Semeadora pneumática ou mecânica? Veja qual opção escolher

Semeadora pneumática ou mecânica? Veja qual opção escolher

A semeadora é responsável não apenas pelo depósito da semente no solo mas também pelo corte da palhada, abertura do sulco, cobertura das sementes e podem inclusive realizar a distribuição de fertilizantes. Uma semeadora com a correta regulagem é essencial para o bom resultado final da sua lavoura.

Atualmente, existem no mercado dois principais tipos de semeadoras: as mecânicas e as pneumáticas.

Até pouco tempo, as semeadoras pneumáticas estavam disponíveis apenas para grandes produtores, que utilizavam semeadoras de maior porte. Porém, com a evolução do maquinário, esse sistema vem se tornando disponível em implementos agrícolas menores, ideais para pequenos e médios produtores.

Hoje, no Brasil, as semeadoras pneumáticas já ultrapassam a quantidade de semeadoras mecânicas, sendo as mais utilizadas nas propriedades rurais.

Neste artigo, você entenderá melhor a importância de se realizar uma boa semeadura, quais as diferenças entre as duas semeadoras e como determinar qual a melhor opção escolher para sua propriedade. Confira!

Importância de uma boa semeadura

Está claro para qualquer produtor rural que o processo de semeadura é fundamental para o sucesso da produção. Ele impacta, de modo geral, a taxa de germinação das sementes e o vigor que será apresentado pelas plantas ao longo do ciclo produtivo. Logo, essa operação é de suma importância.

Trator com semeadora realizando operação em campo
Realizar uma boa semeadura traz bons resultados na colheita.

É no planejamento da semeadura que são determinados o estande de plantas inicial, a distância entre linhas e plantas e a população total de plantas por área. Isso determinará qual será o grau de competição entre as plantas por nutrientes, água e luz. Quando essa operação é realizada da maneira correta, potencializa também a produção de biomassa.

A responsabilidade da semeadura ainda ultrapassa a questão do espaçamento ideal e a quantidade de sementes por área, visto que também existe a variável profundidade, o que também interfere na taxa de germinação.

Nesse contexto, a escolha de uma semeadora também deve acontecer em função do tipo de solo da propriedade e da cultura a ser cultivada.

Quais são as principais diferenças entre a semeadora pneumática e a mecânica?

As semeadoras mecânica e pneumática se diferenciam pela tecnologia e forma como distribuem as sementes no solo. Veja os detalhes sobre cada uma:

Semeadora mecânica

As semeadoras mecânicas foram as primeiras que surgiram no mercado e foram muito bem aceitas pelos produtores. Elas utilizam a gravidade para realizar a distribuição das sementes, que são dispostas em discos, e vão caindo ao longo do caminho traçado conforme a configuração inserida na máquina.

Nesse modelo, o disco fica posicionado na horizontal, abaixo das sementes e sobre um anel que tem a função de manter as sementes nos furos até o momento da queda pelo tubo condutor.

Semeadora mecânica em campo
As semeadoras mecânicas ainda são muito utilizadas pelos produtores rurais.

Leia também: Uso correto dos equipamentos de semeadura.

Semeadora pneumática

As semeadoras pneumáticas são mais recentes que as mecânicas e utilizam uma tecnologia mais moderna de distribuição de sementes, sendo que elas aplicam vácuo para a inserção de cada semente nos sulcos, por meio de pressão negativa.

Essas máquinas são indicadas para produtores que buscam maior praticidade na regulagem dos equipamentos e prezam por uma distribuição mais homogênea das sementes.

Semeadoras pneumáticas permitem uma melhor distribuição das sementes e são as mais apropriadas para quem busca aderir às práticas de agricultura de precisão.

Semeadora pneumática em campo
Semeadoras pneumáticas são mais precisas na distribuição de sementes.

Comparações entre as duas semeadoras

Confira a seguir uma comparação entre as duas semeadoras, considerando uma série de parâmetros, para que você possa verificar qual das duas tecnologias faz mais sentido para você e para a sua propriedade.

Custo

Vamos começar essa comparação falando de custo, afinal de contas, esse é um dos pontos principais a serem discutidos. As semeadoras mecânicas são, em geral, mais baratas que as pneumáticas, porque possuem uma composição mais simples.

Quando se trata de manutenção, as pneumáticas têm um custo maior, já que têm uma tecnologia diferente e demandam um maior cuidado. Portanto, em temos de custo a semeadora mecânica leva vantagem, sendo uma compra mais barata e com revisões de baixo custo.

Tecnologia

Em termos de tecnologia, as semeadoras pneumáticas são mais modernas que as mecânicas, pois apresentam um sistema de controle e distribuição de sementes evoluído, utilizando uma tecnologia diferenciada.

Contudo, isso não significa que as semeadoras mecânicas não tenham tecnologia ou que são ultrapassadas, elas apenas utilizam sistemas mais simples de distribuição de sementes e insumos.

Trator com semeadora em campo
A melhor escolha de semeadora para sua propriedade vai depender de diversos fatores.

Operação

Semeadoras mecânicas necessitam de ajustes manuais para realizar o trabalho. A depender da cultura, é necessário fazer toda a configuração da máquina, distância de discos, calibragem e outros pontos, sendo uma atividade que demanda tempo e cuidado.

Já as semeadoras pneumáticas são mais simples de ajustar, sendo que muitas delas possibilitam o ajuste digital, tendo um sistema de reconhecimento que verifica tamanho e tipo de semente, o que reduz, assim, o tempo de operação e facilita a configuração.

Energia

As semeadoras mecânicas são mais robustas e simples, dessa forma, elas necessitam de menos energia para a operação, sendo que pequenos tratores conseguem realizar a semeadura.

Já as semeadoras pneumáticas geralmente precisam de tratores de maior potência para a sua operação, o que leva a um maior gasto de energia, devido a turbina a vácuo presente nessas máquinas.

Qualidade

No quesito qualidade de semeadura, ambos os tipos de semeadoras, quando contam com uma boa regulagem e operadas da forma correta, têm um ótimo rendimento, sendo capazes de cumprir o trabalho com excelência.

No entanto, por conta do sistema de discos, a semeadora mecânica pode causar danos em algumas sementes que passam ao longo do processo de plantio.

Rendimento

Agora, falando em rendimento, as semeadoras pneumáticas têm uma grande vantagem, pois podem se deslocar mais rápido, em torno de 2 km/h a mais que as mecânicas.

Isso significa que, no mesmo tempo de trabalho, uma semeadora pneumática pode cobrir uma área maior que uma semeadora mecânica. O que pode fazer uma boa diferença em áreas grandes de plantio.

Assista no vídeo abaixo uma breve explicação sobre as diferenças entre semeadora pneumática e semeadora mecânica:

Fonte: PlantiMais.

Veja também: Semeadura de precisão: veja como realizá-la.

Como fazer a melhor escolha?

A melhor escolha de investimento em semeadora vai depender muito das necessidades da sua lavoura. Cada uma delas atende um tipo de necessidade e, ao conhecer bem os componentes de uma máquina e as suas regulagens, é possível conseguir um ótimo resultado com ambas.

É claro que, em termos de trabalho e simplicidade de configuração, podemos apontar a pneumática, porém, ao se tratar de custo e simplicidade de manutenção, a mecânica se destaca.

Nesse caso, o melhor a se fazer é avaliar quais são as suas principais demandas atuais antes de fazer sua escolha. Caso você busque otimizar o tempo, a semeadora pneumática será uma boa escolha. Mas se o objetivo for menor investimento no maquinário, a mecânica pode ser a melhor opção.

As semeadoras pneumáticas são mais indicadas para áreas maiores, maior demanda tecnológica e para produtores com capacidade e interesse em investimento. As mecânicas, podem ser mais indicadas para produtores com áreas menores de plantio.

Independente da escolha, é preciso saber que seja uma semeadora mecânica ou uma semeadora pneumática, em ambos os casos será sempre necessário fazer uma boa regulagem e manter as manutenções em dia para um bom resultado da semeadura.

E então, esse artigo foi útil para você? Aproveite e acesse nosso post sobre como funciona uma colhedora de grãos. Boa leitura!

Post Relacionado