Leilões de gado: 5 dicas para fazer um bom negócio

Leilões de gado: 5 dicas para fazer um bom negócio

O mercado de leilões de gado movimenta no Brasil em torno de R$ 2 bilhões por ano. Por isso, a compra e venda de gado em leilões é uma grande oportunidade para os pecuaristas que estão em busca de fazer bons negócios.

Aliás, este tipo de negócio ganhou uma força ainda maior com a modalidade online, através da qual os interessados em comprar o gado podem conhecer os animais e dar lances sem sair de casa ou de sua propriedade.

Dessa forma, por ser uma atividade importante no setor pecuário, os participantes dessa modalidade precisam conhecer algumas dicas para serem bem-sucedidos nos leilões. Confira a seguir:

1. Defina um orçamento e forma de pagamento nos leilões de gado

Ter um orçamento predefinido é muito útil. Dessa maneira, ao estipular um valor máximo que se pode gastar, evitará as chamadas “compras por impulso” em leilões.

Se possível, procure optar por pagamentos à vista dos animais adquiridos nos leilões, pois assim é possível conseguir descontos maiores. Além disso, trazem mais controle do dinheiro ao comprador.

2. Escolha o tipo de leilão

Primeiramente é preciso explicar que existem dois tipos de leilões: presenciais e virtuais.

Os presenciais são mais tradicionais e são realizados em fazendas, feiras agropecuárias e outros eventos, nos quais os compradores precisam estar presentes fisicamente.

Já os leilões virtuais são transmitidos ao vivo pela internet. Nesse sentido, o comprador pode acompanhar as imagens dos animais e dar lances sem a necessidade de se deslocar até o local, no conforto de sua casa na cidade, fazenda ou escritório.

Martelo em cima de um teclado simbolizando leilões de gado online
Uma das modalidades de leilões de gado e de outros animais que vem crescendo é a venda online: proporciona facilidades ao comprador.

Essa modalidade proporciona mais tranquilidade e um melhor planejamento ao comprador, uma vez que os leilões online ficam disponíveis durante alguns dias antes da data de sua realização.

Uma dica é participar dos leilões digitais realizados por sites especializados, como o MF Leilões, cujo grupo completou recentemente 16 anos de atividades e se tornou uma das principais empresas do setor no Brasil.

3. Saiba qual o tipo de gado você precisa

Primeiramente, é necessário definir qual tipo de animal você procura: gado de corte, gado de leite, para reprodução, torneios, etc. Dependendo da finalidade, determina-se a raça, que envolve as características físicas dos animais, como o porte e peso. No nosso blog, você encontra artigos sobre diversas raças.

Por fim, a classe, que se divide em idade e sexo. O produtor deve levar em conta também qual gado que vai melhor se adaptar ao clima e solo da sua região.

4. Pesquise sobre os animais

Antes de comprar o gado em leilões, é preciso ter algumas informações vitais com o fim de fazer um bom negócio. Pesquise sobre os animais, se estão em perfeitas condições de saúde e sobre a sua procedência e genética.

5. Observe os aspectos dos animais

Prestar atenção nos aspectos físicos dos animais é um dos fatores mais importantes para garantir uma boa compra nos leilões presenciais ou online.

Avaliação de gado durante leilão
Antes de dar qualquer lance em leilões, o interessado precisa analisar as características dos animais.

Veja algumas dessas características:

  • O modo de caminhar deve ser normal, pois se estiver trêmulo ou mancando pode ter algum problema. Os animais devem ter capacidade de se levantar com facilidade, caso estejam deitados;
  • O pelo dos animais deve ser regular, liso, brilhoso, livre de imperfeições e insetos;
  • No caso do gado leiteiro, o úbere deve estar para frente, ser firme e não se mover muito aos lados, conforme o andar da vaca;
  • Verifique o peso, de acordo com a raça. O gado não deve estar muito abaixo do peso, com os ossos à mostra. Isso pode ser um sinal de doença.

Com este artigo, procuramos apresentar algumas dicas importantes com o propósito de que você, pecuarista, possa realizar bons negócios ao participar de leilões de gado.

Confira também nosso post que mostra 6 dicas para negociar o preço do gado, outro aspecto importante de como vender ou comprar os animais. Boa leitura!

Post Relacionado