Todo o esforço e capital investidos na pecuária dependem do momento da negociação de venda para ter a rentabilidade justa e até mesmo superada. Contudo, para que essa etapa dos negócios seja positiva, o produtor não pode cair em erros, além de ter uma excelente visão de mercado.
A pesquisa sobre o gado, sobretudo, quanto a sua saúde, também é essencial para alcançar bons números.
Quais são os melhores leilões e feiras? Como negociar direto com frigoríficos? Estas duas perguntas dão o direcionamento para começar a melhor se estruturar para vender.
Conheça 6 dicas de como melhor negociar o seu gado, mas em todo caso, conte com o MF Rural para te ajudar a chegar até ao comprador.
Crie um relacionamento positivo com os compradores
Tudo começa com relacionamento, essa é a chave para conseguir bons compradores e chegar a valores de venda satisfatórios.
O tamanho do rebanho e o tamanho do frigorifico não importam, o momento de negociação é sempre pessoal, acontece em uma conversa positiva. Ter um relacionamento estreito, em que um lado escute as considerações do outro, faz tudo dar certo.
A dica não tem a ver com “ser amigo”, mas sim, ter um relacionamento baseado em empatia e pautado pela visão de mercado. O produtor precisa entender como os compradores se movimentam, o mesmo ao contrário. Quando todas essas questões ficam claras durante a negociação, o resultado sempre é satisfatório ao final.
O bom relacionamento não deve ficar somente restrito ao momento da negociação, mas sim, abraçar todos os funcionários que fazem parte desse processo. Isso, porque a qualidade do gado negociado depende de todos esses trâmites, ele não pode chegar com lesões ou outros tipos de problemas.
Se assim for, as próximas ações de vendas podem encontrar preços ainda melhores. O produtor tem que estar de olho.
Invista na negociação, barganhe os preços e vantagens
Mesmo que exista um parâmetro de preço a ser seguido para as vendas do gado, de acordo com o seu tipo, tempo, finalidade e diversos outros fatores, a negociação não pode ser negligenciada. Invista em ser brigador na hora de fechar o valor de venda, crie compensações e exija algumas vantagens.
Essa característica é muito valorizada, porque essa briga faz parte da linguagem do mercado da agropecuária, a barganha e o pedir.
Contudo, para que aconteça de forma eficiente e positiva para quem está negociando o gado, conhecer o cenário de vendas é indispensável. Estar hábil acompanhando todos os dias, entendendo o comprador e o que vem de futuro, garante bons negócios.
Seja confiável e transparente durante toda a negociação
O dicionário aponta credibilidade como sendo o atributo ou qualidade daquele que é crível, confiável. Portanto, durante a negociação se faz indispensável que o comprador confie em quem está vendendo o gado.
Podem ser aplicadas estratégias de venda, mas nunca mentiras, uma vez que ela é extremamente prejudicial quando é descoberta. E sempre é descoberta.
Agir com transparência faz com que o elo de credibilidade seja transparente, pautando toda a negociação. Não se pode vender cabeças de gado, dizendo que elas são uma coisa, quando, na verdade, não são.
Reclamações posteriores podem acontecer, fechando as portas para negociações futuras, além de acarretar dificuldades de vendas para os outros compradores.
Produza um gado de qualidade, que leve ao reconhecimento no mercado
Não podemos deixar de falar no produto, que é o principal na hora da negociação, o gado. O valor final está estritamente relacionado com a raça de animal que está sendo posto para a venda.
Não se trata somente uma questão se é um nelore ou um se é angus, mas sim, da criação e das condições de seu desenvolvimento.
O preço de venda está muito baseado no processo de engorda, por exemplo. O tipo de alimentação que ele teve, bem como o manejo influencia a negociação. Ter o peso ideal, desejado e procurado tem forte associação com o preço que é cobrado ao final.
A raça é um fator que vai além, alcançando mercados específicos, com demandas detalhadas. Quando mais rara a raça e elaborada a sua criação, mais caro ele será.
Aja com tempo para negociar os melhores preços
Estar atento ao tempo de abate também é outra condição primordial para se alcançar resultados positivos. O grande erro está em o produtor fazer o contato com o frigorífico muito em cima da hora. O correto está em começar os trâmites com antecedência, com 60 ou 90 dias antes. Isso, porque há uma folga de tempo para negociar melhor os preços, como o transporte.
A calma tem que ser uma vantagem bem utilizada pelo produtor, agir com margem para pensar na estratégias que levem a resultados excelentes, faz toda a diferença. Isso, porque a escassez de tempo acaba eliminando as chances de boas negociações.
Portanto, o poder de olhar para o mercado e a busca pelos clientes tem que estar do lado do produtor. Quando não há alternativas, não há boas vendas.
Simule o preço de venda, tenha os olhos no mercado
Em termos mais comerciais e econômicos é preciso sempre trabalhar com uma boa estimativa de vendas. Para que isso aconteça, deve ser feita, anteriormente, uma simulação dessa margem. Logo, colocar na ponta do lápis os custos relacionados à criação e à manutenção do gado é mais do que preciso, uma obrigação.
Somente dessa forma se chega a um valor mais ajustado para a venda. Sem a simulação, acaba não se levando em conta esses fatores, fazendo com que se cobre um preço não realista para o mercado no momento.
Essa é uma questão que faz toda a diferença no resultado de negócios que sejam realmente lucrativos. Ter mais segurança nas transações e criar um hábito de venda sólida faz a comercialização do gado chegar a grandes patamares.
Em todo o momento conte com o suporte da MF Rural nos seus negócios. Acesse a nossa plataforma e conheça como podemos ajudá-lo a alcançar valores ainda mais altos na negociação do seu gado. Aqui, o produtor encontra confiança e qualidade.