Sustentabilidade e Agronegócio

Sustentabilidade e Agronegócio

Muito sem se falado em sustentabilidade e da responsabilidade de que cada individuo tem. Muitos pensam logo no meio ambiente. Sustentabilidade tem, sim, conexão com meio ambiente, mas vai muito além.

Ser sustentável é ser consciente engajado e proporcionar bem estar e consumo, sem causar danos nessa geração e comprometer gerações futuras. Com isso, dizemos que a sustentabilidade se divide em três pilares: econômico, social e ambiental.

Consumidor consciente é aquele que reflete sobre suas ações, que pensa no planeta, em si e nos outros para que garantir recursos naturais para o futuro. Isso não quer dizer que não se deve consumir e, sim, consumir menos, ou melhor, dizer, consumir o necessário.

Na Sustentabilidade, pense no planejamento das compras

E como fazer isso? Quais atitudes assumidas? Planejar as compras. Ao comprar procurar marcas e empresas que sejam transparentes em seus processos produtivos e que investem em tecnologias para diminuir impactos ambientais, tais como:

  • Como emissão de GEEs (Gases de Efeito Estufa) e uso de recursos hídricos;
  • Reduzir o lixo gerado e dar a eles destinação correta;
  • Apoiar causas sustentáveis;
  • Não poluir;
  • Fazer uso consciente da água, dentre outras ações.

Pode parecer simples porém é necessário o engajamento de todos para que os objetivos de preservar os recursos naturais sejam alcançados. Mas, isso depende da participação de cada um.

Sustentabilidade e produção de grãos
No caso do agronegócio, a sustentabilidade ocorre quando a produção respeita o meio ambiente.

Ao falar na participação da sociedade como um todo, voltamos o olhar para os prestadores de serviços e produtos em geral. A responsabilidade de oferecer produtos e serviços com a consciência sustentável.

Uma definição clara e que traduz de forma compreensível o significado de agricultura sustentável diz que “é aquela que respeita o meio ambiente, é justa do ponto de vista social e consegue ser economicamente viável. A agricultura, considerada sustentável deve garantir às gerações futuras a capacidade de suprir as necessidades de produção e qualidade de vida no planeta”.

Ser sustentável no agronegócio significa aumentar a produção, oferecer produtos que garantam a segurança alimentar, adotando práticas responsáveis que respeitem o meio ambiente.

O que são práticas sustentáveis?

Falando em práticas sustentáveis, são aquelas que os agricultores adotam em suas fazendas para cuidar da terra e do alimento que dela sai, sem se esquecer de que para planeta sustentável, ações globais e de colaboração para equilibrar os aspectos “social, econômico e ambiental” precisam acontecer.

É importante criar mecanismos que envolvam uma cultura de sustentabilidade na agricultura atual. Isso não vai apagar os anos de devastação, consumo acirrado de pesticidas, desmatamento, poluição, danos já provocados.

Fazenda com sistema de energia solar
Implantar a energia solar na fazenda é uma das maneiras de garantir a Sustentabilidade no Agronegócio.

Porém é importante olharmos para frente, cuidar do hoje com os olhos no futuro, adotando práticas agrícolas que atendam os níveis de produção sem causar mais devastação ambiental e desequilíbrio ecológico nas áreas agrícolas.

Dentre as boas práticas podemos mencionar:

  • Redução do uso de adubos químicos;
  • Uso de técnicas que evitam a poluição do ar, do solo e da água;
  • Uso de sistemas de captação de água das chuvas para uso na irrigação;
  • Eliminação de pesticidas (quando possível) ou uso racional quando necessário, não usar em hipótese alguma, pesticidas ilegais, pois contaminam o solo e colocam a saúde de consumidores e manipuladores em risco;
  • Respeito às leis trabalhistas dos trabalhadores em campo;
  • Uso de fontes de energia limpa (biodiesel, biogás, etanol, biomassa, etc.);
  • Não desmatar florestas para ampliação de áreas agrícolas;
  • Evitar o desperdício, utilizando técnicas de reciclagem quando possível.
  • Destinação correta do lixo.

Conclusão

Essas são algumas das ações que diminuem possível  impacto ambiental e que, por outro lado, ajudam a combater os desperdícios e com ele a redução de custos para o produtor.

Praticar a sustentabilidade contribuí para o alcance de melhores resultados no negócio enquanto garante uma melhor qualidade de vida no planeta para o presente e para as futuro das gerações vindouras.

Confira também nosso artigo: Certificação x Não Conformidade.

Post Relacionado