Curva de nível: o que é e como fazer?

Curva de nível: o que é e como fazer?

Curva de nível é uma das técnicas mais utilizadas para combater a erosão e ao mesmo tempo garantir um solo produtivo para as atividades agrícolas.

A aplicação desse método consiste na criação de sulcos nas áreas em declives, chamadas de terraços. O seu objetivo principal é criar um sistema capaz de reduzir a velocidade de escoamento da água da chuva.

Dessa forma, consegue diminuir os efeitos da erosão no solo, causado pelo escoamento da chuva, o que é uma das principais causas da degradação dos solos férteis no país.

Esse sistema ajuda a reter elementos solúveis do solo e permite o aumento da produção. Pensando em diminuir os efeitos da erosão foi elaborada a técnica de curva de nível.

Portanto, neste artigo, iremos apresentar todas as informações necessárias para você, agricultor, implantar o sistema de curva de nível em sua propriedade. Boa leitura!

Problemas no solo

Antes de tratar diretamente da curva de nível, é preciso lembrar o principal problema que essa técnica combate: a erosão. Ela ocorre principalmente com a ação errada do homem no meio ambiente.

Solo agrícola com erosão
A curva de nível é usada para combater um dos principais problemas da agricultura: a erosão do solo.

Impermeabilização do solo, desmatamentos, queimadas, urbanização, drenagem de estradas e plantio, são alguns dos fatores responsáveis por esse processo.

Afinal, preservar o solo, com boas técnicas que evitam a erosão, é a solução para evitar problemas como deslizamentos, assoreamento dos rios, perda de espécies da fauna e da flora, redução da biodiversidade e da área de plantio, dentre outros.

Em contrapartida, técnicas agrícolas menos agressivas, como o plantio direto e em curvas de nível, conservam a cobertura vegetal do solo.

De acordo com o pesquisador da Empraba, Lauro Nogueira, a intensificação do uso de máquinas pesadas, como a grade aradora (gradão ou grade holme) e uso indiscriminado de insumos agrícolas (herbicidas e inseticidas) têm levado a graves problemas no solo.

Ele relata os mais comuns: perda da camada superficial do solo pela erosão, redução da capacidade produtiva e da capacidade de retenção de água do solo, assoreamento e contaminação de mananciais bem como degradação ambiental (solo, flora e fauna).

Curva de nível

Dessa maneira, a técnica de curva de nível, também conhecida como terraceamento, é uma das técnicas utilizadas para fazer a conservação do solo das lavouras.

Nela, as áreas de declive são cortadas transversalmente por máquinas, como tratores de esteira e pás carregadeiras, criando áreas planas conhecidas como terraços.

Pá carregadeira fazendo curva de nível
A curva de nível pode ser aberta usando equipamentos como pás carregadeira, criando área conhecidas como terraços.

Quando a chuva cai e começa a escorrer pelos declives, a água acaba ficando retida nesses platôs. Dessa forma, a velocidade de escoamento é reduzida, diminuindo o efeito da erosão nas áreas nas quais as técnicas foram aplicadas.

Além disso, o terraço criado a partir da curva de nível, cria as condições necessárias para o acumulo de água, o que dá mais tempo para que o solo consiga absorver uma maior quantidade desse líquido.

Sendo assim, o terraceamento também é uma técnica importante para a manutenção do lençol freático do local.

Com a finalidade de garantir uma maior eficiência dessa categoria de técnica agrícola, a curva de nível deve ser utilizada com outras formas de manejo do solo, como adubação, calagem, rotação de cultura e a cobertura do solo com palhada.

Características da curva de nível

O sistema de curva de nível não segue um padrão que pode ser aplicado igualmente em todas as propriedades.

Para a elaboração e execução dessa técnica, é preciso considerar informações como as características da chuva naquela região (quantidade de vezes que chove por ano), quanto tempo (em média) chove bem como qual a capacidade do solo de absorver água que está caindo.

Água acumulada pelas chuvas
A curva de nível evita situações como solos encharcados, com enxurradas, prejudicando a produção agrícola.

Também é preciso ter em mente questões, como o tipo de produto que estava sendo cultivado naquela área, a forma de plantio que vai ser realizado (intensivo, mínimo ou direto) assim como as práticas de manejo aplicadas pelo proprietário.

O terraço é formado de duas partes: o canal coletor, área de onde à terra é retirada para a construção do terraço e o camalhão (área plana), construído a partir do solo retirado do canal coletor.

Tipos de curva de nível

A curva de nível pode ser classificada de diferentes formas, de acordo com a função principal exercida. Sendo assim, se pensarmos nos objetivos da curva de nível, ela pode ser:

1- Nível, retenção ou infiltração

Esse tipo de curva de nível é construído transversalmente ao declive e acompanhando as características topográficas do declive. Seu diferencial está nas bordas da curva que são fechadas.

Sua função é captar a água da chuva e represá-la para que seja posteriormente absorvida pelo solo.

Esse tipo de curva de nível é bastante utilizado em solos com altos índices de permeabilidade, em regiões com uma precipitação baixa e em áreas cujo declive não passa de 12%.

2- Desnível

Essa curva de nível é construída de forma que seu terraço apresente um suave declive, que pode ser constante ou variável dependendo do relevo. Além disso, possui uma ou ambas as bordas abertas.

Curva de nível em área de plantio
Com a construção de uma curva de nível, a água da chuva fica retida por um certo tempo, evitando o escoamento para áreas de plantio.

Sendo assim, seu objetivo não é represar a água da chuva, para facilitar sua infiltração no solo, mas direcionar a enxurrada para suas bordas.

Das bordas da curva de nível a água pode ser encaminhada para um sistema de escoamento, geralmente, uma grota coberta de vegetação ou um canal de escoadouro. Dessa forma, evita-se que a água cause erosão e danifique o solo.

Processos de construção de uma curva de nível

As curvas de nível podem ser construídas a partir de duas técnicas. São elas:

1- Nichol’s

Nesse modelo a terra é movimentada de cima para baixo através de uma pequena faixa do terreno. Por isso, é indicada para áreas cujos declives não passam dos 18%.

O corte transversal apresenta um formato triangular e pode ser realizado com o auxílio de um arado reversível e uma pá carregadeira.

O terraço oriundo desse corte não apresenta as condições necessárias para ser aproveitado para o cultivo.

2- Mangum ou camalhão

Aliás, na utilização dessa técnica de construção de curvas de nível, a terra é movimentada tanto de cima para baixo, quanto de baixo para cima. Dessa forma, é ideal para terrenos com declives inferiores a 12%.

Pode ser feito com um arado reversível ou fixo, com o auxílio de uma lâmina mediana.

O resultado é um canal mais largo, raso e com maior capacidade de armazenamento que o modelo anterior, sendo que os cortes apresentam o formato de uma parabólica.

Como fazer uma curva de nível

Para fazer uma curva de nível da forma correta é preciso calcular a distância exata entre os terraços, tanto verticalmente, quanto horizontalmente.

Essas medidas vão indicar quais áreas do relevo devem ser cortadas para que a curva de nível consiga realizar sua função.

O espaçamento vertical entre as curvas pode ser calculado através de diversas fórmulas diferentes. Uma das mais usadas é a elaborada por Bertoni:

  • EV: espaçamento vertical entre os terraços, medido em metros.
  • D: nível de declive do terreno, em porcentagem.
  • Índice de erosão: Ele varia de acordo com os tipos de solo e é tabelado para facilitar os cálculos.
  • U: fator referente ao uso do solo e também é tabelado.
  • M: fator ligado ao preparo do solo e manejo dos restos culturais de acordo com tabela específica.
Topógrafo trabalhando em campo para criar curva de nível
Com o apoio de um profissional na área de topografia, o agricultor tem condições de construir uma curva de nível ideal para a sua propriedade.

Com o resultado do espaçamento vertical entre as curvas de nível, é possível calcular o espaçamento horizontal entre os cortes. Para isso, basta utilizar a seguinte fórmula matemática.

Em que:

  • EV: espaçamento vertical em metros.
  • EH: espaçamento horizontal em metros.
  • D: porcentagem de declive.

Para ajudar com os cálculos o ideal é contratar os serviços de uma empresa de topografia, acesse o MF Rural e encontre uma perto de você!

Com o propósito de orientar os produtores rurais, a Embrapa Tabuleiros Costeiros, unidade de Aracaju, lançou uma animação gráfica que mostra passo a passo como realizar uma curva em nível de forma correta.

Produzida de forma didática pelo Núcleo de Comunicação Organizacional da Embrapa, a animação gráfica mostra os cinco passos necessários para o próprio produtor rural. Veja:

Fonte: Embrapa.

Confira 5 passos para construir a curva de nível

Com o projeto ConservaSolo, de responsabilidade do pesquisador Lauro Nogueira, é possível estimular boas práticas agrícolas por meio da conservação do solo. Confira 5 técnicas:

1 – Saiba se o solo é arenoso ou argiloso

Com o fim de dar início ao terraceamento, é preciso pegar cinco amostras do solo na camada de 0 a 20 centímetros. Elas devem ser colocadas em um balde e misturadas.

Em seguida, separe um punhado de terra e molhe com água, sem encharcar. Misture e amasse a terra, formando um cordão com aproximadamente um centímetro de espessura.

Em seguida, curve o cordão até formar uma ferradura. Segundo a Embrapa, se o cordão quebrar, o solo da sua propriedade é arenoso. Se não quebrar, o solo é argiloso.

2 – Aprenda a calcular a declividade

Para começar, coloque um pique de madeira na parte mais alta do terreno. Depois de 30 metros, finque o segundo piquete. Em seguida, pegue a mangueira e encha com água.

Coloque uma ponta da mangueira no piquete de cima e a outra no de baixo. Depois, medir a distância entre as extremidades da água na mangueira e a superfície do solo nos dois piquetes.

Calculando a declividade: subtraia o valor encontrado no piquete abaixo pelo valor encontrado no de cima. Pegue o valor da subtração e multiplique por 100 e depois divida por 30, que é a distância entre os dois piquetes. O resultado encontrado será a declividade do terreno.

3 – Distância entre os terraços

Em seguida, coloque um piquete a cada distância indicada. Por exemplo, se a declividade for de 4%, o espaçamento entre cada piquete de madeira será de 21,10 metros em solo arenoso e 14,10 metros em argiloso.

4 – Coloque os piquetes a cada 30 metros

Pegue a mangueira já com água e os piquetes. Em seguida, coloque a ponta da mangueira no primeiro piquete, que já está colocado no terreno, e procure o mesmo nível da mangueira para fincar outro piquete a 30 metros. Repita o procedimento até o fim do terreno.

Segundo a Embrapa, como foram fincados piquetes a cada 30 metros, o ideal é suavizar a curva, colocando piquetes a cada 15 metros sem que seja necessário o uso da mangueira.

5 – Construir o terraço com trator e arado

Primeiramente, regule o arado de forma que o terceiro disco corte mais profundamente o solo, pelo menos 30 centímetros.

Já o primeiro disco deve cortar mais superficialmente, pelo menos 10 centímetros. Depois da regulagem, o arado deve ficar inclinado.

Na sequência, comece a arar o terreno jogando a terra da parte de cima para a parte de baixo até o final da curva em nível. Volte cortando a terra, jogando-a de baixo para cima.

Assim, o ideal é repetir o processo até a base do terraço ficar com 1,5 metro a 2 metros de largura e a altura alcançar mais de 70 centímetros.

Segundo as instruções da Embrapa, serão necessárias de 6 a 10 passadas de arado. Quando o procedimento for realizado em todos as curvas, o terraço estará pronto.

No vídeo abaixo, veja como deve ser feita a marcação de uma curva de nível:

Fonte: Rio Grande Rural.

Portanto, a curva de nível é uma técnica importante para ajudar o produtor rural a garantir o sucesso de sua lavoura.

Aliás, se a sua preocupação é com os solos encharcados, acesse nosso post que mostra a importância da drenagem do solo na agricultura. Confira!

Post Relacionado