Estufa para plantas: tipos e funções

Estufa para plantas: tipos e funções

Você sabe para quê serve uma estufa para plantas? A princípio, eram chamadas de estufas as estruturas feitas para absorver e manter o calor do sol por mais tempo, para que fosse possível o cultivo de plantas tropicais em locais frios ou fora de época.

Entretanto, com o tempo essa denominação passou a servir também para designar suportes feitos para proteger as plantas de fatores externos, sejam eles excesso de chuvas, de vento, ou até mesmo proteger do próprio sol e da ocorrência de doenças e pragas.

Hoje em dia, as estufas são utilizadas principalmente no cultivo de hortaliças, flores e mudas. Nesse sentido, elas representam um ambiente desenvolvido com o intuito de proporcionar melhores condições para o crescimento das plantas.

Neste artigo, vamos falar sobre os diferentes tipos de estufas, para quê elas servem, os fatores a considerar ao fazer uma estufa caseira e também as vantagens de usá-las. Confira!

Tipos de estufa

Existem diversos tipos de estufas, que variam em tamanhos, formatos, materiais, níveis de tecnologia: cada uma com seu propósito.

Podem ser desde estruturas simples, feitas de arco e plástico, com cultivo diretamente no solo, podem ser de materiais mais resistentes, feitas para durar por mais de uma década, ou até estruturas altamente tecnológicas, com controles de temperatura, iluminação e irrigação automatizados.

Estufa para produção de flores semi-automatizada.
Estufa para produção de flores com base de concreto e alicerce de metal, semi-automatizada com sistema de ventilação e sombrite, irrigação manual e sem iluminação artificial.

As estufas também apresentam diversos formatos, sendo os tipos túnel (baixo, médio e alto) e capela os mais utilizados, variando também na geometria do telhado, podendo ter ou não aberturas para ventilação.

Em termos de automação, pode não ter nenhuma, que é o mais comum em cultivos caseiros ou comerciais pequenos e médios, pode ser semi-automatizada, contando com luminosidade e sistema exaustor, e pode ser extremamente tecnológica, contando com controles climáticos, recipientes específicos para o plantio, entre outras ferramentas.

Quais os principais usos das estufas agrícolas?

Assim como existe toda uma variedade de tipos de estufas, não é diferente com as funções que elas desempenham.

Talvez um dos usos mais difundidos da estufa seja na produção de mudas, uma vez que fornece condições climáticas mais favoráveis para o desenvolvimento inicial de uma planta, além de protegê-las de ataques de pragas e ocorrência de doenças, visto que a sanidade das mudas é um fator de extrema importância para sua comercialização.

Estufas também são amplamente usadas no cultivo de hortaliças, flores, orquidários e até de algumas frutas como o morango, com o intuito de proteger as plantas da incidência direta dos raios solares. Já em algumas regiões do Brasil, a maior utilidade das estufas é na função de proteger o cultivo do excesso de chuvas.

As estufas automatizadas são geralmente utilizadas em universidades e instituições de pesquisa, pois permitem um nível de controle ambiental que é necessário para alguns estudos sobre aspectos fisiológicos das plantas.

Também não podemos esquecer dos cultivos hidropônicos que ocorrem em estufas, assim como a produção de cogumelos. O setor florestal também faz bastante uso dessas estruturas.

Estufa para cultivo hidropônico moderna
Estufa automatizada para cultivo de vegetais em sistema hidropônico.

Como construir uma estufa para plantas?

Como dissemos anteriormente ao falar sobre os tipos de estufas, elas podem ser de diferentes materiais. Antes de construir uma estufa, atente-se para as necessidades das plantas que vai cultivar, pois cada material pode proporcionar a criação de um microclima diferente.

É importante também atentar-se às características climáticas da região de cultivo, bem como a incidência solar no local de instalação da estufa. O tipo e a espessura do material devem ser definidos considerando a região em que a estrutura será utilizada, ou seja, fatores como vento e temperatura são determinantes na escolha.

Os materiais comumente utilizados na construção do alicerce da estufa são madeira, bambu, PVC, ferro, metal, alumínio e até concreto.

Cultivo de hortaliças em estufa do tipo túnel, feita com tubos de PVC e plástico
Estufa do tipo túnel, construída com arcos de PVC e plástico transparente, para cultivo de hortaliças diretamente no solo.

Nas coberturas, o vidro já foi bastante empregado, porém hoje em dia utiliza-se outros materiais, como o policarbonato, o polivinilclorídrico (PVC), o acetato de vinil etileno (EVA), e o polietileno de baixa densidade (PEBD), além do plástico.

A maioria dos materiais usados na cobertura são transparentes, para que seja possível a entrada da luz solar e assim permitir o crescimento das plantas. Entretanto, em alguns casos podem ser utilizados plásticos de outras cores. Se a intenção for proteger as plantas da luz direta do sol, também são usados sombrites.

Além disso, usa-se lonas resistentes, de qualidade comprovada, e que tenham aditivos que protejam contra o calor e a radiação solar excessiva. Elas se degradam menos e têm maior custo-benefício, resultando em maior economia em longo prazo.

A seguir, confira o vídeo com o passo a passo de como fazer uma estufa caseira portátil:

Quais as principais vantagens das estufas agrícolas?

Uma das principais vantagens em investir nas estufas agrícolas é a possibilidade de cultivar plantas “fora de época”, o que permite ao produtor não ficar refém da sazonalidade da sua região.

Dessa maneira, trazem como benefício a possibilidade de atender às demandas de consumo do mercado em diferentes estações do ano e em regiões que não proporcionam condições adequadas ao plantio de determinada espécie, além de proporcionar um aumento de renda ao produtor.

A segunda vantagem que a estufa agrícola oferece é a economia na hora de irrigar a plantação. Por ser um ambiente controlado, a irrigação pode ser feita de maneira mais específica e econômica, abrindo mão de um grande gasto de água.

Estufa com sistema de irrigação automatizado.
Estufa com sistema automatizado de irrigação em ação. É possível programar a quantidade de água, bem como o horário, duração e frequência da irrigação.

A terceira vantagem é o aumento na qualidade dos produtos. Isso ocorre devido ao maior controle de clima, o que propicia um melhor desempenho no desenvolvimento das plantas. Além disso, a produtividade pode ter um aumento considerável, o que acaba gerando uma maior lucratividade para o produtor.

A quarta vantagem das estufas agrícolas é o controle e proteção de pragas. Comparado a plantações a campo aberto, esse tipo de cultivo apresenta incidência muito menor de pragas. E, quando isso ocorre, é mais fácil e rápido de fazer o controle, o que leva à quinta vantagem, que é a redução no uso de defensivos agrícolas.

Estufa de policarbonato caseira nos fundos de uma casa
Estufa de policarbonato construída em jardim com cultivo de tomates e pepinos.

Por fim, a última das vantagens, é a sustentabilidade que as estufas agrícolas proporcionam ao meio ambiente. Elas reduzem os impactos ambientais que muitas vezes as lavouras convencionais causam (uso de água e de agrotóxicos, por exemplo). Portanto, é uma produção mais limpa e sustentável.

Gostou desse post e quer ler mais conteúdos como este? Sugerimos o artigo que aborda a hidroponia, uma técnica que vem atraindo cada vez mais produtores rurais. Boa leitura!

Post Relacionado