Como plantar um pé de uva no quintal ou em vaso

Como plantar um pé de uva no quintal ou em vaso

Plantar um pé de uva no quintal de casa sempre foi o sonho de muitas pessoas. Trata-se de uma fruta muito apreciada em todo o mundo e, tê-la bem perto, inegavelmente é a vontade de muita gente.

Mas, nem todos têm conhecimento de como isso deve ser feito. São detalhes importantes, desde o preparo do solo, plantio até o cultivo e colheita e, dessa forma, é um processo que exige um pouco de conhecimento.

A vantagem é que não demanda tanto espaço assim. Para que você pode plantar até em vaso, como vamos dar o exemplo logo mais.

Acompanhe!

Uva: plantio e benefícios

A videira é uma planta trepadeira da família das vitáceas cujo fruto é a uva. Originária da Ásia, o seu cultivo é considerado uma das atividades mais antigas entre os homens, devido ao sabor dos frutos para a produção de vinho.

No Brasil, o plantio da uva teve início em 1532, quando foi trazida pelos portugueses.

Parreira com cachos de uva
A uva é muito apreciada em todo o mundo. Plantar em casa essa fruta é o sonho de muita gente.

Confira alguns benefícios da uva para a saúde:

  • Contém substâncias antioxidantes que combatem a ação de radicais livres;
  • Possui propriedade anti-inflamatória;
  • Reduz o risco de infarto, câncer e derrame;
  • Possui vitaminas do complexo B e vitamina C;
  • Contém minerais, como cálcio, fósforo, ferro, manganês e enxofre;
  • Protege o coração.

Plantar uva no quintal ou em vaso

A uva é um tipo de planta normalmente se adapta melhor no chão, mas nada impede de plantar em um vaso. Isso depende do espaço que você tem.

Caso seja sua opção, procure vasos de barro grandes, cerca de 50 litros, a fim de conter não apenas as raízes, como fertilizantes e pedriscos.

É importante que tenha um furo no fundo do vaso para impedir o acúmulo de água e, dessa forma, evitar a proliferação de fungos.

Confira o passo a passo para plantar seu pé de uva no vaso:

Fonte: Jardim Exótico.

Escolha a espécie de uva de acordo com a época para o plantio

Há muitas espécies de uvas para plantar, porquanto as chamadas americanas também são espécies bem resistentes e fáceis de cultivar, mesmo em vasos. Seja qual for o tipo, é bom irrigar a muda até o momento do plantio.

O ideal é esperar o segundo semestre do ano para plantar suas mudas. Além disso, se tiver mudas de viveiro é bom plantar em julho e agosto. Já para tipos torrão é melhor fazer isso em outubro e dezembro.

Aliás, no Brasil, as variedades mais cultivadas são as de Vitis labrusca, também conhecidas como uvas rústicas (como a niágara e a isabel), identificadas como uvas de chupar, por serem mais delicadas, com polpas mais consistentes que se desprendem facilmente da casca.

Conhecidas como americanas, elas são mais resistentes e toleram umidades mais altas. Portanto, são fáceis de cultivar em pequenos ambientes e vasos.

Prepare o solo para plantar a uva no quintal

O solo ideal para plantar uva inclusive no quintal é aquele com o substrato pronto, que é a mistura de compostos orgânicos, calcário e nitrogênio. Dessa forma, tudo isso vai ajudar no desenvolvimento da planta, fortalecendo e evitando o surgimento de pragas.

Homem usando as mãos para plantar um pé de uva
Uma das etapas importantes para o plantio da uva é preparar bem o solo.

Assim sendo, em vasos, é a mesmo técnica, inclusive a terra deve estar bem irrigada e profunda para dar espaço para a planta.

Não se esqueça de ter também um apoio para o crescimento, já que a videira é um tipo de trepadeira e a direção vai depender da espécie.

Dê boas condições para o pé de uva crescer

A uva só vai aparecer se a planta estiver em boas condições, o que significa uun 15 e 30 graus de temperatura,  durante todo o período de desenvolvimento da planta até o seu amadurecimento. Isso garante a qualidade da fruta e deixá-la mais doce.

A luminosidade também é outra exigência da videira. Então, o segredo é plantar em um espaço longe de ventos fortes, que receba luz do sol durante 6 a 8 horas por dia e uma circulação leve de ar. Se for vaso, fique de olho nos espaços mais frescos do quintal.

Colheita da videira

Depois de todo o trabalho, vai chegar o momento tão esperado de colher as suas sonhadas uvas do quintal. Você vai perceber que os cachos maturam em cerca de 70 dias, no máximo.

Homem segura com as mãos um cacho de uva
Após seguir todas as técnicas de como plantar o pé de uva é chegado o momento especial: a colheita!

Nesse caso, é hora de separar um momento de clima fresco, como pela manhã, logo cedo. Além disso, a colheita manual é a melhor alternativa para manter a integridade dos frutos.

Como podar o pé de uva

A poda é uma prática de manejo fundamental para garantir uma boa safra de uva.

Assim, entre os seus benefícios, limita o número de gemas para regularizar e harmonizar a relação entre a capacidade produtiva  e o vigor de crescimento dos ramos que a videira pode apresentar durante o ciclo. 

Confira, no vídeo abaixo, como deve ser feita a poda da videira:

Fonte: Vila Nina TV.

Portanto, essas são as melhores dicas para você plantar um pé de uva no quintal. Seja na sua casa ou mesmo chácara, saiba que é uma ótima prática, já que não tem preço colher frutos que você mesmo plantou.

Siga essas dicas e escolha o tipo de uva que mais esteja adequado à sua região. Depois de fazer tudo certinho, aproveite os frutos!

Veja também nosso texto sobre pomar em sítios e chácaras, com melhores opções de frutas para plantar.

Post Relacionado