Com plataforma intuitiva, oferece facilidades, como: organização e transmissão de eventos online, pré-lance, emissão de boletos, serviços de cobrança, departamento jurídico e, inclusive, organização da entrega dos animais leiloados
Nas matérias anteriores sobre os 18 anos do MF Rural, tratamos da fase inicial do projeto, com a ideia visionária do veterinário e Presidente do Grupo, Dr. Wilson Lucas; e também como se deu o funcionamento da maior e mais completa plataforma de marketplace do agronegócio brasileiro.
Nesse post, vamos apresentar mais uma ideia pioneira do Grupo MF Rural que tem grande destaque em todo o Brasil: o MF Leilões. Por meio de uma plataforma intuitiva, os leilões são organizados e transmitidos de forma online, comercializando animais como gado, equinos, cães de pastoreio, suínos e até alguns animais exóticos, como o galo músico.
O MF Leilões está completando 12 anos e já realizou mais de 1.000 eventos envolvendo o agronegócio em diversas regiões do país. Graças às constantes evoluções tecnológicas, novos serviços são oferecidos aos clientes com responsabilidade e credibilidade, por meio de uma equipe altamente capacitada e comprometida.
Hoje, além de organizar e transmitir os leilões pela internet (com delay zero), o MF Leilões oferece também outros serviços aos seus clientes, como a emissão de boletos, acompanhamento dos pagamentos com relatórios de controle mensal, bem como sistema de cobrança, contando, inclusive, com departamento jurídico.
Recentemente, o Grupo lançou outro importante serviço que faz o ecossistema ainda mais completo: o MF MOV. Por meio dele, o transporte dos animais arrematados nos leilões é organizado, utilizando-se uma logística que gera redução de custos e promove a segurança aos animais.
Confira como funciona o MF Leilões e entenda como tudo começou.
Afinal, como começou o MF Leilões?
Conforme já abordamos, o Grupo MF Rural foi pioneiro em criar uma plataforma de marketplace voltada exclusivamente ao agronegócio.
Com o passar dos anos, os acessos foram aumentando e surgiu a ideia de realizar leilões de forma online, aproveitando a estrutura inovadora que havia sido criada e que proporcionava importantes avanços tecnológicos.
O primeiro leilão foi de máquinas e implementos agrícolas, em 2010. Mas logo a família percebeu que o foco principal deveria ser mesmo a venda de animais por meio de lances, principalmente de diferentes raças bovinas.
Até porque o patriarca, Dr. Wilson Lucas, como administrador de fazendas, já tinha grande experiência em participar de leilões presenciais e exposições, ao levar o gado dos criadores dos quais gerenciava as propriedades.
Ele contou com a participação de um dos filhos, Roberto Lucas, que havia retornado de São José do Rio Preto, onde trabalhou como veterinário e, dessa maneira, também tinha experiência nessa área. Mas, como era algo inédito no segmento, seria mais um desafio a ser vencido.
Isso porque naquela época os pecuaristas não acreditavam que os leilões online dariam retorno, ou seja, resultariam em vendas. Além do leilão presencial, a outra alternativa que havia era a venda de animais pela TV.
O primeiro leilão online de animais do MF Leilões
O primeiro leilão online de animais ocorreu durante o julgamento de raças em um evento na cidade de Londrina/PR. No entanto, houve apenas a transmissão por meio da plataforma, em parceria com um canal de TV.
Apesar da transmissão ter sido bem-sucedida, o MF Rural queria ir mais além e promover um leilão organizado e transmitido pela própria empresa.
Roberto Lucas observa que, como na primeira fase da empresa não havia um leiloeiro que organizava os lances, foi instalado um cronômetro na plataforma por meio do qual era possível dar a oportunidade de novos lances até chegar ao arremate de cada lote, “zerando” o tempo.
“A gente dava três minutos para efetuar o lance em cada lote. Quando surgia um comprador interessado, o cronômetro voltava e marcava três minutos novamente. Apenas quando ninguém mais oferecia lances até o cronômetro zerar, aí sim ocorria a venda“, explicou.
Após essa fase inicial, logo foi implantado o sistema virtual que é utilizado até os dias de hoje. Aliás, foi a partir daí que o MF Leilões criou o pré-lance, mais uma ferramenta inovadora que se tornou um grande diferencial, sistema criado pela própria empresa em seu departamento de Pesquisa & Desenvolvimento. Por meio dele, os interessados podem dar lances antes mesmo do evento ocorrer, sendo encerrado uma hora antes do início da transmissão.
Com isso, quem participa do pré-lance pode avaliar com antecedência cada lote ofertado, o que geralmente é mais difícil durante acontecimento do evento, devido a sua agilidade. Além disso, o lance dado antecipadamente passa a ser o primeiro do início da transmissão e, se não houver nenhum outro de valor maior, será confirmada a venda ao interessado.
Além disso, atualmente, o MF Leilões conta com um estúdio próprio, onde leiloeiros especializados no setor rural e os pecuaristas convidados tecem comentários sobre cada lote, auxiliando os interessados a darem lances e chegarem ao arremate final.
Plataforma intuitiva do MF Leilões facilita o acesso
Os participantes dos leilões podem acompanhá-lo diretamente do site graças ao seu formato intuitivo. Aliás, um dos grandes diferenciais da plataforma do MF Leilões é o fato de não ser necessário o download de aplicativos para participar dos eventos, o que é muito comum nesse segmento. A ideia é facilitar o acesso do produtor rural, não criando etapas desnecessárias que sobrecarreguem os celulares dos usuários.
“Basta acessar o site do MF Leilões, acompanhar a transmissão e dar lances, caso já possua cadastro e login liberados”, observa Roberto. Ele cita o caso de um comprador que se encontrava em um aeroporto, aguardando uma conexão aérea, e de lá mesmo ofereceu lances.
Nesses 12 anos de funcionamento, mais de 1.000 leilões já foram realizados. Somente no ano passado, foram mais de 100 eventos concretizados, apresentando diversas raças de gado, sêmen bovino, cães (inclusive o primeiro leilão da América Latina de cães da raça Border Collie), suínos para qualidade de carne e até mesmo galo músico, responsável por atrair criadores renomados de todo o país.
Além da transmissão, a empresa também organiza a realização dos leilões. A equipe se responsabiliza desde a seleção, filmagem dos animais que serão leiloados (para facilitar a análise dos futuros compradores), a coleta de informações técnicas sobre cada lote, até o “pós-leilão”.
Aliás, o “pós-leilão” é outro diferencial do MF Leilões. Por meio dele, confere-se assistência tanto ao vendedor quanto comprador no momento posterior à realização do leilão, acompanhando os pagamentos e preparando a entrega dos animais, por meio de uma logística diferenciada.
“A única preocupação do organizador do leilão é oferecer um animal de qualidade. O restante ele pode deixar com a gente“, enfatiza Roberto Lucas.
Já o Dr. Wilson Lucas observa que os leilões online se tornaram a principal opção de compra e venda de animais, chegando a cerca de 80% dos eventos que ocorrem em todo o país. Isso porque proporcionam mais agilidade, facilidade de dar lances e tem um custo bem inferior aos leilões presenciais e pela TV, que exigem uma grande estrutura.
Como participar dos leilões?
Mas, afinal, como ocorrem os lances na plataforma do MF Leilões? A logística é bastante simples: ao clicar no lote interessado, o futuro comprador recebe uma mensagem para efetuar o seu cadastro junto à plataforma e posteriormente recebe um login de participação.
Nesse cadastro, os interessados irão preencher os seus dados pessoais, os da empresa, bem como as suas referências. Todas as informações serão cuidadosamente checadas pela equipe de retaguarda, conferindo inclusive maior segurança aos vendedores dos animais.
“É feita uma avaliação criteriosa, mesmo porque, na maioria das vezes, quem faz o leilão coloca entre as vantagens a possibilidade de parcelamento”, observa Roberto Lucas.
Após a liberação do cadastro, o interessado receberá um login que permitirá o seu acesso ao painel de controle da plataforma e, dessa forma, poderá oferecer lances durante a transmissão do evento ou mesmo participar do pré-lance.
Além disso, o MF Leilões proporciona aos seus parceiros um outro sistema de vendas de animais online. Trata-se do Shopping Online, que é muito semelhante ao pré-lance: os animais à venda ficam em exposição no portal por sete a 10 dias, permitindo aos inscritos dar lances.
No dia e horário do evento, é dado um prazo de cinco minutos, por lote, para novos lances. Se no fim desse prazo houver novo interessado, “volta” o cronômetro até não haverem mais interessados. Uma das vantagens é redução de custos ao organizador do evento porque, por exemplo, não há a presença do leiloeiro no estúdio.
Acompanhamento dos pagamentos
O trabalho da equipe do MF Leilões não termina quando o último lote é vendido e a transmissão é encerrada. Muito pelo contrário. Existem ainda outras etapas que completam o ecossistema do grupo na realização desses eventos.
Conforme já citamos acima, geralmente as vendas efetuadas por meio de leilões são parceladas. Por isso, o MF Leilões possui um sistema próprio de emissão de boletos destinados aos compradores, além de fazer acompanhamento dessas quitações. Mensalmente, um relatório é gerado e enviado ao vendedor.
No caso de eventual inadimplência, conta também com uma central de cobranças que mantém contato com os compradores que não quitaram os seus pagamentos. Havendo, ainda, a necessidade de se recorrer a alguma medida judicial, é oferecido o suporte do departamento jurídico, sem custo adicional algum (o cliente paga apenas as despesas processuais).
Logística na entrega dos animais
Com o propósito de deixar o ecossistema do grupo ainda mais completo, o Grupo MF Rural acaba de criar mais uma instituição que irá compor o grupo, o MF MOV. Trata-se de uma empresa voltada ao segmento dos leilões online que ficará responsável pelo setor de logística de entrega dos animais comercializados pela plataforma.
“O MF MOV organiza o frete, isto é, traça a rota com todos os participantes do leilão, proporcionando uma redução de custos“, explica Roberto. Há uma equipe de motoristas cadastrados que são constantemente avaliados.
O avanço tecnológico irá permitir a modernização ainda maior na área de logística. A próxima etapa, que já está sendo implantada, será um sistema de rastreamento online.
Por meio do painel de controle que será criado no momento de liberação do login para a participação do leilão, o comprador poderá acompanhar em tempo real a localização do seu animal. Isso será possível graças a um sistema de rastreamento exclusivo da plataforma, contendo inclusive as características do veículo que está realizando o transporte.
Além disso, o MF MOV contará com atendimento durante 24h por dia, apto a tirar quaisquer dúvidas dos compradores dos lotes. Esse serviço de logística exclusivo está sendo desenvolvido pelo departamento de Pesquisa & Desenvolvimento.
MF Leilões: do começo ao fim com seus parceiros
Portanto, o MF Leilões proporciona aos compradores e vendedores uma experiência segura, contando com uma equipe séria e comprometida, não se limitando apenas a organizar e realizar leilões online.
“A pessoa que quer vender ou comprar produtos pela internet, por meio de leilões, vai encontrar no MF Leilões a empresa que mais se preocupa com o produtor rural. Isto é, nos preocupamos em trazer benefícios com total segurança, credibilidade e atendimento personalizado. Estamos aqui para atender e fazer o melhor“, concluiu Roberto Lucas.
Assim, o MF Leilões complementa o ecossistema do Grupo. Mas, não é só isso.
A informação também é uma das prioridades, por meio do Blog MF Magazine e Blog MF Leilões, que trazem artigos sobre agricultura, pecuária e tudo o que diz respeito à esses setores. Isso sem falar na agência MF Play, especializada no agronegócio. É o que iremos tratar no próximo post!