Importância da limpeza para uma fazenda leiteira

Importância da limpeza para uma fazenda leiteira

A limpeza da fazenda é um importante fator para contribuir com a qualidade da produção agropecuária, pois garante o bom funcionamento de todas as atividades. Mas, como isso deve ser feito?

No caso da pecuária leiteira, por exemplo, de forma geral uma boa higiene garante a saúde animal, mantém o rebanho livre de complicações, aumenta a produtividade e garante um leite de melhor qualidade.

Outro detalhe importante é que torna a sua propriedade adequada às exigências socioambientais, principalmente no que diz respeito aos cuidados e à proteção animal.

Para quem trabalha com a produção leiteira, a limpeza da fazenda é ainda mais importante, já que os problemas sanitários podem implicar riscos para o consumidor.

Quer se aprofundar no assunto e entender como você pode garantir uma limpeza impecável para a sua fazenda, protegendo os seus animais e os clientes?

Então, continue com a gente e aproveite a leitura!

Como a limpeza da fazenda contribui para o negócio?

Primeiramente, é importante entender que a higienização de fazendas e das instalações onde fica o rebanho, impacta diretamente na saúde dos animais.

Afinal, sem a limpeza das instalações há o risco de proliferação de micro-organismos e até mesmo permite o surgimento de doenças que podem prejudicar todo o resultado do negócio ao comprometer a qualidade do leite.

homem limpa instalações de fazenda com vacas leiteiras
Limpar as instalações da fazenda, destinadas ao gado leiteiro, por exemplo, evita a proliferação de bactérias.

Existem cuidados que precisam ser tomados para garantir a qualidade do leite, evitando a contaminação através da reprodução de bactérias.

Um leite considerado de má qualidade certamente afetará as vendas e a lucratividade. Por isso, está tudo interligado. Evitar esse tipo de problema é algo relativamente simples e até mesmo barato.

Por isso, é interessante saber quais são as práticas que você pode adotar no dia a dia para otimizar a higienização dos seus espaços.

Como manter a limpeza da fazenda leiteira?

Agora que você já conhece a importância de garantir uma fazenda leiteira limpa e livre de infestações, sejam de micro-organismos ou de parasitas, chegou o momento de descobrir como, efetivamente, fazer isso. Vamos lá?

Garanta uma boa drenagem no ambiente de ordenha

A limpeza básica do ambiente de ordenha começa com a remoção da sujeira e com a garantia de um bom escoamento e da drenagem.

Isso evitará o acúmulo de materiais e a proliferação de micro-organismos indesejáveis, como bactérias.

Além disso, é interessante cuidar da boa circulação de ar para que o espaço não fique abafado e nem úmido demais.

A iluminação é outro fator que merece atenção. Ela facilita o trabalho dos funcionários e também garante que os animais não fiquem estressados ou sofram com a influência da falta de luz.

Confira como fazer a limpeza da ordenha em uma fazenda leiteira:

Fonte: Repórter Gustavo Batista.

Limpe as áreas onde o gado fica diariamente

A manutenção diária de uma fazenda leiteira também faz toda a diferença. É importante dar atenção redobrada à higienização dos equipamentos utilizados para tratar os animais, como instrumentos de tratamento e os materiais de ordenha. Mas, não é só isso.

Como muitos animais ficam em pastagens, é preciso fazer uma limpeza específica dessas áreas porque é dali que o gado se alimenta. Esse é um fator que, muitas vezes, passa despercebido. Mas, continua sendo importante.

Diversas ervas daninhas crescem em meio ao alimento dos animais que podem acabar por ingerir essas plantas. O resultado poderá ser um desequilíbrio na nutrição e, consequentemente, na produção animal.

Falta de limpeza na fazenda: curral com mato e pasto ao fundo
A limpeza dos locais destinados aos animais, como curral e pasto, evita o crescimento de plantas daninhas.

Por isso, é importante evitar essas infestações desde o princípio. Quando elas tomam cerca de 60% da pastagem, passam a ser muito mais caro para o produtor controlá-la.

A partir daí será necessário fazer o uso intensivo de herbicidas e a retirada temporária do rebanho da área.

Além disso, certifique-se de redobrar a higiene caso você tenha um sistema de confinamento.

Tenha um profissional capacitado para realizar a limpeza da fazenda leiteira

É importante ter um profissional responsável apenas para a manutenção da higiene da fazenda leiteira, como, por exemplo dos comedouros, dos bebedouros ou dos materiais de ordenha.

Dessa forma, você pode qualificar o trabalho, treinando essa pessoa especificamente para esse serviço. Além disso, a atenção e o esforço estarão voltados para essas atividades específicas, garantindo que nada passe despercebido.

Limpeza de bebedouros em fazenda
Profissional capacitado para limpeza de instalações, como bebedouros, traz mais qualidade de vida aos animais.

No entanto, lembre-se de fornecer os treinamentos desses funcionários. Isso inclui as atualizações necessárias sobre o uso de materiais de limpeza específicos, técnicas de higienização, necessidades dos animais, desinfecção dos utensílios destinados aos bezerros e assim por diante.

Atualize periodicamente os treinamentos sobre limpeza

Dois fatores merecem a sua atenção quanto ao treinamento de limpeza, principalmente nas fazendas leiteiras. O primeiro é a preparação do profissional que fará a higienização do ambiente.

O segundo é a atualização constante do ordenhador, que garantirá a higiene dos processos junto ao animal.

É preciso também certificar de que todos os procedimentos de segurança sejam cumpridos. Veja alguns exemplos:

  • O pré-dipping e a secagem;
  • Dispensa dos quatro primeiros jatos de leite;
  • Ordenha até o esgotamento;
  • Desinfecção final dos tetos (pós-dipping).

Preocupe-se com a qualidade da água oferecida aos animais

A água é outro fator essencial para garantir uma boa saúde animal e a consequente produtividade do rebanho.

Apesar disso, muitos produtores não estão atentos ao fato de que esse recurso deve ser disponibilizado em abundância e sempre limpo.

O fornecimento de água varia de animal para animal. É preciso levar em conta o peso metabólico, quantidade de matéria seca ingerida, além dos níveis de energia ou de proteína fornecidos e a temperatura ambiente.

Vaca leiteira bebendo água em bebedouro
A quantidade de água fornecida depende de cada raça de animais, mas é fundamental ser de boa qualidade.

Portanto, além de pensar na quantidade de água, também é preciso estar atento à qualidade dela. Além disso, os bebedouros devem ser limpos frequentemente, pelo menos, duas vezes por semana.

Para melhorar a qualidade de água dos bovinos, basta seguir alguns passos básicos:

  • Esgote toda a água contida no bebedouro;
  • Retire e higienize todas as boias, os canos e os equipamentos;
  • Faça uma limpeza seca, varrendo todos os resíduos que ficam;
  • Lave o espaço com um detergente apropriado;
  • Enxágue com água abundante e certifique-se de que não ficaram resquícios;
  • Realize a desinfecção com sanificante ou desinfetante e deixe agir;
  • Reabasteça o bebedouro conforme o habitual.

Essas etapas são suficientes para garantir a qualidade da água ingerida pelos animais.

Evite perdas na fazenda

Dicas como essas contribuem para evitar perdas na fazenda leiteira. Aliás, são importantes aliadas na manutenção da saúde do rebanho de maneira geral. Elas garantem que os bovinos continuem produtivos ao longo de toda a sua vida.

Além disso, são maneiras de demonstrar para o consumidor que você se preocupa com a qualidade do ambiente interno, bem como com a integridade dos todos os processos produtivos.

Não tomar cuidado com a higienização e com a manutenção das instalações e dos equipamentos podem, sim, expor os animais e os produtos a riscos desnecessários e até mesmo comprometer a saúde de quem os consome o leite produzido.

Portanto, a limpeza da fazenda é também um meio de garantir a adequação sanitária do local.

Aliás, a limpeza de sua fazenda garante, também, um lucro maior no momento de pensar em vender a propriedade. Confira nosso artigo com dicas de como preparar o imóvel rural para venda.

Post Relacionado