Telemetria: o que é e importância do uso no agronegócio

Telemetria: o que é e importância do uso no agronegócio

A telemetria é um importante aliado do agronegócio, graças a utilização da tecnologia para otimizar seus processos.

Assim, a forma de trabalho tem se atualizado ano após ano. Atualmente, é possível integrar sistemas e conseguir ótimos resultados. Com a finalidade de entender melhor a respeito dessa tecnologia, continua lendo nosso artigo.

O que é telemetria?

O primeiro passo visando entender a importância da telemetria, é entender o que ela faz e a sua terminologia. A palavra telemetria é originada da Grécia: “tele” remoto e “metria” medida.

Informações sobre a atividade agrícola no celular
Com a telemetria, o produtor tem as informações sobre as máquinas agrícolas e outros veículos na “palma da mão”.

Basicamente, a telemetria é o processo de coletar e armazenar dados de equipamentos, veículos e máquinas utilizados no agronegócio. Esse tipo de trabalho também é conhecido como agricultura de precisão.

Nesse caso, é necessário utilizar conjuntos de hardware e software que são integrados aos sensores nas máquinas. Vale ressaltar que esses sensores são responsáveis por analisar temperatura, umidade, óleo, entre outros itens.

De forma geral, a telemetria permite que o gestor tenha o controle de informações que são essenciais ao bom andamento do maquinário no trabalho agrícola. Por exemplo: velocidade, RPM, além de identificar quando a ignição é ligada ou desligada.

Como funciona a telemetria?

Como já citamos, a telemetria é um sistema no agronegócio que permite o monitoramento, controle e rastreamento de equipamentos e máquinas de forma remota.

Esse processo é feito por sinais de rádio ou de satélite. Afinal de contas, estamos falando de tecnologia sem fio.

Arte sobre como funciona a telemetria
Através da telemetria, o produtor rural poderá acompanhar o desempenho dos equipamentos agrícolas: importância ao agronegócio.

Outra forma de conseguir esses dados é na hora de coletar de forma manual todas as informações registradas nos equipamentos.

O que é possível identificar com a telemetria no agronegócio?

Com a telemetria, há um melhor detalhamento de todo processo logístico do agronegócio, pois ela permite que todas as informações sejam coletadas diretamente do veículo.

Com isso, é possível rastrear em qual unidade produtiva ou em que área determinado veículo está localizado. Além disso, identificar se as máquinas estão ou não ligadas e realizando as tarefas necessárias.

A localização e posicionamento das mesmas também são informações obtidas através da telemetria. No vídeo, produtor rural mostra a importância e como é possível ter sua fazenda na palma da mão, usando a telemetria Stara, em benefício do agronegócio:

Fonte: Lucas Moura.

Importância de fazer a telemetria

Os produtores rurais utilizam a telemetria para otimizar uma série de processos e ainda conseguir um aumento na produtividade.

As vantagens são inúmeras. Por isso, o processo tem sido cada vez mais procurado por aqueles que trabalham com o agronegócio.

Além desses benefícios já citados, existem outros que são muito bem vistos por quem já utiliza essa tecnologia. São eles:

Segurança da telemetria no agronegócio

A telemetria no agronegócio permite que o produtor tenha mais segurança na hora de tomar uma decisão. Afinal de contas, ela fornece os dados necessários com o fim de que uma análise seja feita antes de algum processo ser realizado ou finalizado.

O sistema trabalha baseando-se em coleta de dados concretos e confiáveis. Além disso, muitas dessas informações seriam difíceis de analisar de forma manual.

Em resumo, a segurança trazida pela telemetria, ajuda tanto os produtores como os trabalhadores da propriedade rural.

Redução no impacto ambiental

A produção agrícola pode ser otimizada com a telemetria, principalmente no que diz respeito aos recursos utilizados.

Existe a possibilidade de reduzir a utilização de água e fertilizantes, pois as informações fornecidas permitem que haja uma melhor gestão, daí também a sua importância.

Com a localização das máquinas, fica fácil identificar quais áreas já foram trabalhadas e, assim, evitar que haja um “retrabalho” e, consequentemente, um desperdício de recursos.

Melhor gestão da frota e de equipamentos

Uma das grandes despesas dos produtores é com relação à manutenção dos veículos da frota e também do maquinário agrícola.

Com a telemetria, é possível gerenciar o percurso feito pelas máquinas e reduzir o grande consumo de combustível. Assim, os impactos e os gastos com equipamentos diminuem.

Telemetria usada em equipamento agrícola
Através da telemetria, o produtor rural poderá acompanhar o desempenho das máquinas agrícolas.

Com o monitoramento feito de forma rotineira no agronegócio, o gestor consegue identificar, antecipadamente, quaisquer problemas com os maquinários. Isso faz com que haja uma manutenção preventiva em vez de uma corretiva, que costuma ser mais cara.

Redução de custos

A telemetria permite identificar quais máquinas ou equipamentos estão dando prejuízos ou despesas. Dessa forma, existe a possibilidade de corrigir o problema, antes que o “rombo” com esses gastos se torne ainda maior.

Aumento na produtividade

Essa é uma vantagem que já citamos algumas vezes. Aliás, podemos dizer que é a mais importante e a que fez com que essa tecnologia fosse incorporada pelos produtores.

Com a boa gestão de todos os recursos, o agricultor passa a ter total controle de sua produção. Esse detalhe ajuda na hora do planejamento e faz os processos serem realizados de forma assertiva, aumentando a produtividade.

Como utilizar a telemetria no agronegócio

Para aqueles que desejam utilizar a telemetria em seu agronegócio, é preciso entender que o primeiro passo é contar com uma plataforma de gerenciamento.

Afinal de contas, todas as informações são coletadas por um grupo de hardware e precisam de um sistema de software que armazene, compartilhe e analise todos os dados.

O sistema vai servir no sentido de que o produtor possa acessar as condições de seu equipamento e a sua localização.

Agricultor com notebook analisa dados das produção agrícola
Os dados coletados pelo sistema de telemetria das máquinas são analisados pelo produtor na tomada de decisões acertadas, beneficiando toda cadeia do agronegócio.

Normalmente, as informações armazenadas são: modelo do equipamento, nome do operador, temperatura do motor atualizada, velocidade, quantidade de rotações por minuto (RPM), horímetro, consumo do combustível, área trabalhada, volume, etc.

Todos esses dados podem ser acompanhados em tempo real, o que facilita ainda mais a vida do produtor rural. Isso porque, em caso de qualquer problema, poderá ser resolvido de forma instantânea.

De forma geral, é possível perceber o quanto a telemetria é um componente importantíssimo e que colabora com bons resultados ao agronegócio.

Ela é valiosa em diversos aspectos, pois auxilia tanto na tomada de decisão quanto no gerenciamento do negócio. O mais interessante é que o gestor consegue ter todo esse controle de forma remota, ou seja, a distância.

Portanto, o investimento na telemetria é muito válido, pois os resultados surgem a curto, médio e longo prazo. Dessa maneira, o agronegócio é um setor que continua evoluindo e buscando atualizações com a ajuda da tecnologia.

Gostou das informações sobre a importância da telemetria ao agronegócio? Se você está interessado em acertar na compra de das máquinas agrícolas, confira nosso post que mostra 6 passos importantes nessa escolha. Boa leitura!

Post Relacionado