Pneus agrícolas: confira os tipos e suas caraterísticas

Pneus agrícolas: confira os tipos e suas caraterísticas

Escolher os pneus agrícolas exige cuidados especiais. É que cada um dos tipos disponíveis podem ser específicos para determinado tipo de máquina e aplicação.

Assim, na hora de comprar o seu, você precisa saber exatamente qual pneu agrícola é compatível com sua máquina e condizente com as condições do seu trabalho e as operações desenvolvidas.

Conheça, com este artigo, quais são os pneus disponíveis no mercado para veículos agrícolas e em quais situações eles se aplicam.

Pneus agrícolas diagonais

Esse é um tipo de pneu tradicional e que apresenta lonas sobrepostas em sua carcaça. Essas lonas são cobertas por fibras têxteis, que se atravessam, proporcionando um aspecto diagonal.

Então, pelo fato de as lonas não sofrerem fricção entre si, os riscos de um aumento de temperatura no interior do pneu são bem menores, o que acaba se tornado uma ótima vantagem no seu uso.

Também pelo motivo de não ocorrer fricção entre as lonas e pela rigidez que elas apresentam, a durabilidade do pneu é alta, assim como sua resistência.

Pneus diagonais geralmente trazem o nylon como matéria-prima e entre suas características mais favoráveis estão:

  • boa resistência a impactos;
  • ótima elasticidade;
  • vida útil prolongada.

Acima de tudo, dentro dos aspectos positivos, vale destacar a economia de combustível que os pneus agrícolas diagonais proporcionam, além de uma direção firme e aderente.

Pneus agrícolas radiais

Como o próprio nome sugere, o pneu radial tem suas lonas distribuídas de talão a talão, seguindo a direção do raio da circunferência.

Por serem normalmente produzidos com lonas de poliéster, esses pneus são menos resistentes aos impactos do que os diagonais.

Mas, em contrapartida, possuem uma estabilidade dimensional elevada, possibilitando uma menor deformação da carcaça.

Pneus agrícolas radiais apresentam também cintas que permitem que a área de rodagem permaneça mais rígida e isso proporciona maior estabilidade às barras, quando entram em contato com o solo.

Trator com pneus agrícolas radiais
Com suas cintas, os pneus agrícolas radiais têm maior tração e excelente desempenho.

Com relação ao contato, no caso dos pneus radiais, são mais flexíveis que os diagonais. A vantagem é que esse fator, aliado às características das cintas, resulta em maior tração e excelente desempenho.

Do mesmo modo que acontece com os pneus diagonais, os radiais, por não haver fricção entre as lonas, não permitem aumento interno da temperatura.

Dessa forma, também confere a eles estabilidade, aderência na direção e durabilidade, além de menor consumo de combustível.

No vídeo abaixo, confira as diferenças entre pneus agrícolas diagonais e radiais:

Fonte: Firestone Brasil.

Pneu agrícola de elevada flutuação

Esse tipo de pneu tem como principal característica a tração contra compactação do solo. Isso é muito importante, porque evita a interferência no desenvolvimento das raízes saudáveis.

Pneus agrícolas de flutuação
Os pneus de elevada flutuação tem como principal característica não provocar compactação do solo.

Para as velocidades superiores, os pneus de alta flutuação precisam ter um elevado índice de carga e baixa rumorosidade.

É essencial, ainda, que a sua banda de rodagem consiga eliminar a terra acumulada nos sulcos do pneu, em trabalhos realizados no solo agrícola. Assegura, assim, uma maior tratividade.

Pneus agrícolas de implemento

Pneus de implemento trazem a vantagem de poderem ser usados em todos os tipos de rebocadores de implemento, entre eles:

  • vagões
  • tratores de plantio
  • semeadores
  • enfardadeiras

Esse tipo de pneu requer bandas de rodagem formadas por raias longitudinais.

Trator puxando um implemento agrícola
Os pneus de implemento podem ser usados em todos os tipos de rebocadores.

Dessa forma haverá baixa resistência ao rolamento, além de uma área de contato mais abrangente e boa flotação, o que resulta em segurança e facilidades durante os trabalhos.

Pneu florestal

Com utilização em tratores florestais e processos agrícolas, esse tipo de pneu tem como matéria-prima a borracha. Esse produto deve ser suficientemente resistente a cortes, fendas e rupturas causados por objetos presentes no solo.

Entre as vantagens do pneu florestal estão a durabilidade e excelente desempenho. No entanto, é importante frisar que seu uso não é indicado para o asfalto.

Portanto, esses pneus são indicados para abertura de trilhas e são resistentes a obstáculos ocasionados por erosões, inclinações, desníveis e decidas e subidas de diversos graus.

Trator de pneus transportando tora de madeira
Produzidos com a borracha como matéria prima, os pneus florestais são bastante resistentes devido a operação em que são utilizados.

Entre suas principais características estão: o ótimo desempenho em campo (no que diz respeito à tração), resistência, flutuação, estabilidade e dirigibilidade.

Outro fator a se destacar é que esse pneu é altamente resistente a perfurações e tem elevada durabilidade, sobretudo controle diante das mais variadas condições climáticas e ótimo desempenho com relação à frenagem.

Para esse pneu, é indicado o uso de sulcos mais profundos, já que há um contato direto com a lama. É, dessa forma, que será possível a retirada da lama de uma maneira facilitada durante o trajeto.

No caso de a lama não ser removida, pode haver prejuízos quanto à tração. Para terrenos mais propícios ao atolamento, recomenda-se também o uso de pneus mais altos e estreitos.

Pneus industriais

Para uso em empilhadeiras, carrinho industrial, equipamentos portuários, entre outros, esse é o tipo certo de pneu.

Seu desempenho é alto, assim como a estabilidade direcional, podendo ser utilizado em operações tanto curtas, como extensas.

Empilhadeira em operação, mostrando como detalhe os pneus
Nos pneus industriais, usados em empilhadeiras, por exemplo, uma das preocupações é com a calibragem para terem um melhor desempenho.

A calibragem desse tipo de pneu precisa ser muito bem definida, pois pode haver necessidade de diferentes pressões, dependendo do tipo de trabalho.

Os pneus industriais precisam de manutenção periódica. No caso da pressão, é ideal a checagem uma vez por semana.

Para que os pneus se mantenham conservados, é indicado calibrá-los enquanto ainda estiverem frios. Portanto, pode ser de manhã ou após um período de pelo menos duas horas de máquina parada.

Uso adequado dos pneus

Sabendo da existência dos diversos tipos de pneus agrícolas, você pode constatar que é muito importante saber qual é o pneu indicado para cada máquina e de acordo com os trabalhos a serem realizados.

O uso adequado dos pneus é essencial para assegurar uma boa produtividade pois otimiza o trabalho e garante a segurança de todos os envolvidos nas operações agrícolas.

Na dúvida sobre como escolher, leia as orientações do fabricante antes de se decidir.

No MF Rural você encontra as melhores opções de pneus agrícolas.

Post Relacionado