Hidroponia: tudo sobre a técnica de plantio

Hidroponia: tudo sobre a técnica de plantio

Existem várias técnicas de plantio das mais variadas espécies de plantas e uma delas é a hidroponia que pode oferecer vários benefícios. Você sabe o que é e como funciona?

Conheça, a partir deste artigo, a técnica de hidroponia e descubra as principais informações sobre ela para ficar cada vez mais por dentro das técnicas de plantio.

Confira também: como fazer uma horta hidropônica.

O que é hidroponia?

A hidroponia é uma técnica de plantio muito antiga e que teve início no começo do século XX. Essa técnica consiste no cultivo de espécies de plantas sem uso de terra. Para isso, elas ficam em um sistema com água, dentro de estufas.

O desenvolvimento das plantas aconteça através de uma água de boa qualidade e de nutrientes que são acrescentados na água com o intuito de que o cultivo seja eficiente.

Assim sendo, substitui a forma tradicional de plantio e não necessita de solos férteis na produção de plantas.

Veja como usar essa técnica

Para cultivar espécies de plantas pelo sistema de hidroponia, inicialmente é preciso de perfis cilíndricos que fiquem posicionados cerca de 80 cm acima do chão.

Estrutura implantada para técnica de hidroponia
Com objetivo de ter sucesso na hidroponia, um dos requisitos básicos é ter uma boa fonte de água que vai circular pelos cilindros juntamente com os nutrientes.

O tamanho e a quantidade desses perfis vão depender da sua necessidade. Dentro dos perfis circula água e componentes nutritivos, como:

  • Potássio;
  • Nitrogênio;
  • Fósforo;
  • Magnésio.

Ao colocar as mudas nos cilindros, essa mistura de água com nutrientes deve ser bombeada a partir de um reservatório com o propósito de que fique sempre circulando e oferecendo as condições ideais às plantas.

Ademais, você deve manter controle de pH e do nível dos nutrientes, conforme cada espécie que deseja cultivar.

Conheça alguns tipos de plantas que aceitam hidroponia

Diversos tipos de plantas podem ser cultivados em hidroponia, aliás, a grande maioria, inclusive. A maior parte dos cultivos desse tipo ocorre com alface, que apresenta resultados muito positivos nesse sistema.

Ademais, outros tipos podem ser cultivados com êxito, como brócolis, repolho, melão, pepino, tomate e arroz. Além disso, plantas ornamentais e mudas de árvores também conseguem ótimo desenvolvimento com essa técnica de cultivo.

Cultivo de morango em sistema de hidroponia
O cultivo de morango no sistema de hidroponia é uma boa opção à agricultura familiar e tem um manejo facilitado porque fica suspenso.

Em Santa Catarina, por exemplo, os pés de morango estão saindo do chão e passaram a ser cultivados em túneis baixos, através do sistema semi-hidropônico, em bancadas suspensas. Dessa maneira, há redução de mão de obra e cuidados com pragas e doenças.

Quais as vantagens da hidroponia?

As vantagens de utilizar a hidroponia são muitas, sendo que uma das principais é evitar a contaminação das plantas. Por estarem afastadas do solo, não entram em contato com fungos, bactérias, insetos e demais agentes que provocam contaminação e que costumam estar no solo.

Além disso, é mais fácil de controlar o ambiente em que as plantas estão se desenvolvendo, o que facilita o crescimento saudável. Ademais, você necessita de menor espaço do que se fosse cultivar diretamente na terra.

Cultivo de hortaliças em sistema de hidroponia
Com o sistema de hidroponia, as plantas têm um crescimento mais saudável, ficando livres do risco de contaminações.

Outra questão muito importante é a forma de venda, que é feita em embalagens, sem que o produto tenha contato com agentes contaminantes de transporte, caixas e mãos.

Considerações finais

Conforme procuramos apresentar neste artigo, o cultivo por hidroponia é de grande importância e oferece inúmeros benefícios tanto ao produtor, quanto ao consumidor.

Além disso, os custos na implantação desse tipo de sistema são menores se comparado aos plantios tradicionais.

Assim, a hidroponia se torna uma excelente alternativa para você obter um cultivo muito mais controlado, seguro e eficiente de diversas espécies de plantas.

Quer encontrar produtos e serviços relacionados ao tema que abordamos acima? Acesse no MF Rural.

Post Relacionado