A exemplo de muitos suplementos e dietas, a silagem de girassol não deve ser oferecida diretamente no cocho. É necessária uma adaptação. Quando se trata de gado leiteiro, o ideal é fornecer após a ordenha.

Alguns experimentos realizados pela Embrapa até indicam o ganho de peso em rebanhos de leite que substituíram a silagem de milho pela a de girassol.

Gostou do nosso artigo sobre silagem utilizando girassol para alimentação do gado? Acesse também outro assunto importante nessa área: quais as forragens utilizadas para silagem e suas principais características. Boa leitura!

Acesse o marketplace MF Rural e encontre a silagem que você precisa.