Pecuária de precisão: um novo olhar para a produção animal

Pecuária de precisão: um novo olhar para a produção animal

Pecuária de precisão é um termo relativamente novo, se comparado com a agricultura de precisão, que já garantiu seu espaço, inclusive na cabeça do agricultor. Com sementes modificadas geneticamente, drones e tecnologias embarcadas, as lavouras já conquistaram um patamar técnico condizente com a nova revolução produtiva.

Seguindo essa linha de inovação e com o intuito de maximizar a produtividade, mantendo a alta competitividade no mercado interno brasileiro e também no mercado internacional, pecuaristas também estão aderindo cada vez mais à transformação digital em suas propriedades.

Portanto, caro amigo pecuarista, se adequar à essas transformações tecnológicas não é só uma questão de necessidade, mas uma questão de tempo, pois elas certamente chegarão à sua propriedade, caso ainda não tenha ocorrido.

Nesse sentido, o caminho do sucesso passa por entender o que essa transformação envolve e quais as vantagens e possíveis desvantagens de aplicá-la na sua propriedade. Não perca a oportunidade de acompanhar aqui, na íntegra, como a tecnologia pode revolucionar o seu negócio. Confira!

O que é pecuária de precisão?

Mas, de forma mais precisa, o que é pecuária de precisão?

Como um divisor de águas, a pecuária de precisão usa novas tecnologias, plataformas e equipamentos, dentro de uma estratégia específica, com o objetivo de melhorar a produtividade e reduzir custos.

É reconhecido o fato do gado brasileiro ter preferência e acesso ao mundo todo, com números de exportação que chegam à casa de R$ 49,3 bilhões, segundo dados publicados pelo Portal DBO. Porém, essa é uma corrida que não tem fim e, definitivamente, esse é um dado bastante positivo.

Nesse contexto, a criação de animais, especialmente gado, que representa uma enorme fatia do agronegócio, tem sofrido uma série de transformações a fim de manter a alta competitividade no mercado interno e externo. Sendo assim, o futuro da pecuária já é uma realidade em algumas linhas produtivas, especialmente na pecuária de precisão em confinamentos e cadeias de alta produção de leite.

Vacas sendo alimentadas no cocho em uma propriedade que pratica a pecuária de precisão
O uso de inteligência artificial pode contribuir muito com a redução de custos, trazendo acréscimos intensos no ganho de peso dos animais.

A introdução de novas tecnologias contínuas é fator que vai refletir como diferencial, possibilitando alcance de novos valores e mercados, talvez mais exigentes. Além disso, agregar tecnologia de precisão à sua produção vai contribuir muito com outros fatores, como:

  • Informações precisas que influenciam a tomada de decisões;
  • Maior produtividade com redução de custos;
  • Contribuição para sucessão do seu negócio, uma vez que há controle exato dos dados;
  • Maior legitimidade para acesso a mercados exigentes;
  • Rastreabilidade dos produtos comercializáveis, entre outros fatores.

Por que o nome pecuária de precisão?

O uso de tecnologias e a aplicação do digital, a chamada Agricultura 4.0, é a nova revolução no campo, o que é um movimento sem volta. Com o crescimento populacional mundial, a demanda por alimentos só cresce, e cabe ao produtor rural investir em conhecimento e tecnificação para garantir a alimentação de todos.

A pecuária de precisão tem um papel fundamental nisso, permitindo que se produza ainda mais em espaços cada vez menores, e com mais eficiência.

Entender que a pecuária de precisão pode trazer resultados muito positivos vai trazer o impulso que falta para se lançar na atividade com uma mentalidade mais receptiva. Nesse sentido, é primordial ter consciência e conhecimento sobre o que envolve manejar rebanhos de forma automatizada.

A otimização da produtividade de uma propriedade está relacionada com a correta análise e interpretação dos dados gerados dentro da fazenda, não apenas com a geração e coleta dessas informações.

É muito importante entender que cada propriedade tem suas particularidades, seja com relação ao clima, rebanho, pastagem ou outras variáveis. Portanto, para a adequação e prática desse sistema inovador e sustentável em sua propriedade, é fundamental realizar um diagnóstico prévio com um técnico especialista.

Pessoa segurando um tablet com informações do rebanho e gado se alimentando ao fundo
O objetivo principal de todas as tecnologias é a maximização da produtividade do rebanho e a minimização de erros ou de um manejo ineficiente.

A tecnologia funciona como um potencializador dos dados gerados na propriedade, permitindo ao pecuarista entender quais são as melhores estratégias produtivas para seu rebanho.

Zootecnia de precisão

Falar sobre pecuária de precisão sem citar a zootecnia de precisão é quase impossível, devido a aplicabilidade das atividades de precisão. Precisamente, zootecnia de precisão se relaciona com o suporte e fomento das criações de animais de produção, a fim de identificar os principais gargalos e agregar valor, reduzindo as perdas financeiras. Todas essas ferramentas precisam ser passíveis de uso por qualquer pecuarista, desde os pequenos até os maiores.

A pecuária de precisão colabora diretamente com o conforto, qualidade de vida e bem-estar dos animais, reafirmando que animais de produção são sencientes e responsivos. Dessa forma, as análises técnicas contínuas que determinam ganho de peso, conformação, índices produtivos e reprodutivos ocorrem de maneira não invasiva, sem qualquer impacto de estresse nos indivíduos.

Com o aumento das possibilidades de interação, é cada vez maior o impacto de técnicas e tecnologias que colaborem com a rotina produtiva na cadeia animal, o que permite cada vez mais a participação de profissionais técnicos responsáveis com capacidade de filtrar e aplicar ferramentas que se multiplicam a passos largos.

Para melhor entendimento, o esquema abaixo ilustra bem tudo que envolve a pecuária de precisão na prática para o criador de animais:

Esquema demonstrando as etapas da pecuária de precisão
Considere que esse esquema é um processo contínuo que deve ser constantemente incrementado, resultando sempre nessa ordem de fatores.

Leia também: Tendências tecnológicas para o agronegócio.

A tecnologia e o seu papel no campo

A complexidade de gestão das informações geradas é alta, o que prejudica a tomada de decisões por parte do produtor, que muitas vezes está condicionado a basear o seu gerenciamento em “achismos”, ou na lembrança de situações que já ocorreram anteriormente.

Por outro lado, a precisão de dados assegura a melhor leitura e análise das informações, potencializando o entendimento e, muitas vezes, elucidando gargalos de sua produção que podem passar despercebidos.

É por meio da aplicação da tecnologia para o processamento dos dados que é possível ter um retrato fiel de tudo o que está acontecendo na propriedade em tempo real, facilitando as tomadas de decisões.

Suporte que atende o produtor rural

As soluções benéficas que as novas ferramentas trazem, ao contrário do que que muitos podem pensar, não se destinam apenas a um grupo determinado ou a uma classe de produtores. É preciso entender que o investimento nessas tecnologias trará benefícios e muito mais recursos do que os valores gastos em um primeiro momento na aquisição dessas ferramentas.

Já é uma realidade nas cadeias produtivas a coleta e análise de dados, seja em confinamentos de gado, aves ou suínos. Existe uma enorme relação de informações coletadas para garantir a viabilidade de manejos, por exemplo:

  • identificação;
  • potencial genético;
  • análise do ambiente;
  • indicadores de sanidade;
  • ganho de peso;
  • valores de compra e venda;
  • logística.

Como dito anteriormente, a análise e o processamento adequados dessas informações é que vão direcionar os próximos passos. Técnicos qualificados são necessários, mas, nesse mesmo sentido, a inteligência artificial está em um nível de utilização que permite estimar os próximos passos, o que capacita a tomada de decisões com o embasamento necessário.

Homem segurando celular com informações sobre a cadeia produtiva, gado ao fundo
A facilidade que a pecuária de precisão proporciona garante menor dificuldade em dar os próximos passos e, ao mesmo tempo, há maior respeito aos animais.

Pecuária de precisão nível 4.0

Nesse contexto, é fundamental detalhar como a questão da cadeia produtiva correlaciona-se totalmente com o cenário produtivo e econômico. Tendo esse ponto em vista, saiba que a atitude tecnológica já está invariavelmente interligada à produção em cadeia.

A Produção Animal 4.0 é um processo ascendente, que está diretamente relacionado com o momento tecnológico que estamos vivendo. Atualmente, as tecnologias são utilizadas no intuito de obter melhores resultados com o mínimo de investimento, seja na questão de ordenha, onde já existem ordenhas 100% automatizadas, que acontecem a partir do momento que a vaca acessa o cocho, ou em confinamentos, que têm controle total do ganho de peso e da nutrição adequada dos animais.

Como já bem destacado, a pecuária de precisão pode ser aplicada a qualquer tipo de produção, independente dos animais e do porte, sendo que existe uma série de vantagens de sua utilização. É importante conhecer os benefícios e pontos de atenção de aderir por completo a produção animal nesse nível tecnificado.

Em suma, podemos concluir que as dores do pecuarista são vistas pela ciência, que tem caminhado lado a lado com a tecnologia, a fim de subsidiar não só essa cadeia produtiva, mas também um nível de consumidores cada vez mais conscientes e exigentes da necessidade de sistemas sustentáveis.

E então, gostou de saber um pouco mais sobre a pecuária de precisão? Aproveite e acesse também o nosso artigo sobre boas práticas na reprodução do gado. Boa leitura!

Post Relacionado