Você sabe o que é creep feeding para gado de corte? Descubra!

Você sabe o que é creep feeding para gado de corte? Descubra!

O Brasil é um dos grandes produtores de gado de corte do mundo e, sendo assim, pecuaristas estão sempre à procura de técnicas e conhecimentos que possam melhorar o desenvolvimento do seu rebanho. Nesse sentido, tem-se o creep feeding – ou cocho privativo – sistema utilizado para aumentar o ganho de peso dos bezerros durante o desmame.

Diante da dificuldade de aumentar a eficiência produtiva, problema diretamente relacionado com o longo ciclo dos rebanhos de corte, o creep feeding é um método que pode ajudar a diminuir a duração dos ciclos produtivos, tornando-os mais eficientes e gerando maior retorno financeiro e qualidade na cadeia de carne.

Segundo dados do IBGE, o rebanho bovino bateu recorde de crescimento no ano de 2021, chegando a 224,6 milhões de cabeças de gado, e esses números expressivos estão diretamente relacionados com a retenção de fêmeas para a produção de bezerros, especialmente durante os anos mais recentes.

Diante desse contexto, ao longo desse post falaremos um pouco mais sobre a técnica do creep feeding dentro das propriedades, bem como as suas vantagens, como ela funciona e como aplicá-la da melhor forma possível. Continue lendo o post e confira!

O que é e quando iniciar o creep feeding?

No Brasil, o cenário predominante é o de desmame tardio, levando ao comprometimento da fêmea que, em lactação, não concebe mais bezerros, dedicando-se ao ganho de peso dos filhotes, muitas vezes abaixo do esperado.

Dessa forma, o creep feeding se apresenta como um manejo racional, tendo por objetivo suplementar os bezerros de forma gradativa, iniciando-se ainda na fase de aleitamento. Utiliza-se cocho privativo, local onde é ofertada ração balanceada e concentrada com acesso exclusivo dos bezerros que ainda estão com as mães.

Detalhadamente, esse sistema consiste em um pequeno dispositivo de passagem, o chamado creep, que permite ao bezerro ter acesso à alimentação exclusiva com vitaminas e minerais, incentivando o ganho de peso sem o apartar da mãe. Assim, ao mesmo tempo que o manejo já o prepara para a alimentação comum, também facilita o desenvolvimento ruminal das crias, tornando o desmame menos estressante.

Rebanho de gado Nelore junto aos cochos de alimentação
O melhor local para se instalar o creep feeding é próximo à área de descanso, geralmente perto do comedouro das matrizes, local onde as crias permanecem em contato visual com as mães.

Em termos nutricionais, recomenda-se balancear e respeitar as necessidades de cada fase. Portanto, a partir da terceira semana de vida, sugere-se iniciar o manejo do creep feeding de forma gradativa, acompanhando o desenvolvimento dos animais.

Leia também: Saiba como fazer o manejo correto de bezerros leiteiros.

O que levar em conta para iniciar o creep feeding?

Como premissa básica, as propriedades que realizam o ciclo completo (cria, recria e engorda) possuem maior aproveitamento do cocho de apartação, enquanto aquelas que realizam apenas a cria e a recria podem não ter o retorno financeiro real diante do investimento inicial.

Por outro lado, por se tratar de um manejo relativamente fácil de se iniciar, as mudanças podem ser observadas rapidamente.

De acordo com um estudo que avaliou o desempenho de bezerros Nelore submetidos ao creep feeding, além do ganho médio de peso diário, houve também ganho de peso durante a desmama. Portanto, este é um ponto importante e de forte motivação para implementar esse sistema de manejo.

Quanto mais pesado for o bezerro ao desmamar, menor será o tempo até o abate do animal. Dessa forma, o creep feeding otimiza a eficiência de todo o processo, reduzindo custos e maximizando a lucratividade da propriedade.

Ademais, esse estudo também mostrou que os bovinos bem suplementados e com acesso adequado à forrageira de qualidade têm ganho de peso cerca de 7% maior, o equivalente à 15 kg adicionais.

Bezerro Nelore mamando em vaca em pasto aberto. Outras duas vacas ao fundo.
O aleitamento dos bezerros é excelente em fornecer nutrientes até os 2 meses de idade, aproximadamente. Após essa fase, para melhor desenvolvimento e ganho de peso, é necessária a suplementação.

Creep grazing

Da mesma forma que o creep feeding visa ao aumento do ganho de peso precoce do bezerro, o creep grazing possui o mesmo intuito. A diferença entre eles se encontra no alimento que é ofertado. Enquanto no creep feeding o foco é ração balanceada, no creep grazing se utiliza forrageira de alta qualidade digestiva e nutricional, também com acesso exclusivo aos filhotes.

Dessa forma, para o segundo sistema, é necessário cultivar as melhores forrageiras, como: colonião bem-manejado, coast-cross, milheto ou leguminosas, cercando-as em locais próximos à maternidade, de modo a favorecer o consumo apenas por parte das crias.

Mas, como oferecer a ração ou a forrageira de forma racional, respeitando o desenvolvimento das crias?

O que é a ração de creep e quanto oferecer?

De maneira geral, o bezerro manejado em sistema de creep feeding não será alimentado com ração comum, mas com um suplemento especial. O objetivo é o aumento da conversão alimentar e a ampliação do ganho de peso, possuindo ainda o diferencial de ser de alta digestibilidade.

Os suplementos existentes hoje, em sua maioria, são derivados de farelos, contendo um bom aporte de aminoácidos e alguns aditivos naturais probióticos, que melhoram o trabalhar do rúmen em formação dos bezerros. Como exemplo, temos os farelos de milho e de soja, que são bem aceitos por conterem alta concentração proteica e serem de rápida fermentação ruminal.

Mãos que levam a ração de creep formulada à base de farelos
Além de várias opções no mercado, o próprio produtor também pode fazer a sua própria mistura. Certifique-se apenas do balanceamento correto de nutrientes de qualidade.

A oferta de suplementos deve ser gradativa, iniciando-se com aproximadamente 0,5 a 1,0% do peso vivo do bezerro em concentrado. Dessa forma, para a aplicação do manejo, exige-se que o produtor conheça o peso das crias, que deve ser o mais padronizado possível.

Recomenda-se, em média, 80% de NDT (nutrientes digestíveis totais) e 20% de PB (proteína bruta), sendo que o consumo está em torno de 0,6 a 1,2 kg de ração/animal/dia.

Mesmo que as formulações não sejam muito complexas ou elaboradas, é aconselhável o uso do farelo de milho e de soja, bem como o melaço a fim de aumentar o interesse e a palatabilidade do bezerro. Nesse momento, convém levar em conta também os custos envolvidos, tanto em relação ao milho quanto à soja, por se tratarem de investimentos iniciais.

Como construir o cocho para bezerros no creep feeding

Para que o modelo seja implantado com efetividade e garanta os melhores resultados, é de suma importância que o produtor esteja atento à montagem da estrutura física do creep feeding, já que existe um custo extra de alimentação dos bezerros.

O ideal é construir um cocho teste para verificar como será a adaptação dos primeiros bezerros ao modelo, uma vez que o desmame e a inserção de uma nova dieta podem prejudicar o desenvolvimento. Por conta disso, é fundamental que o produtor realize testes com os primeiros animais até que o modelo se adapte à sua realidade, buscando o máximo de produtividade possível dentro do rebanho.

O sistema de creep feeding exige a montagem de um cercado resistente para evitar que as matrizes busquem a alimentação fornecida aos bezerros e, ao mesmo tempo, permita que as crias tenham livre acesso a ele. Veja no breve vídeo abaixo a estrutura propriamente dita do modelo de creep feeding na prática:

Fonte: Terrastock.

A instalação deve ter abertura e dimensões ideais de 25 a 30 cm de altura e 15 a 17 cm de largura, com capacidade de ajustes de acordo com o peso e o tamanho da bezerrada, respeitando também o tamanho do lote total. A área sugerida para o local é de 1,5m²/bezerro, tendo uma distância de 2m entre o cocho de suplementação e a cerca para circulação.

A localização dessa instalação deve ser ao lado da área de descanso das vacas ou do próprio local de alimentação delas, como o cocho de sal. Deve-se sempre priorizar locais de passagem que tenham fácil acesso, em terrenos altos, secos e bem iluminados. Como se trata de um local de passagem, pode-se utilizar arame liso, madeira ou grades de ferro para o cercado. A quantidade de passagens vai depender do número de bezerros dentro do local ao mesmo tempo.

Veja também: Colostro bovino: importância para os bezerros.

Vantagens e desvantagens do creep feeding para o gado de corte

Como qualquer outro plano de mudança em sua realidade produtiva, faz-se necessária uma avaliação aprofundada das vantagens e desvantagens do creep feeding.

Entre as vantagens, além do fato de o manejo ser racional e trazer eficiente retorno financeiro, existem alguns aspectos que merecem maior destaque:

  • Redução do tempo total para o abate: menor investimento total, inclusive na alimentação dos animais;
  • Redução do estresse na desmama e menor dependência entre as crias e as suas mães;
  • Crias com maior peso ao desmame e com maior capacidade de expressar o potencial genético;
  • Manejo simples de ser iniciado na propriedade, com o benefício de animais com escore corporal relativamente padronizado;
  • Escore Condição Corporal (ECC) melhor diante de um menor período de aleitamento, para as matrizes;
  • Eficiência reprodutiva: reduz o tempo entre partos;
  • Maior lucratividade: melhora a eficiência do rebanho.

No vídeo abaixo, confira quais são os 5 maiores benefícios do creep feeding na visão de um produtor:

Fonte: Joel Pinheiro.

No entanto, também podem existir algumas desvantagens. Na grande maioria das vezes, a inviabilidade do método de alimentação reservada se relaciona com a falta de conhecimento ou de planejamento dentro da propriedade. Porém, existem aspectos de importante observação, por exemplo:

  • O custo na implementação do manejo (especialmente relacionado ao valor de compra do concentrado) pode não trazer o retorno equivalente;
  • Inicialmente, pode haver dificuldade na adaptação e, com isso, não atingirem o ganho de peso esperado;
  • Manter os bezerros com acesso apenas à concentrados pode influenciar na fase pós-desmame, refletindo em pastejo ineficiente por períodos prolongados;
  • Devido ao desbalanceamento das dietas, podem ser observados quadros de distúrbios metabólicos;
  • As matrizes, que diminuem a lactação, podem ter acúmulo de gordura na glândula mamária por conta do ganho de peso excessivo.

Considerando todos esses aspectos, fica evidente a necessidade de se estabelecer um bom plano, levando em conta a realidade de cada criação, para a implantação do sistema creep feeding.

Bezerrada próxima ao cocho de alimentação com altura ideal
Para que haja melhor adaptação ao sistema, no início, opte por colocar bezerros já acostumados ou ainda as mães para que as crias percam o medo.

Descobrindo a importância do manejo direcionado

Muitas vezes, o produtor acredita que não progride por falta de área ou então porque o seu ciclo produtivo é muito longo e ineficiente. Porém, com interesse e conhecimento sobre novas técnicas, o seu manejo é melhor direcionado e garante-se maior rentabilidade ao seu negócio.

Novos modelos de produção, como o creep feeding, são uma ótima forma de melhorar os resultados dentro de uma propriedade. Para tanto, é preciso obter conhecimento, planejar-se previamente e estar preparado para enfrentar as fases de adaptação. Assim, criam-se possibilidades de se alcançar resultados bastante positivos!

E então, esse artigo foi útil para você? Aproveite e acesse também nosso post sobre os cuidados com bezerros recém-nascidos. Boa leitura!

Post Relacionado