Como o MF Rural se tornou o maior marketplace do Agro do Brasil?

Como o MF Rural se tornou o maior marketplace do Agro do Brasil?

Com mais de 600 mil anúncios já publicados, o MF Rural promove o encontro entre comprador e vendedor ligados ao agronegócio

Na primeira matéria da série sobre a história do Grupo MF Rural, que completa 18 anos neste mês de novembro, abordamos como se deu a ideia visionária do Dr. Wilson Lucas e os primeiros passos da criação do marketplace.

Agora, dando continuidade à série de matérias especiais do mês de aniversário do MF Rural, vamos detalhar como a plataforma foi desenvolvida e colocada em funcionamento, bem como se deu a sua evolução até se tornar a maior e mais completa do Agronegócio brasileiro.

Mais de 600 mil anúncios já se passaram pela plataforma que, como o próprio slogan do grupo já enfatiza, oferece os mais diversos produtos e serviços relacionados ao universo rural, de forma online, fácil e acessível. O objetivo é promover o encontro entre comprador e vendedor e possibilitar a realização de negócios.

Esse é o nosso objetivo: facilitar a vida das pessoas envolvidas com o Agronegócio. O sucesso delas depende de decisões acertadas, inclusive na hora de comprar insumos ou mesmo realizar novos investimentos na propriedade. Nesse sentido, a plataforma de marketplace do MF Rural é uma importante ferramenta“, observou Rafael Lucas, diretor do Grupo MF Rural e coordenador desse projeto.

Conheça um pouco mais sobre a plataforma de marketplace

Conforme tratamos no primeiro artigo, diferentemente dos atuais templates, que oferecem modelos já prontos com estruturas já definidas, a plataforma de marketplace do Grupo MF Rural de fato nasceu “do zero”. A empresa segue o que o Dr. Wilson Lucas pretendia desde o início, que era atender às necessidades das pessoas que, como ele, conhecem muito bem o setor rural.

Rafael Lucas destaca trabalho da plataforma de marketplace
Rafael Lucas: a plataforma começou “do zero” para atender efetivamente o setor rural.

No entanto, apesar de manter o objetivo inicial, a plataforma passa constantemente por atualizações técnicas e inovadoras que são implantadas, visando sempre facilitar a interatividade entre vendedor e comprador para que concretizem as melhores oportunidades de negócios.

Sempre estamos inovando a plataforma, graças às experiências passadas pelos nossos clientes no dia a dia e pelo próprio avanço tecnológico que a internet possibilita“, enfatiza Rafael Lucas. As inovações também são pensadas visando garantir mais segurança aos usuários que utilizam a plataforma.

Leia também: MF Rural de cara nova: experiência do usuário em primeiro lugar.

Crescimento da plataforma de marketplace

Como todo projeto inovador, o começo é mesmo um desafio. Em 2004, quando o marketplace foi colocado em prática, o cenário do mundo virtual ainda era recente e a internet estava ganhando espaço no Brasil.

Rafael conta que, no início, os anúncios eram gratuitos, pois fazer negócios na internet não era ainda uma prática difundida entre as pessoas. Apenas após a efetivação de uma venda, por meio de anúncios realizados no site, é que uma comissão era cobrada, mas nem sempre era paga pelo vendedor. Mas, a primeira comissão veio e ocorreu no ano de lançamento do site, com a venda de um trator Valmet 68, efetivada por um vendedor de Minas Gerais e um comprador do Rio Grande do Sul.

Graças ao projeto inovador em prol do Agronegócio brasileiro, a plataforma de marketplace cresceu rapidamente. Antes mesmo de completar o segundo ano, o MF Rural já contava com mais de mil produtos anunciados.

Com o aumento progressivo dos anúncios e a chegada de cada vez mais clientes que constatavam, de fato, que a plataforma alavancava os seus negócios, a obtenção de receita financeira por meio da cobrança de comissões passou a ser tecnicamente inviável. Nesse momento, surgiu a primeira grande mudança na plataforma.

Funcionamento da plataforma de marketplace
Plataforma tem constantes evoluções tecnológicas visando facilitar interatividade entre vendedores e compradores.

A “comissão por venda” foi substituída por um valor único, que deveria ser pago apenas quando novos anúncios fossem realizados. Essa mudança gerou um crescimento ainda maior do marketplace do MF Rural, atraindo não só mais anunciantes, mas também compradores em busca de produtos, bens e serviços.

O próximo passo foi facilitar a navegação das pessoas que acessam a plataforma, dividindo os anúncios das empresas parceiras por categorias. Hoje, aproximadamente 4.800 categorias de produtos e serviços estão disponíveis aos usuários que acessam o site.

Além disso, outras estratégias foram implementadas para dar maior visibilidade aos anúncios, como a possibilidade de se apresentarem na página inicial do portal, em destaque na busca, por meio de e-mail marketing e pacotes de anúncios no site (Lojas Oficiais) para revendedoras, concessionárias e imobiliárias, por exemplo.

Confira como funcionam esses serviços:

  • Destaque na página inicial: clientes têm o benefício de anunciar produtos que ficam em destaque na página inicial do portal. Há um revezamento de destaques, com o propósito de proporcionar igualdade de visualizações;
  • Destaque na busca: no momento em que o interessado digita a palavra-chave de seu interesse (exemplo: trator), o anúncio do vendedor que investiu nessa opção vai aparecer nas primeiras opções. Assim, as chances de fechar negócio são maiores;
  • E-mail marketing: graças aos cadastros realizados por meio de acessos, hoje, a base de dados do MF Rural é formada por mais de 2,5 milhões de clientes, todos segmentados. É possível identificar quantos produtores rurais de Marília estão interessados em tratores, por exemplo;
  • Lojas Oficiais: trata-se de uma página exclusiva do anunciante dentro do site, na qual serão postados os seus anúncios. Conta, ainda, com a opção de filtrar os produtos/serviços por categorias e de inserir banners. Pode ser usado como site da própria empresa.

Volume de negócios

Devido ao grande volume de anúncios realizados na plataforma, há quatro anos foi criada uma ferramenta que possibilitou “medir” o volume das vendas efetivadas no MF Rural. Por meio dela, o vendedor é convidado a informar – de forma espontânea e sigilosa – qual o valor obtido com o negócio realizado.

Logo no primeiro ano de implantação dessa ferramenta, foi constatada uma movimentação financeira de R$ 2 bilhões utilizando-se a plataforma do MF Rural.

Para se ter uma ideia, somente no ano de 2021, essas negociações geraram uma movimentação financeira de cerca de R$ 5 bilhões, representando, aproximadamente, um valor de 14 milhões referentes a negócios fechados por dia!

Novos produtos e serviços da plataforma de marketplace

Com as constantes evoluções tecnológicas e o aumento do volume de anúncios e acessos, o Grupo MF Rural passou a disponibilizar outras ferramentas aos seus usuários, visando facilitar o acesso do homem do campo à plataforma.

Uma delas foi a criação do MF Pago, que proporciona maior segurança na intermediação de pagamentos entre as partes envolvidas no negócio. Dessa forma:

  • O vendedor consegue alavancar ainda mais as suas vendas oferecendo outras formas de pagamento por meio do MF Pago, como PIX, boleto bancário e cartão de crédito, com a possibilidade de parcelamento em até 12 vezes;
  • O comprador, por sua vez, tem maior segurança na transação. O valor depositado por ele, ao efetivar uma compra, apenas será liberado ao vendedor quando informar ao MF Pago que o produto foi recebido e está satisfeito com ele.

Aliás, o grande volume de produtos anunciados possibilitou ao MF Rural criar um banco de dados que permitiu a ampliação dos serviços oferecidos pela plataforma. Rafael Lucas cita, por exemplo, a criação, em 2017, da ferramenta Avaliação de Preço de Trator, que é uma espécie de “tabela FIPE de tratores”.

Ampliação dos serviços prestados
O grande volume de anúncios da plataforma de marketplace possibilitou ao MF Rural criar um banco de dados, permitindo a ampliação dos serviços oferecidos aos clientes.

Como tínhamos milhares de anúncios de tratores, divididos por ano e modelo, foi possível separar essas informações e criar esse banco de dados. Assim, o agricultor poderá avaliar o seu trator quando quiser vendê-lo; ou mesmo qualquer internauta poderá acessar essas informações“, explicou. O preço varia de acordo com a região.

A próxima novidade a ser lançada é a Avaliação do Preço da Terra, que possibilitará a avaliação de qualquer propriedade rural no país. “Como temos anúncios de propriedades vendidas em diferentes regiões do Brasil, padronizamos o valor por hectare, que é um parâmetro universal, e essa avaliação será feita por região“, revela Rafael Lucas.

Ademais, as notícias e artigos também estão no MF Rural: o blog MF Magazine abrange todos os assuntos que envolvem o agronegócio, oferecendo conteúdo técnico de qualidade.

Anunciantes da plataforma de Marketplace destacam resultados

Diante de tantas vendas bem-sucedidas realizadas por meio da plataforma e da grande satisfação de clientes, alguns anunciantes parceiros do MF Rural deixaram seus depoimentos que confirmaram a sua importância no sucesso de seus negócios.

Fernanda Pinto Ferreira – estância Pinto Ferreira (Ampére/PR). Cliente da plataforma de marketplace desde 2010, Fernanda relata que viu a vida de sua família se transformar após fazer os anúncios e, graças a isso, obteve vendas recordes de gado leiteiro.

Em 2014, nós vendemos 6 mil cabeças de gado. Foi o maior comércio de gado leiteiro do estado do Paraná, feito pela estância Pinto Ferreira. Hoje, tudo o que temos é fruto da nossa parceria“, afirmou.

Confira no vídeo:

Alexandre Garcia – gerente comercial da GR Máquinas (Arapongas/PR). A empresa é cliente do MF Rural desde 2007, comercializando máquinas agrícolas, tratores e implementos.

A GR Máquinas faz publicidade com banners e vários destaques em seus anúncios, conectando e atraindo clientes em todo o Brasil por meio do MF Rural. “Não conseguimos imaginar como seria hoje sem o MF Rural“, afirmou Alexandre.

Assista a entrevista:

Rodrigo Ciriello – Futuro Florestal (Garça/SP). Está à frente de um importante projeto de reflorestamento. Rodrigo conta que, utilizando a plataforma do MF Rural, vem atingindo os objetivos de sua empresa.

Quando fizemos o primeiro disparo de e-mail marketing pelo MF Rural, tivemos um retorno surpreendente. Diariamente, recebo contatos perguntando das nossas mudas e serviços“, explicou.

Confira o depoimento:

Plataforma de marketplace do MF Rural: do virtual ao físico

Após o sucesso da plataforma de marketplace, o grupo MF Rural inovou mais uma vez e de forma desafiadora: “sair” do ambiente virtual e alcançar o físico.

Isso significava levar os clientes, que até então apenas anunciavam on-line os seus produtos e serviços, à um espaço físico. Dessa maneira, poderiam conversar pessoalmente com seus parceiros e fechar novos negócios, explicou Rafael Lucas.

A primeira experiência ocorreu logo na maior feira da América Latina do Agronegócio: a Agrishow. Realizada em Ribeirão Preto/SP, o MF Rural montou um estande diferenciado, abrindo espaço aos seus parceiros que puderam expor os seus produtos e criar inúmeras possibilidades de fechar negócios.

O resultado superou todas as expectativas. De acordo com balanço, foram fechados mais de R$ 100 milhões em negócios entre os parceiros que participaram do estande. Além disso, inúmeras outras propostas foram iniciadas e concretizadas após o evento.

Estande do MF Rural montado na Agrishow
Estande montado pelo Grupo MF Rural na Agrishow. Projeto será ampliado. Do virtual ao espaço físico.

Rafael Lucas anuncia, ainda, mais uma etapa desse projeto. Agora, o MF Rural participará com um estande na Expointer, no Rio Grande do Sul, em 2023. Trata-se da maior feira de exposição de animais da América Latina e uma das maiores do país, com destaque aos setores da agricultura e pecuária.

Segundo ele, o objetivo é levar um número ainda maior de parceiros à essa mostra gaúcha e, ao mesmo tempo, preparar a próxima participação do grupo na Agrishow.

Os nossos parceiros estão muito satisfeitos e ansiosos em levar os seus produtos anunciados no MF Rural para essas exposições, que são destaques até internacionalmente“, enfatizou.

Aniversário do MF Rural terá promoções!

Em comemoração aos 18 anos de história, o Grupo MF Rural está realizando uma promoção especial voltada aos seus clientes. Durante o mês de novembro, os usuários terão à disposição R$ 100 para serem usados em serviços na plataforma de marketplace.

Uma das formas de utilizar esse saldo promocional, de acordo com o diretor do grupo, é contratando um destaque de anúncio de produto. Basta ser um cliente ativo, seguir as redes sociais do MF Rural, “curtir” e “compartilhar” a campanha de aniversário que está sendo veiculada no Instagram e Facebook do grupo.

Será uma forma singela, mas carinhosa, de agradecer aos nossos milhares de anunciantes que acreditaram nesta ideia visionária de nosso pai, o sr. Wilson, e também a dedicação de todos os nossos colaboradores que transformaram o MF Rural na mais completa plataforma de marketplace do Agronegócio“, concluiu Rafael.

Na próxima matéria, confira mais um importante projeto do grupo MF Rural: O MF Leilões.

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