Sacos para silagem: quais as vantagens desse tipo de armazenamento

Sacos para silagem: quais as vantagens desse tipo de armazenamento

A nutrição animal é um dos grandes desafios enfrentados pelos criadores, que buscam conciliar os custos com a efetividade da produção. No Brasil, embora a grande maioria do gado seja criado a pasto, em períodos de estiagem é preciso contar com alternativas que auxiliem na manutenção do peso do rebanho.

Nesse contexto, a silagem é uma importante aliada do produtor, garantindo uma dieta adequada aos animais em épocas em que a pastagem é mais escassa. No entanto, ainda surgem dúvidas sobre a melhor maneira de realizar a sua armazenagem, de forma a minimizar as perdas sem tornar os gastos excessivos.

Assim, os sacos para silagem surgiram como uma alternativa para o armazenamento e, apesar de simples, é uma ótima opção aos pequenos e médios produtores rurais, já que apresenta custo reduzido em relação aos métodos tradicionais.

Neste artigo, abordaremos a importância da silagem na alimentação animal, quais os tipos de armazenagem, as vantagens do ensacamento e como escolher o melhor saco para silagem. Confira!

Silagem na alimentação animal

Segundo a Embrapa, cerca de 95% da produção de carne bovina brasileira é em regime de pastagens, constituindo uma área total de aproximadamente 167 milhões de hectares. No entanto, a produção pecuária encara dois períodos que influenciam diretamente na disponibilidade de forragem: o das águas e o da seca.

Durante o período das águas, a oferta de pastagens é abundante o suficiente para garantir a alimentação do gado. Já nas secas, ocorre a redução da disponibilidade de pastagens, sendo necessário encontrar alternativas que auxiliem no ganho de peso dos animais ou ao menos na sua manutenção.

Nesse sentido, a silagem é uma excelente opção de suplementação alimentar do rebanho, conferindo energia e volumoso de qualidade aos animais. Trata-se do modo de armazenamento da forragem, utilizando-se uma técnica específica de fermentação, realizada por meio da restrição de oxigênio, gerando perdas mínimas de nutrientes e garantindo a alimentação do rebanho por um longo período de tempo.

Vacas malhadas de marrom e branco alimentando-se em cocho com silagem
A silagem é uma ótima alternativa para a suplementação animal em épocas de secas, conferindo energia e volumoso de qualidade ao rebanho.

Desafios na comercialização de silagem

No passado, o comércio de silagem era algo incomum, uma vez que a sua produção se dá em larga escala e não haviam soluções de armazenamento que possibilitassem o seu transporte a longas distâncias.

Com o tempo, foram surgindo tecnologias que possibilitaram ao produtor armazenar esse volumoso e preservar a sua qualidade para os períodos de escassez, mas apenas algumas delas possibilitam a sua comercialização devido ao tamanho reduzido e à facilidade de transporte. É sobre isso que falaremos a seguir.

Leia também: Produção de silagem: quais as etapas e como é feita?

Soluções para armazenagem de silagem

Existem alguns tipos de silo que podem ser utilizados pelo produtor rural para o armazenamento da silagem. Cada um deles apresenta vantagens e desvantagens, sendo que a escolha de qual aderir depende de fatores como: disponibilidade de investimento, segurança, flexibilidade de uso, quantidade de perdas geradas e conveniência.

Vejamos os principais tipos de armazenagem:

  • Silo trincheira: é utilizado para armazenamento de elevadas quantidades de silagem e consiste em uma parte coberta pela trincheira – geralmente paredes de alvenaria – e outra em cobertura de lona. É recomendado para propriedades de médio a grande porte, apresentando custo inicial mais elevado. Depois de finalizado, o silo trincheira não permite estocagem acima da sua capacidade e gera grande exposição da silagem ao oxigênio atmosférico, ocasionando perdas;
  • Silo superfície: esse tipo de silo utiliza lona em toda a sua extensão e é indicado para o armazenamento de grandes quantidades de silagem. Apesar de apresentar custo mais baixo em relação ao anterior e manejo relativamente simples, gera ainda mais perdas com a exposição ao oxigênio. Além disso, a compactação da silagem é menor devido à ausência de paredes laterais;
  • Silo-fardo: popularmente chamado de “bola”, foi a primeira tecnologia criada que permitiu o transporte e comercialização de silagem. O silo pode ser preparado diretamente no campo, em unidades pequenas e independentes, utilizando filme plástico para a produção de bolas de 200 a 600 kg de silagem. Em contrapartida, esse tipo de armazenagem apresenta um manejo complexo e riscos de perda na estocagem, não sendo uma alternativa sustentável devido à massiva utilização de plástico;
  • Silos em sacos: a silagem ensacada é uma alternativa mais recente, que independe do tamanho da área cultivada e é mais acessível ao produtor. Esse tipo de armazenamento possibilita menores perdas, pois reduz o tempo de exposição ao oxigênio, eliminando efetivamente o período descoberto que ocorre nos nos sistemas tradicionais. Além disso, o produto final é armazenado já na “dosagem” correta para o fornecimento aos animais.

Silagem em sacos

O ensacamento de silagem, conforme mencionamos anteriormente, é uma alternativa mais recente, e tem sido adotada inclusive por grandes propriedades que produzem silagem da forma convencional – em silos trincheira ou superfície – e posteriormente a comercializa em sacos.

Sacos de silagem de cor branca empilhados em campo
O ensacamento da silagem é uma tecnologia de armazenamento que independe do tamanho da área cultivada, podendo ser adotada tanto pelo pequeno produtor quanto pelas grandes propriedades.

Vantagens

Entre as grandes vantagens desse tipo de armazenamento é justamente o seu tamanho reduzido, que facilita o transporte e o manejo do volumoso, tornando-se uma alternativa ideal para quem deseja investir na venda de silagem. Outras vantagens que podemos destacar são:

  • Flexibilidade para o armazenamento em diversos tamanhos e tipos variados de silagem;
  • Redução de perdas, já que possui baixíssima permeabilidade ao oxigênio, bem como à água;
  • Mantém a qualidade do alimento, preservando a sua palatabilidade, aparência e cheiro;
  • Resistente às variações climáticas, possibilitando a reserva de forragem em áreas mais problemáticas;
  • Baixo custo inicial de operação;
  • Permite o transporte para diferentes locais;
  • Possibilita a comercialização a outros produtores;
  • Alternativa sustentável, já que os sacos são reutilizáveis e recicláveis.

Além disso, o uso adequado do ensacamento diminui a quantidade de perdas em relação aos sistemas tradicionais que apresentam cerca de 5% a 7% de perdas geradas durante os períodos sem cobertura, que ocasionam a contração da silagem (desaparecimento da massa seca). Essa camada estragada permanece na superfície da estocagem e diminui em 22% a digestibilidade da silagem pelos animais.

Como escolher sacos para silagem?

Os sacos para silagem devem ser de plástico impermeável, tanto à luz quanto ao oxigênio, possibilitando o armazenamento da silagem a longo prazo. Existem sacos de vários diâmetros e comprimentos que atendem diferentes tipos de demanda. Por isso, deve-se ficar atendo às recomendações para que você faça o melhor negócio e não sacrifique a qualidade do alimento.

Sacos brancos de plástico com silagem empilhados vistos de forma mais aproximada
Os sacos utilizados para o armazenamento de silagem podem ser de vários tamanhos, devendo sempre observar a qualidade do material empregado para não ocasionar perdas do alimento.

Portanto, fique atento aos seguintes aspectos:

  • Tamanho e espessura: escolha sacos de tamanhos que permitam o armazenamento de uma boa quantidade de silagem, e com espessura a partir de 130 micras. Geralmente, encontram-se no mercado sacos com espessura entre 160 e 200 micras de material reciclado. No entanto, quando confeccionados em material virgem, os sacos de 130 micras já são capazes de atender muito bem a demanda dos usuários;
  • Material: verifique qual o material usado na confecção dos sacos, pois é fundamental que esteja dentro das normas de sustentabilidade;
  • Aspecto: analise o aspecto geral da embalagem, certificando-se de que não haja obstruções ou quaisquer danos que prejudiquem o armazenamento da silagem;
  • Durabilidade: examine o saco para verificar a sua durabilidade, esticando-o para certificar que ele aguenta a tensão. A durabilidade é essencial para que o seu investimento tenha retorno. Quanto maior a qualidade e a durabilidade do saco, mais vezes você conseguirá reutilizá-lo;
  • Coloração: quanto mais claro, melhor. A coloração escura denota maior quantidade de matéria-prima reciclada (de má qualidade) e de absorção de calor, enquanto a mais clara diz respeito à maior utilização de matéria-prima virgem (de boa qualidade) e maior capacidade de reflexão da luz do sol e do calor. O ideal é que os sacos sejam brancos;
  • Procedência: dê preferência a empresas especializadas para garantir a qualidade do armazenamento.

Confira também: Quais as forragens utilizadas na produção de silagem e suas principais características?

Como fazer o armazenamento de silagem em sacos?

O ensacamento da silagem pode ser feito manualmente ou com o auxílio de máquinas. Quando realizado manualmente, é importante contar com um latão que tenha uma boca de tamanho similar à do saco para facilitar o processo.

Antes de mais nada, pique a forragem em pedaços de cerca 2,5 cm. Forre o latão com o saco plástico e vá enchendo com silagem. Retire o saco e pise sobre ele para que conteúdo seja melhor compactado, certificando-se de que o ar seja retirado ao comprimir o composto.

Quando estiver cheio, feche o saco e sele com lacres de nylon. Armazene-os longe da luz solar direta e da chuva e, para garantir a compressão do material, se necessário, coloque pesos em cima das embalagens.

Geralmente, o processo de fermentação da forragem nos sacos é concluído em 30 dias, podendo, assim, ser fornecido aos animais. A durabilidade varia de 18 a 24 meses, possibilitando o fornecimento de volumoso ao rebanho durante todo o período seco do ano.

Em casos de demandas maiores, o ideal é recorrer às máquinas de silagem. Por meio delas, consegue-se ampliar consideravelmente a produção, que pode chegar a até 20 toneladas/dia ou, quando utilizadas máquinas de dupla saída, até 80 toneladas/dia.

Além disso, elas ajudam a reduzir as perdas, já que a compactação da silagem ocorre de maneira mais eficiente, conferindo maior qualidade ao produto final.

Encontre os melhores sacos para silagem na Sertaneja Máquinas

A Sertaneja Máquinas está no mercado desde 2016 e fornece soluções em tecnologia visando otimizar a mão de obra do pequeno e médio produtor e reduzir os seus custos de produção.

Dentre os destaques da empresa estão os sacos para silagem, que apresentam alta qualidade e resistência. Fabricados em polietileno de baixa densidade e de coloração branca, os sacos da Sertaneja estão entre os mais vendidos e referenciados do mercado.

O tamanho e a espessura dos sacos variam de acordo com a necessidade de cada cliente, possuindo capacidade de armazenamento de 25 a 35 kg.

Além disso, a Sertaneja também oferece as máquinas de silagem mais conceituadas do mercado. Feitas em aço inox em todo corpo, essas máquinas apresentam até 8 vezes mais durabilidade em relação às de aço carbono, sendo o carro chefe da empresa.

Três sacos para armazenamento de silagem em destaque. Ao fundo, paisagem campestre
A Sertaneja Máquinas oferece sacos para silagem de qualidade diferenciada, fabricados com material altamente resistente.

Portanto, o principal objetivo do armazenamento de silagem em sacos é atender às necessidades nutricionais dos animais em épocas de estiagem, conferindo segurança alimentar ao rebanho. Essa forma de armazenamento, apesar de recente, tem cada vez mais adeptos, tendo em vista os benefícios que proporciona: desde o baixo custo inicial e a redução do número de perdas até a facilidade de comercialização e transporte.

Gostou desse conteúdo? Aproveite e acesse também o nosso artigo sobre boas práticas na alimentação do gado. Boa leitura!

Post Relacionado