Higienização de tratores: confira como fazer

Higienização de tratores: confira como fazer

Você conhece os melhores procedimentos para fazer a higienização de tratores?

O processo de higienização tem um caráter muito importante: ajuda a prolongar o tempo de vida útil desses veículos, que são indispensáveis ao sucesso do agronegócio brasileiro.

Por esse motivo, é recomendado manter alguns cuidados específicos em relação aos procedimentos de higienização, de modo a assegurar a eficiência dos equipamentos agrícolas, bem como evitar os gastos extras e possíveis acidentes indesejados.

Portanto, listamos as principais dicas para te ajudar nessa tarefa. Confira!

Importância de fazer a higienização de tratores e máquinas agrícolas

A mecanização da agricultura, sem dúvida, revolucionou o agronegócio brasileiro, proporcionando aumento da produtividade e eficiência das operações, que até então eram realizadas de forma manual.

De acordo com o Censo Agropecuário de 2017, divulgado pelo IBGE, o Brasil conta com mais de 2 milhões de máquinas agrícolas, entre tratores, semeadeiras, colheitadeiras, distribuidoras de calcário, entre outros equipamentos. Isso equivale a um maquinário para cada 2,5 propriedades rurais.

Devido a sua importância ao agronegócio, é importante cuidar bem desse maquinário. Estando sujo, aumenta o risco de perdas, uma vez que compromete o desempenho dos filtros, gera maior gasto de combustível e prejudica outros componentes.

Isso significa que não basta apenas a manutenção (preventiva ou não) da parte mecânica e elétrica do maquinário agrícola. A limpeza é parte fundamental porque vai contribuir com uma vida mais longa de tratores, colheitadeiras, pulverizadores, plantadeiras ou semeadoras.

Poeira e detritos na operação de máquinas. Importância da higienização
Nas tarefas do dia-a-dia, as máquinas agrícolas ficam expostas aos detritos e poeira. A higienização é importante porque aumenta a vida útil.

Veja também: Limpeza dos pulverizadores agrícolas: veja como fazer.

Afinal, como fazer a higienização de tratores e outros maquinários?

Conforme mostramos há pouco, uma máquina agrícola sem uma boa higienização pode representar a qualquer momento “dor de cabeça” ao produtor rural. E, com o fim de evitar prejuízos e despesas imprevistas, é importante fazer essa limpeza.

Sendo assim, no momento de fazer a higienização de tratores e máquinas agrícolas, alguns procedimentos adequados devem ser considerados. É preciso ter à sua disposição ar comprimido e água, que será usada com produtos específicos. É o que iremos tratar a seguir.

1. Utilize equipamentos de proteção individual

O processo de higienização de tratores pode incorrer em alguns riscos para o trabalhador, como o desprendimento de algum resíduo pesado ou afiado, ou ainda queda devido a combinação de água com produtos detergentes.

Dessa maneira, é muito importante o fornecimento de equipamentos de proteção individual ao trabalhador, para que a tarefa seja executada com segurança. Disponibilize óculos de proteção, luvas, botas, capacete, avental e protetores auriculares.

Equipamentos de proteção individual para atividade de higienização de tratores
O trabalhador deve estar bem equipado ao realizar a atividade de higienização de tratores ou outras máquinas agrícolas.

2. Escolha o local adequado e comece pela parte externa

Primeiramente, a higienização de tratores ou outro maquinário deve ser realizada em local adequado. Não deve ser feita sobre o solo para não encharcar o local, e o piso deve ter algum grau de declive, para que os resíduos sejam escoados para um local apropriado.

Depois, é recomendado iniciar o processo de limpeza pelas regiões mais acessíveis dos tratores e demais equipamentos agrícolas. Comece retirando detritos maiores de forma manual, com auxílio de uma pá, se necessário.

Em seguida, comece a lavagem utilizando máquinas de alta pressão, da parte superior da máquina fluindo em direção ao chão, permitindo que a gravidade arraste os contaminantes e líquidos residuais para o piso do lavador.

Atente-se para a temperatura da água: água morna pode ajudar a dissolver sujeiras mais facilmente, porém em temperaturas muito altas pode prejudicar algum componente do maquinário.

3. Utilize produtos de limpeza apropriados

Considere a utilização de produtos de limpeza apropriados para remover a lama, graxa e sujeira ​​com mais eficiência.

Limpeza de pneu com produtos adequados para higienização de tratores
A utilização de produtos especializados facilitam a remoção da sujeira pesada.

O detergente deve ser aplicado com moderação, com objetivo de evitar contaminação, principalmente de compartimentos do motor e, em especial, dos radiadores.

Os solventes de limpeza só podem permanecer por 15 minutos a meia hora. Esse tempo é suficiente para o produto agir.

Depois, enxágue sempre com muita água.

Os pneus e outros componentes feitos de borracha também devem ser higienizados com produtos adequados, assim como os vidros, que devem ser lavados e polidos.

4. Faça a higienização da parte interna dos tratores

O interior da cabine do trator deve ser aspirado e limpo com pano úmido. Nunca utilize água e lavagem de alta pressão dentro de cabine, pois pode danificar os controles.

Cabine de trator higienizada
Tenha cuidado ao higienizar a cabine do trator para não danificar os equipamentos eletrônicos.

Veja também: Transmissão de tratores: confira os principais tipos.

5. Realize a manutenção dos filtros

No Brasil, os motores de tratores são movidos a diesel de quatro tempos. No processo de admissão (primeiro tempo do motor) o pistão sai do ponto morto superior ao ponto morto inferior, criando uma depressão no seu interior.

Estando a válvula de admissão aberta, o ar é aspirado ao interior do cilindro. Nesse momento, há o risco de carregar partículas de poeira que podem danificar as peças móveis do motor e contaminar o óleo, comprometendo sua vida útil.

O filtro de ar tem como função justamente remover essas partículas de poeira, fornecendo ao motor um “ar limpo”. Daí a importância de fazer essa manutenção e limpeza dos filtros.

Os tratores mais antigos usavam filtragem de ar “a banho de óleo”, que tem como elemento filtrante um tipo palha de aço. Assim, exigem manutenções que podem ser diárias, dependendo da quantidade de poeira.

Nos modelos de tratores mais novos, esses filtros são feitos de papel filtrante sanfonado e um filtro interno de feltro. Ambos conseguem reter a poeira com mais eficiência e são bem mais fáceis de limpar.

Limpeza e manutenção do filtro de ar de um trator
O filtro de ar é um componente importante quando o assunto é higienização de tratores. Ele evita que a poeira atinja o motor no momento da entrada de ar durante o funcionamento.

Confira também: Entenda o que é a lastragem de tratores.

Dicas importantes

Sendo assim, quando houver necessidade de limpeza do filtro de ar, utilize ar comprimido. O jato de ar deve ser direcionado de dentro para fora e com uma certa distância, para evitar que rasgue o papel.

Dica: após essa limpeza, vá até um local escuro e coloque uma lâmpada dentro do elemento filtrante. Dessa maneira, será possível observar possíveis fissuras e trincas no papel. Se aparecerem, o elemento deve ser substituído.

Mas, de qualquer maneira, o filtro de ar deve ser trocado quando o indicador mostrar. Se está em dúvida, tem mais uma recomendação dos mecânicos: coloque um pedaço de tábua ou papelão na entrada da boca do filtro e acelere levemente o motor.

Caso o indicador do filtro não seja acionado, pode indicar que o sistema de acionamento não está funcionando corretamente. Aí precisa de manutenção.

No vídeo abaixo, confira como fazer a limpeza dos filtros da cabine do trator:

Fonte: Rodrigo Iorino.

Confira o resumo para uma boa higienização de tratores e maquinários agrícolas:

  • Use água quente (não pode ultrapassar 60°C) e/ou água e sabão neutro;
  • Faça a limpeza após o turno de trabalho, antes de estacionar o maquinário;
  • Coloque um tampão na saída de escape;
  • Utilize sempre equipamentos de proteção individual: óculos, luvas e máscara respiratória;
  • Na lavagem com alta pressão, tenha cuidado para não danificar as peças mais frágeis;
  • Use uma esponja macia com água para retirar o barro impregnado;
  • Termine enxaguando toda a máquina apenas com água;
  • Após a lavagem, lubrifique o equipamento.

Conclusão

Portanto, os procedimentos de higienização contribuem para o aumento da vida útil de tratores e máquinas agrícolas e, com um pouco de prática, podem ser feitos pelos próprios funcionários da propriedade.

Além disso, vai evitar que o maquinário fique ocioso e comprometa as atividades diárias durante períodos importantes, como o plantio.

E então, esse artigo foi útil para você? Aproveite e acesse também nosso post sobre o Renagro, o registro eletrônico de tratores. Boa leitura!

Post Relacionado