Guzolando: raça é destaque na produção de leite

Guzolando: raça é destaque na produção de leite

A raça de gado Guzolando está ganhando destaque na pecuária brasileira. Isso se deve à sua dupla aptidão, isto é, serve tanto como gado de corte quanto como gado de leite.

Neste artigo, vamos apresentar a origem dessa raça, suas principais características e vantagens. Assim, o pecuarista terá informações detalhadas sobre a raça Guzolando e poderá investir na sua criação. Acompanhe!

Origem da raça Guzolando

A raça Guzolando nasceu como resultado do cruzamento entre as raças milenares Guzerá (zebuíno) e Holandês (taurino). É considerada uma raça sintética, uma vez que reuniu as melhores características nesse cruzamento, obtendo um resultado acima da média.

A raça Holandesa é mundialmente conhecida como a maior produtora de leite, mas é também muito sensível e exigente em relação à alimentação e ao clima. Já a raça Guzerá é mais adaptável ao clima tropical, além de apresentar um bom aproveitamento de pastagens mais rústicas.

Portanto, desse cruzamento nasceu o Guzolando, que são animais com ótima produção de leite, tanto em quantidade quanto em qualidade, e com excelente adaptabilidade a locais de clima tropical, como o Brasil.

Animais da raça Guzerá e Guzolando no pasto
A raça de gado Guzolando é fruto do cruzamento entre as raças Guzerá e Holandesa, herdando a rusticidade e boa produção de leite, respectivamente. Foto: Anúncio MF Rural.

No Brasil, o registro da raça Guzolando é realizado pela Associação Brasileira dos Criadores de Zebu (ABCZ). Os animais podem apresentar variadas composições raciais, dependendo do cruzamento:

  • Partes iguais de sangue de Holandês e Guzerá, sendo o mais rústico;
  • Três quartos de Holandês e um quarto de Guzerá;
  • Três oitavos de Guzerá e cinco oitavos de Holandês, o chamado puro sintético.

Características da raça Guzolando

Conheça agora as principais características da raça Guzolando, que justificam porque esses animais estão cada vez mais presentes no Brasil:

  • Excelente adaptação às condições tropicais devido à sua rusticidade;
  • Longevidade produtiva devido às características herdadas da raça de gado Holandês;
  • Bons índices de fertilidade e pequenos intervalos entre os partos a partir do primeiro ano de vida;
  • Precocidade;
  • Porte médio a grande;
  • Pelagens variadas resultantes das combinações de Holandês e Guzerá;
  • Dupla aptidão, podendo ser criada tanto para produzir leite quanto para produzir carne;
  • Maior resistência a parasitas e doenças;
  • Baixa exigência alimentar;
  • Temperamento vivo, porém dócil.
Novilha da raça Guzolando no pasto
Além do gado Guzolando apresentar aptidão para produção de leite, também é ótima opção para pecuária de corte. Foto: Anúncio MF Rural.

Leia também: Pardo-Suíço: conheça essa raça de dupla aptidão.

Dupla aptidão

Conforme citamos no início do artigo, uma das maiores vantagens que a raça Guzolando apresenta é a sua dupla aptidão, ou seja, a sua capacidade de produzir tanto carne quanto leite.

Tal característica é resultado direto do cruzamento que deu origem a esses animais, já que a raça Holandesa é especializada em produção leiteira, enquanto o Guzerá se destaca pela produção de carne (embora também tenha dupla aptidão, produzindo leite).

Não é à toa que o Guzolando está ganhado cada vez mais espaço em diversas regiões do Brasil, sendo criada por produtores que buscam aumentar sua produtividade e, claro, seus lucros.

A dupla aptidão desses animais é um incremento substancial à renda das propriedades rurais, que utilizam as fêmeas na produção de leite e os machos, principalmente bezerros, na produção de carne.

Produção de leite da raça Guzolando

Quando criados exclusivamente no pasto, esses animais são capazes de produzir mais de 10 quilos de leite por dia. Em confinamento, a quantidade de leite pode chegar a 40 quilos diários, de acordo com a ABCZ.

Vaca da raça Guzolando
As vacas da raça Guzolando apresentam úbere bem desenvolvido e bem inserido com formato tradicional de cunha. Foto: Cross Breeding.

Mas, não é apenas a quantidade de leite que torna essa raça tão especial. A qualidade do produto também é destaque, com alto percentual de sólidos totais, gordura e kappa caseína (proteína presente no leite que está envolvida em uma série de processos fisiológicos importantes).

Ademais, também é excelente na produção de queijos, como muçarela e do tipo cheddar, por apresentar menor tempo de coagulação.

Entretanto, vale ressaltar que a produção leiteira do Guzolando, como ocorre em outras raças de gado, depende de fatores como o manejo, bem-estar, alimentação dos animais e controle de doenças.

Confira também: Bovinocultura de leite: o que você precisa saber.

Vantagens da criação dessa raça

Por fim, falaremos das vantagens que a criação da raça Guzolando pode trazer ao pecuarista, especialmente no que diz respeito à produção leiteira.

Primeiro, porque são animais férteis, precoces e com boa longevidade. Essa última característica é importantíssima à pecuária leiteira porque as vacas, ao terem mais bezerros durante sua vida, terão mais lactações. Isso reduz a taxa de reposição do rebanho e reduz os impactos financeiros significativos ao produtor.

Animais da raça Guzolando se alimentando
A raça Guzolando apresenta boa produção leiteira, carne de qualidade, é adaptada ao clima e mais tolerante à doenças. Foto: ABCZ.

Outra vantagem dessa raça é que esses animais podem produzir a mesma quantidade de leite que as vacas holandesas, porém com custos 50% mais baixos, gerando economia para o produtor.

Aliás, a economia se dá também pela rusticidade dos animais, que exigem menos cuidados com alimentação (feita basicamente à base de capim) e sanidade, por apresentarem maior resistência a doenças infectocontagiosas, tais como a tuberculose e a mastite, o que certamente reduz o custo de produção leiteira. Além disso, não exigem instalações muito sofisticadas.

Por último, outra vantagem é a comercialização de bezerros da raça, valorizados pelo maior porte, qualidade de carcaça e capacidade de engorda.

E então, gostou de saber mais sobre a raça Guzolando? Aproveite e acesse o nosso post a respeito da raça Girolando. Boa leitura!

Post Relacionado