Espécies de palmeiras mais valorizadas no mercado

Espécies de palmeiras mais valorizadas no mercado

As palmeiras são espécies de plantas muito utilizadas em decorações de praças, jardins de casas e até mesmo em varandas, por poderem ser cultivadas em vasos. Existem diversas espécies de palmeiras, sendo algumas delas mais valorizadas no mercado.

Paisagistas de todo o mundo as utilizam em seus projetos, mesmo porque nunca saem de moda, graças à elegância e sensação de frescor que proporcionam.

Nesse post, listaremos 5 espécies de palmeiras que possuem maior valor comercial devido às suas características. Assim, você poderá escolher quais as melhores opções a serem utilizadas na sua decoração. Confira!

Palmeiras mais valorizadas

Primeiramente, antes de citarmos as palmeiras mais valorizadas, é preciso destacar que existem mais de 2.600 espécies, distribuídas em mais de 200 gêneros, pertencentes à família Arecaceae. Desse total, no Brasil, existem cerca de 250 espécies (de 40 gêneros) que se adaptaram muito bem em diferentes regiões do país.

Embora existam muitas espécies, algumas delas são mais valorizadas no mercado de paisagismo, principalmente aquelas de crescimento mais lento. Aliás, este é um dos motivos de custarem mais caro, quando vendidas em tamanho adulto ou já em boa fase de crescimento.

Conheça agora a lista das 5 espécies de palmeiras de maior valor comercial e uma breve descrição sobre cada uma delas.

Jardim de palmeiras com lago, fontes de água e estrutura central para descanso
As palmeiras são muito usadas em projetos paisagísticos de jardins, sendo algumas espécies mais valorizadas.

Leia também: Conheça as principais doenças das palmeiras, seus sintomas e controle.

Palmeira imperial

A palmeira imperial (Roystonea oleracea) é uma espécie exótica que se distribui desde o Caribe até a Venezuela, não sendo originária da flora brasileira. Sua fama no Brasil se deu logo nos primeiros plantios a pedido da família real, feitos no Rio de Janeiro, época em que fugiam das tropas francesas de Napoleão Bonaparte, no início de 1808.

Devido à sua imagem de realeza que transmite um ar de “poder”, bem como pela sua imponência (chegando a medir até 40 metros de altura), essa espécie de palmeira é muito valorizada e utilizada no paisagismo de praças e jardins botânicos.

Certamente se trata de uma planta extraordinária que não pode faltar no paisagismo de áreas grandiosas.

Corredor de palmeiras imperiais entre lago artificial e estruturas prediais
A palmeira imperial pode medir até 40 metros e gera um ar de imponência nos ambientes.

Palmeira azul

A palmeira azul (Bismarckia nobilis), originária da ilha de Madagascar, é uma planta ornamental cujo nome foi atribuído pela coloração de suas folhas verde-azuladas em formato de palma. É uma espécie imponente que pode alcançar até 25 metros de altura, porém, geralmente, atinge entre 12 e 15 metros.

Essa espécie de palmeira encanta qualquer pessoa que tenha espaço aberto suficiente para cultivá-la, pois ainda jovem, essa espécie tem grande amplitude, sendo necessário um diâmetro de aproximadamente 8 metros para o seu desenvolvimento.

A palmeira azul se adapta muito bem ao calor intenso, condição em que o seu desenvolvimento se torna ainda mais rápido.

Embora seja muito procurada pelo público, há uma certa dificuldade para encontrá-la e, por isso, torna-se mais valorizada que outras espécies.

Jardim extenso contendo grande área arborizada com plantio de palmeira azul
Com uma coloração verde-azulada, a palmeira azul se destaca pela sua exuberância em jardins e praças.

Palmeira Tamareira das canárias

Oriunda das Ilhas Canárias, essa espécie de palmeira (Phoenix canariensis) cresce até 20 metros de altura, com um estipe (caule) robusto e flexível, atingindo de 70 a 90 cm de diâmetro.

Bastante rústica, a palmeira das canárias possui folhas largas, pinadas e longas, na coloração verde-brilhante, podendo atingir até 6 metros de comprimento.

Possui um fruto de cor alaranjada, apreciado pelos pássaros, com uma única semente envolta por um tegumento lenhificado.

Essa espécie é usada como planta ornamental nas regiões temperadas em todo o mundo. É resistente ao vento, balançando mas sem partir, devido à flexibilidade de seu estipe, conforme citamos acima. Como é resistente à salinidade do ar e da chuva, é muito utilizada em zonas ventosas à beira-mar.

Uma curiosidade: na ilha de La Gomera (pertencente ao arquipélago das Canárias) região de origem da palmeira das canárias, os habitantes nativos têm o hábito de extrair a seiva com o fim de produzir um mel que é vendido no comércio local. A extração é feita através de algumas incisões no estipe, a exemplo da retirada do látex das seringueiras, sem ferir a planta.

Palmeiras das canárias plantadas em um jardim em frente à uma estrutura predial de cor branca
Com folhas largas e longas, a palmeira das canárias pode atingir até 20 metros de altura.

Palmeira ravenala

A palmeira ravenala (Ravenala madagascariensis), também conhecida como “árvore-do-viajante”, é mais uma espécie de palmeira nativa da ilha da Madagascar, considerada um símbolo do local. Suas folhas são utilizadas para construir típicas casas costeiras da ilha.

Embora não seja tecnicamente uma palmeira, por pertencer à família Strelitziaceae, essa espécie conquistou os jardins tropicais de diversas partes do mundo, inclusive do Brasil, devido à estrutura escultural de suas folhas em forma de leque, com grande valor ornamental no paisagismo.

Essa espécie é essencialmente tropical, nativa de florestas quentes e úmidas, chegando a atingir, na fase adulta, de 6 a 9 metros de altura, embora em alguns casos possa chegar a até 20 metros.

A palmeira ravenala precisa de um bom espaço para crescer bonita, podendo ser plantada de forma isolada ou em grupos. Assim sendo, é indicada para plantio em grandes jardins residenciais, fazendas e parques.

Palmeira ravenala com galhos longos e folhas em formato de leque e vegetação ao fundo
A palmeira ravenala conquistou os jardins de todo o mundo com suas folhas em forma de leque.

Palmeira triângulo

A palmeira triângulo (Dypsis decaryi) é a terceira da nossa lista com origem na ilha de Madagascar. Sua altura varia de 3 a 6 metros, embora no seu país de origem possa chegar a até 15 metros.

Com estipe único e crescimento de lento a moderado, chama a atenção pela posição das folhas na coroa da planta, surgindo agrupadas em três seções, de forma que ao corte transversal, forma-se um triângulo.

Formando um mix entre o verde e o azul-acinzentado, as folhas dessa espécie de palmeiras são pinadas, eretas e arqueadas, podendo alcançar 2,5 metros de comprimento.

No projeto ornamental, a palmeira triângulo é plantada de forma individual (em destaque) ou em linhas múltiplas, com o propósito de formarem belas alamedas de efeito tropical e imponente. É comum vê-la em grandes parques e praças nos estados do Rio de Janeiro e São Paulo. 

Imagem da parte superior da palmeira triângulo demonstrando o formato triangular que suas folhas formam
Entre as espécies de palmeiras mais valorizadas, a triângulo se destaca pela posição das folhas que formam essa figura geométrica.

Conclusão

Portanto, agora que você conhece as 5 espécies de palmeiras mais valorizadas do mercado, nossa sugestão de leitura complementar é o artigo que traz um guia completo de como cuidar das palmeiras. Boa leitura!

Post Relacionado