Cruzamento Indolando: conheça mais sobre essa raça leiteira mestiça

Cruzamento Indolando: conheça mais sobre essa raça leiteira mestiça

Produtor de leite, já ouviu falar da raça de gado de leite Indolando? Conforme o próprio nome sugere, nada mais é do que o cruzamento das raças Indubrasil e Holandês. Esse cruzamento não é uma novidade, porém, somente agora vem recebendo o devido valor no mercado.

Sendo o Indubrasil fruto do cruzamento entre raças zebuínas, a linhagem procedente do Guzerá, esses animais possuem alta capacidade leiteira, que é potencializado no cruzamento com raças especializadas, como é o caso do gado Holandês.

O Indolando é a junção de dois gigantes muito conhecidos da pecuária e se propõe a extrair o melhor de cada raça, em termos produtivos. É praticamente a evolução perfeita, pois, além da excelente capacidade de adaptação ao clima tropical brasileiro, possui potencial genético de lactação muito expressivo.

Porém, antes de adentrarmos ao assunto, deixamos aqui a recomendação de leitura do artigo que preparamos sobre a raça de gado Indubrasil. O conhecimento sobre ela pode te ajudar a entender a importância do Indolando no cenário atual.

Para conhecer melhor a raça de gado Indolando, continue a leitura do artigo!

Como surgiu a raça de gado Indolando?

Antes de qualquer coisa, vamos entender como se deu o início da raça de gado Indolando. Essa raça é resultado de pesquisas em busca do cruzamento dirigido ideal.

As duas raças objetos do cruzamento são boas produtoras de leite e, por isso, geram maior produtividade. A raça Holandesa, inclusive, é a maior produtora em volume de leite do mundo, ostentando este posto com certa folga. Já a Indubrasil também conta com um volume considerável de produção, com a diferença de que o cenário predominantemente quente e seco do país não é muito favorável para a sua lactação.

Além disso, o gado Indolando também conta com maior longevidade, o que é ainda melhor para os produtores. Importante ressaltar esse detalhe, pois, geralmente, a vida produtiva de uma vaca – em termos de lactações – não é muito longa, precisando o produtor se preparar para reposição de rebanho. Porém, se tratando de animais de origem zebuína, o período produtivo tende a se estender mais.

Vaca da raça Indolando de cor preta, posicionada lateralmente no pasto. Ao fundo, cerca de arame
Atualmente, o Indolando se destaca pela grande capacidade de produção aliada à alta rusticidade, atraindo muitos criadores. (Foto: ABCI).

Sendo o Indolando fruto de cruzamentos dirigidos, é importante entender quais as vantagens de se realizar esse manejo. Veja a seguir.

Quais as vantagens dos cruzamentos dirigidos?

O objetivo dos cruzamentos dirigidos é a exploração da heterose. Promover acasalamentos entre animais de raças diferentes e distantes, especialmente quando se tratam de origens distintas, como no caso de zebus e europeus, constitui-se o meio mais eficaz e rápido de promover a melhora no desempenho ou o aprimoramento genético dos descendentes.

Quanto mais distantes os indivíduos, geneticamente falando, maior será a heterose nas futuras gerações. Partindo desse conhecimento e, considerando o fato de que o Indubrasil é composto por raças zebuínas, o resultado será, de fato, o aprimorado no cruzamento com o gado Holandês.

É importante ressaltar, porém, que, segundo a Circular Técnica nº 98 da Embrapa, existem animais bons e ruins quando o assunto é qualidade genética. Assim, os progenitores ruins (tanto touros como vacas), trazem reflexos diretos no desempenho produtivo seguinte.

É importante considerar esses detalhes no caso do Indolando, pois a existência dessa raça só acontece por conta do melhoramento genético. Quando o criador passa a compreender como a heterose pode agregar ao seu rebanho, no que diz respeito ao aspecto produtivo, a escolha do tipo de cruzamento em sua propriedade será ajustada à realidade do seu sistema de produção.

Lote de novilhas mestiças em campo, com características de Indolando. À frente, vacas de cor marrom-escuro e, ao fundo, algumas vacas de cor clara e outras escuras
A escolha das raças para o cruzamento, obtendo como resultado vacas mestiças de alto potencial, é o que define o sucesso do aprimoramento genético.

Leia também: Jersey: raça de precocidade e qualidade do leite.

Indolando: escolha acertada de aprimoramento entre raças

Desde a autorização de registro do gado Indolando pelo Ministério da Pecuária e Abastecimento, por volta do ano de 2010, a quantidade de animais da raça vêm aumentando gradativamente, despertando o interesse dos pecuaristas de forma geral.

Sendo assim, cabe descrever os motivos pelos quais a raça foi um grande acerto, em termos de seleção e do tipo de cruzamento.

Ao cruzar o Indubrasil com o Holandês, a resposta é um animal com boa habilidade materna, capacidade de lactação alta e resistente a condições de conforto térmico e nutricionais pouco eficientes.

Destaque para o gerenciamento zootécnico dos animais, que é fundamental para que as gerações expressem todo o potencial genético pretendido. Animais sensíveis, como é o caso do gado Holandês, exigem acompanhamento próximo, especialmente sanitário e nutricional.

Veja o breve vídeo abaixo e entenda um pouco mais sobre o que envolvem esses acasalamentos controlados de raças distantes que originam os rebanhos de animais mestiços chamados Indolandos:

Fonte: Portal da Pecuária

Por que o desenvolvimento da raça Indolando é importante?

Hoje, por conta do cenário climático em que nos encontramos, é de extrema importância contar com raças que garantam um bom volume de leite, mesmo em situações de calor intenso.

Nesse contexto, as raças Indubrasil e Holandesa são excelentes sozinhas, porém, em conjunto, conseguem potencializar o lado positivo uma da outra. Dessa forma, é possível eliminar os seus pontos fracos.

Sendo assim, o aumento do número de gado Indolando nos pastos brasileiros é benéfico para todos. Afinal, é possível mitigar as maiores dificuldades que o gado europeu enfrenta e, ainda, manter o alto padrão de produção de leite, garantindo o lucro dos seus criadores.

A produção de leite é o grande destaque da raça

O gado Indolando, verdadeiramente, é resultado de dedicação em produzir bem, mesmo em condições adversas.

A boa notícia é que, de fato, é possível performar como o esperado, mantendo um excelente nível de produção. Em uma única ordenha há relatos de aproximadamente 10 kg de leite, de vacas submetidas em regime exclusivo de pasto.

Tratando-se de ordenha com suplementação, os números são ainda mais expressivos. A produção beira a média de 20 kg de leite, podendo ainda ultrapassar essa marca. Por outro lado, como já enfatizado, o desempenho é relacionado a herdabilidade dos progenitores e pode variar consideravelmente entre os indivíduos do mesmo rebanho.

Bezerro de cor marrom amamentando em matriz. Ambos situados em campo, com cilindros de concreto ao fundo
O destaque da raça Indubrasil, além da boa habilidade materna e capacidade de lactação, fica por conta da rusticidade. Portanto, a raça Indolando pode ser a saída tão procurada no quadro produtivo pelos produtores.

Apesar de pouco divulgada, o futuro é promissor!

Poucas são as pessoas que sabem das vantagens que o cruzamento entre o Indubrasil e o gado Holandês trazem à cadeia de leite. Inclusive, por muito tempo, os animais da raça Indubrasil foram registrados apenas como Gir ou Guzerá, demonstrando claramente a necessidade de difundir essa raça com aspectos tão positivos.

Contudo, isso vem sendo trabalhado gradativamente. A grande produção de leite, aliada à sua maior rusticidade, é o que motivou intensamente os cruzamentos dirigidos, obtendo, inclusive, a condição de registro oficial na respectiva associação de criadores.

Em síntese, a raça Indolando traz o resultado pretendido e é uma ótima opção para os pecuaristas interessados em criar matrizes com alto potencial genético produtivo e resistentes às condições climáticas predominantes do nosso país.

E então, gostou de conhecer essa raça leiteira? Aproveite e acesse também nosso post sobre a raça Guzolando. Boa leitura!

Post Relacionado